Buscar

A avaliação cinesiológico-funcional do idoso é peculiar e apresenta a base para a construção do diagnóstico fisioterapêutico. Considerando o expost...

A avaliação cinesiológico-funcional do idoso é peculiar e apresenta a base para a construção do diagnóstico fisioterapêutico. Considerando o exposto, avalie as afirmativas a seguir.

I. O diagnóstico cinesiológico-funcional em gerontologia parte do mesmo princípio do diagnóstico fisioterapêutico de outras áreas, porém são considerados o conceito amplo de saúde do idoso e os declínios da senescência.

II. Entende-se por senescência o processo natural, fisiológico e esperado do envelhecimento, que ocorre em nível celular e promove consequências em todos os sistemas do corpo.

III. Na prática, é comum que o paciente chegue ao consultório ou à clínica de fisioterapia vindo de uma indicação de tratamento após diagnóstico clínico médico, que pouco difere do diagnóstico cinesiológico-funcional elaborado pelo fisioterapeuta.

IV. Para a elaboração do diagnóstico, o fisioterapeuta precisa compreender o contexto no qual o idoso está inserido, incluindo o impacto que a disfunção apresentada oferece nas atividades de autocuidado e na interação social.

V. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) sugere que o fisioterapeuta elabore o diagnóstico fisioterapêutico a partir de análises e estudos físico-funcionais dos pacientes idosos.

Quais afirmativas estão corretas?

Escolha uma opção:

a.

I, II, IV e V.

b.

I, II e IV.

c.

I, II, V.

d.

III, IV e V.

e.

II, III e V.