Logo Passei Direto
Buscar
Na resposta da criança, está evidenciada uma concepção de gramática denominada
a) gramática teórica.
b) gramática reflexiva.
c) gramática normativa.
d) gramática internalizada.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vou analisar cada alternativa: a) gramática teórica: Esta alternativa não está correta, pois a concepção de gramática evidenciada na resposta da criança não se enquadra especificamente como uma abordagem teórica da gramática. b) gramática reflexiva: Também não é a resposta correta, pois a concepção de gramática evidenciada na resposta da criança não está relacionada diretamente à ideia de reflexão sobre a língua. c) gramática normativa: Esta é a alternativa correta, pois a concepção de gramática evidenciada na resposta da criança parece estar mais alinhada com uma visão normativa da língua, focada em regras e padrões gramaticais estabelecidos. Portanto, a resposta correta é: c) gramática normativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Como lugar de apropriação sistemática do saber linguístico, a escola deve
a) favorecer a aprendizagem da língua escrita baseada apenas na língua falada pelo aluno, para estabelecer interações com o mundo que o cerca.
b) possibilitar a aprendizagem apenas da língua considerada culta e padrão, através de atividades que contribuam para que o aluno possa tornar-se um exímio escritor.
c) criar condições de aprendizagem que possibilitem ao aluno apropriar-se da língua em suas várias modalidades, tornando-se assim um poliglota dentro de sua própria língua.
d) permitir que o professor apenas aplique metodologias e trabalhe conteúdos programáticos sobre o saber linguístico de forma diversificada e intensiva.

São características da linguagem familiar:
a) comportamento linguístico mais refletido e linguagem dos meios de comunicação.
b) comportamento linguístico mais distenso e vocabulário da língua comum.
c) predomínio de linguagem oral, uso de clichês e formas deturpadas.
d) uso de construções típicas da língua oral e vocabulário restrito, com uso de gírias.

Leia o seguinte enunciado: Considerando a concepção de erro no ensino da língua, é correto afirmar que
a) para a escola, o enunciado não apresenta erros, mas inadequações de uso da língua em relação à escrita.
b) para a gramática descritiva, o enunciado apresenta tantos erros que não podem ser explicados do ponto de vista sociológico.
c) para a gramática normativa, o enunciado apresenta muitos erros, tanto no nível morfossintático quanto no nível léxico-semântico.
d) para os linguístas, o enunciado apresenta muitos erros que revelam as diferentes gramáticas da língua.

A função da escola no ensino-aprendizagem da língua deve
a) priorizar o ensino da gramática, partindo da gramática normativa.
b) ter como ponto de partida o conhecimento prévio do aluno sobre a língua.
c) ensinar a gramática normativa, sem considerar o que o aluno já sabe sobre a língua.
d) iniciar o ensino pela gramática descritiva, sem valorizar o conhecimento prévio do aluno.

Mais conteúdos dessa disciplina