Logo Passei Direto
Buscar
O tema da segurança passa pelo caminhar, pedalar e o permanecer no espaço público. Com a invasão dos carros nas cidades, aumentou-se o tráfego de veículos e consequentemente o número de acidentes de trânsito e foram diminuídos os espaços para pedestres e ciclistas. Em relação ao tema segurança nos espaços públicos, assinale a alternativa que não contém objetivos para tornarmos as ruas espaços mais seguros para os pedestres. a. Redução da quantidade de acidentes. b. Modelagem de ruas seguras para usuários vulneráveis. c. Redução da gravidade dos impactos causados. d. Aumento das velocidades. e. Redução de exposição ao risco de conflito.
User badge image
Claudinei Ferreira

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar a alternativa que não contém objetivos para tornar as ruas mais seguras para os pedestres, vamos analisar cada uma: a) Redução da quantidade de acidentes - Este é um objetivo claro para aumentar a segurança. b) Modelagem de ruas seguras para usuários vulneráveis - Também é um objetivo importante para a segurança dos pedestres. c) Redução da gravidade dos impactos causados - Este objetivo visa minimizar os danos em caso de acidentes, contribuindo para a segurança. d) Aumento das velocidades - Este objetivo não contribui para a segurança dos pedestres, pois velocidades mais altas aumentam o risco de acidentes. e) Redução de exposição ao risco de conflito - Este é um objetivo que visa aumentar a segurança ao minimizar situações de risco. Portanto, a alternativa que não contém objetivos para tornar as ruas mais seguras para os pedestres é: d) Aumento das velocidades.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Jan Gehl, ao tratar da cidade ao nível dos olhos, aponta 12 critérios de qualidade dos espaços públicos em relação à paisagem do pedestre no espaço urbano, divididos em três temas principais: proteção, conforto e prazer. Em relação ao tema conforto, analise as proposições e assinale a alternativa correta.
I. Uma condição importante para a qualidade do espaço público são espaços livres confortáveis para caminhar, que não possuam obstáculos e sejam acessíveis a toda a população. II. Um bom espaço público deve oferecer oportunidades para permanecer em pé, oferecendo espaços de transição para as pessoas. III. Um bom espaço público deve oferecer oportunidades para sentar, oferecendo mobiliários e espaços de descanso para os pedestres. IV. Outra condição necessária nos espaços públicos são oportunidades para brincar e realizar atividades físicas, durante o dia e à noite, em todas as estações do ano.
a. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Apenas a afirmativa II está correta.
d. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

O arquiteto dinamarquês Jan Gehl aborda em suas obras a questão da apropriação do espaço público a partir das atividades que esse espaço possibilita. Sobre os tipos de atividades classificadas por Gehl, analise as proposições e assinale a alternativa correta:
I. As atividades necessárias são as obrigatórias, as que fazem parte da rotina diária, como ir trabalhar, ir à escola e esperar o transporte público, sendo os espaços públicos utilizados mesmo sem que estes lhes ofereçam uma infraestrutura adequada. II. As atividades sociais são aquelas vinculadas a interações entre as pessoas, que incluem uma extensa gama de atividades. III. As atividades opcionais são as que as pessoas escolhem realizar, como sentar, apreciar a paisagem ou realizar alguma atividade recreativa. IV. Um espaço público de qualidade é aquele que favorece atividades necessárias, opcionais e sociais.
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

William Whyte em conjunto com a organização sem fins lucrativos Project of Public Spaces definiram que podemos mensurar se um espaço público é bem-sucedido a partir da avaliação de aspectos intangíveis, mensuráveis e dos atributos-chave. Correlacione a primeira coluna com a segunda e assinale entre as alternativas a que apresenta a ordem correta.
I. Atributos-chave II. Atributos intangíveis III. Atributos mensuráveis ( ) São os atributos principais para avaliação do espaço público. ( ) São as características que permitem a avaliação do local a partir de dados concretos. ( ) São as características imateriais do local.
a. I, III, II
b. I, II, III
c. III, I, II
d. III, II, I
e. II, III, I

O texto acima refere-se a qual tipo de intervenção urbana?
“Pode ser um parklet, uma minipraça, uma pintura no chão para mudar o desenho de uma rua. Cidades em diversas partes do mundo – e, também, aqui no Brasil – estão partindo de intervenções temporárias para catalisar projetos de longo prazo que melhorem a segurança viária e ajudem a criar espaços públicos de qualidade. A técnica promove a reapropriação do espaço urbano por seus principais usuários: as pessoas.”
a. Urbanismo tático
b. Urbanismo racionalista
c. Urbanismo climático
d. Urbanismo funcionalista
e. Urbanismo sustentável

Considerando o texto e a imagem apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
(ENADE – 2017) – Devido à valorização dos transportes motorizados individuais ao longo do século XX, os espaços urbanos mudaram de configuração, afetando a oferta de espaços de qualidade para as pessoas e, consequentemente, reduzindo a importância do pedestre nas cidades. As ruas, muitas vezes associadas à circulação de veículos, têm um importante papel enquanto palco da vitalidade urbana, do encontro de pessoas e convívio social; no entanto, têm se tornado diariamente cenário para tráfego e estacionamento de veículos. Observam-se, ainda, nas cidades contemporâneas, situações de vazios urbanos, fenômeno que evidencia o estado de abandono e a subutilização do solo urbano. Como forma de enfrentar essas questões, a abordagem do Urbanismo Tático desafia a manter cidades ativas por meio de iniciativas de pequena escala, rápidas e de fácil execução para evidenciar possibilidades de transformação do espaço urbano. (BARATA, A. F.; FONTES, A. S. Urbanismo Tático: experiências temporárias na ativação urbana. [S. l.]: Habitar, 2016. Adaptado).
I. Diante da valorização massiva dos veículos automotores individuais e da consequente degradação dos espaços destinados aos pedestres, o Urbanismo Tático aparece como uma importante contribuição para a releitura dos espaços públicos e dos modos de vida urbanos.
II. A ênfase rodoviarista do desenho urbano e os desequilíbrios entre carros e pedestres, somados às situações de esvaziamento urbano, abandono ou subutilização de espaços públicos e privados, causam impactos expressivos na dinâmica urbana e vêm sendo fatores motivadores da busca por melhores condições de urbanidade e vitalidade das cidades contemporâneas.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.

Jan Gehl, ao tratar da cidade ao nível dos olhos, aponta 12 critérios de qualidade dos espaços públicos, divididos em três temas principais: proteção, conforto e prazer. Em relação ao tema proteção abordado pelo autor, analise as proposições e assinale a alternativa correta.
I. Um bom espaço público oferece proteção contra o tráfego e acidentes, aumentando a sensação de segurança dos pedestres. II. Os aspectos climáticos e de conforto ambiental são fatores importantes, pois o tema proteção também envolve evitar experiências sensoriais desconfortáveis, como vento, chuva e poluição, por exemplo. III. A proteção contra o crime e a violência, e o consequente aumento da sensação de segurança, não é uma das questões a serem pensadas no projeto de espaços públicos, trata-se de responsabilidade exclusiva dos órgãos de segurança.
a. Apenas as afirmativas I e II estão corretas
b. Apenas a afirmativa I está correta.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas a afirmativa II está correta.
e. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

A Lei no 12.587/2012 institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana, em atendimento à determinação constitucional de que a União institua as diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive transportes, além de tratar de questões de política urbana estabelecida pelo Estatuto da Cidade. De acordo com a Política Nacional de Mobilidade, aprovada em 13 de abril de 2012, avalie as afirmacoes a seguir:
I. Aumentar a capacidade de infraestrutura de transportes por si só não soluciona o problema do tempo de deslocamento das pessoas entre casa e trabalho. Outras ações devem ser implementadas, como investimentos em transporte coletivo de qualidade e em modais de transporte alternativos. II. Obter êxito na política urbana e de transporte nem sempre significa conciliar sustentabilidades ambiental e social com as políticas de transporte. Muitas cidades possuem sistemas de transportes eficientes, porém têm grandes extensões territoriais e baixa densidade populacional. III. Priorizar modais não motorizados e do transporte coletivo, estabelecer padrões de emissão de poluentes, promover a gestão democrática e o controle social do planejamento e da avaliação da política de mobilidade, além da nova gestão sobre as tarifas de transporte e a integração de políticas de desenvolvimento urbano são diretrizes da Política de Mobilidade Urbana. IV. Inserir estacionamentos públicos e privados em locais de maior circulação e alta densidade populacional é uma das estratégias para a efetivação da mobilidade urbana sustentável.
a. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
b. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
e. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina