Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
A avaliação quanto à agnosia visual e tátil proporciona insight a respeito da capacidade de interpretação cortical do paciente. Considerando o tipo de agnosia e a área cerebral afetada, assinale a opção correta.

a) Agnosia tátil - área parietoccipital
b) Agnosia auditiva - lobo parietal.
c) Agnosia visual - lobo occiptal.
d) Agnosia de partes do corpo e suas relações - lobo temporal.
e) Agnosia expressiva da fala - área frontal posterior.
User badge image
EnfermagemEmFoco

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao tipo de agnosia e a área cerebral afetada: a) Agnosia tátil - área parietoccipital: A agnosia tátil está relacionada à incapacidade de reconhecer objetos pelo toque, geralmente associada à área parietal, não parietoccipital. b) Agnosia auditiva - lobo parietal: A agnosia auditiva está relacionada à incapacidade de reconhecer sons e é geralmente associada ao lobo temporal, não ao lobo parietal. c) Agnosia visual - lobo occipital: A agnosia visual, que é a incapacidade de reconhecer objetos visuais, está associada ao lobo occipital, que é responsável pelo processamento visual. Esta alternativa está correta. d) Agnosia de partes do corpo e suas relações - lobo temporal: A agnosia de partes do corpo está mais relacionada a áreas do lobo parietal, não especificamente ao lobo temporal. e) Agnosia expressiva da fala - área frontal posterior: A agnosia expressiva da fala não é uma terminologia comum e não se relaciona diretamente com as áreas mencionadas. Portanto, a alternativa correta é: c) Agnosia visual - lobo occipital.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a relação entre os tipos de agnosia e as áreas cerebrais afetadas, podemos chegar à resposta correta: a) Agnosia tátil - área parietoccipital - A agnosia tátil está relacionada à incapacidade de reconhecer objetos através do tato, e a área cerebral associada a essa função é o lobo parietal. b) Agnosia auditiva - lobo parietal - A agnosia auditiva está relacionada à incapacidade de reconhecer sons, e a área cerebral associada a essa função é o lobo temporal. c) Agnosia visual - lobo occipital - A agnosia visual está relacionada à incapacidade de reconhecer objetos visualmente, e a área cerebral associada a essa função é o lobo occipital. d) Agnosia de partes do corpo e suas relações - lobo temporal - A agnosia de partes do corpo e suas relações está relacionada à incapacidade de reconhecer partes do corpo e suas relações, e a área cerebral associada a essa função é o lobo parietal. e) Agnosia expressiva da fala - área frontal posterior - A agnosia expressiva da fala está relacionada à incapacidade de expressar a fala de forma correta, e a área cerebral associada a essa função é o lobo frontal. Portanto, a opção correta é: c) Agnosia visual - lobo occipital.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um dos deveres do profissional de enfermagem é prestar assistência livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência. Nesse caso, um exemplo de ação praticada com imperícia é
a) omissão de socorro.
b) administrar medicamento na hora errada.
c) esquecer o garrote no braço do paciente.
d) deixar de usar equipamento de proteção individual.
e) realizar um procedimento usando técnica inadequada.

De seis doses mensais supervisionadas em intervalo de até nove meses para os casos multibacilares.
(_) A rifampicina é um potente bactericida para M. leprae, sendo o único medicamento bactericida incluído no regime de PQT-U.
(_) A clofazimina é contraindicada para mulheres grávidas devido ao seu potencial teratogênico.
a) F – V – V.
b) V – V – V.
c) F – V – F.
d) V – F – V.
e) F – F – F.

Para tratamento da Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), em março de 2022, o Ministério da Saúde aprovou a incorporação do Baricitinibe 4 mg.
(_) O medicamento deve ser utilizado, exclusivamente, por pacientes com Covid-19 hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.
(_) O Baricitinibe 4 mg é contraindicado para mulheres grávidas e idosos acima de 65 anos.
(_) O Baricitinibe pode ser administrado por via oral, tubo de alimentação por gastrostomia e sonda de alimentação nasogástrica ou orogástrica.
a) V – F – V.
b) F – V – F.
c) V – V – V.
d) F – F – V.
e) V – F – F.

Ao seguir os protocolos do Ministério da Saúde para o tratamento do Diabetes Tipo 1, os análogos de insulina de ação rápida possuem farmacocinética semelhante, com ação que dura em torno de
a) 1 a 2 horas.
b) 2 a 3 horas.
c) 3 a 4 horas.
d) 4 a 6 horas.
e) 6 a 8 horas.

Considerando todos os critérios recomendados para o diagnóstico, um dos valores definidores da hipertensão arterial é
a) PAD ≥ 80.
b) PAD ≥ 85.
c) PAS ≥ 130mmHg.
d) PAS ≥ 135mmHg.
e) PAS ≥ 140mmHg.

Na estratégia de diagnóstico precoce do câncer de próstata, é importante que os profissionais de saúde estejam aptos a reconhecer os sinais e sintomas suspeitos desse tipo de câncer. Entre esses sinais e sintomas está(ão)

a) a disúria.
b) a dor abdominal.
c) a hematúria visível.
d) a dor na região dos flancos.
e) as linfonodomegalias inguinais.

Paciente do sexo masculino, 59 anos, procurou a unidade de emergência, com queixa de diarreia e vômito há três dias. Refere piora nas últimas 24 horas, com cerca de 3 evacuações de aspecto líquido, presença de febre e 2 episódios de vômito, além de fraqueza e palpitações. O exame de gasometria arterial indicou níveis de pH = 7,30; [HCO3–] = 16mEq/L; PaCO2 = 30mmHg; e BE = –1,0. Com base nos sintomas apresentados e nos valores da gasometria, esse paciente apresenta

a) alcalose metabólica.
b) acidose respiratória.
c) acidose metabólica.
d) alcalose respiratória.
e) acidose respiratória compensada.

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, no primeiro período do trabalho de parto, a frequência cardíaca (materna) de parturiente de risco habitual deve ser verificada a cada

a) 15 minutos.
b) 30 minutos.
c) uma hora.
d) duas horas.
e) quatro horas.

Mais conteúdos dessa disciplina