Logo Passei Direto
Buscar
As boas práticas de fabricação têm como princípio que os procedimentos e as instruções de trabalho são essenciais para as operações da unidade de alimentação e nutrição e, devido a isso, devem ser descritos em um manual de boas práticas. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
Questão 5Escolha uma opção:

a.
No manual de boas práticas são encontrados procedimentos para a edificação, ambiente e equipamentos, controle da qualidade de água, planejamento de cardápios, entre outros aspectos.​​​​

b.
No manual de boas práticas devem estar ser descritos os procedimentos operacionais padronizados (POPs) e vários modelos de planilhas de controle das atividades.

c.
O manual de boas práticas deve ser único para cada tipo de estabelecimento, uma vez que os processos são distintos, com exceção de redes de alimentação, como as franquias.

d.
O manual de boas práticas deve ser elaborado e redigido pelo nutricionista e implementado, supervisionado e atualizado pelo proprietário do serviço de alimentação coletiva.​​​​

e.
O primeiro passo para a elaboração e a implementação de um manual de boas práticas é a realização de um programa de capacitação para os manipuladores de alimentos.
User badge image
eric.mattosms

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o manual de boas práticas de fabricação: a) No manual de boas práticas são encontrados procedimentos para a edificação, ambiente e equipamentos, controle da qualidade de água, planejamento de cardápios, entre outros aspectos. Essa opção está correta, pois o manual realmente abrange diversos aspectos relacionados à operação. b) No manual de boas práticas devem estar descritos os procedimentos operacionais padronizados (POPs) e vários modelos de planilhas de controle das atividades. Embora os POPs sejam importantes, a opção não abrange a totalidade do que deve estar no manual. c) O manual de boas práticas deve ser único para cada tipo de estabelecimento, uma vez que os processos são distintos, com exceção de redes de alimentação, como as franquias. Essa afirmação é imprecisa, pois o manual pode ter adaptações, mas não precisa ser único para cada estabelecimento. d) O manual de boas práticas deve ser elaborado e redigido pelo nutricionista e implementado, supervisionado e atualizado pelo proprietário do serviço de alimentação coletiva. Essa opção é parcialmente correta, mas não é uma descrição completa do que deve ser feito. e) O primeiro passo para a elaboração e a implementação de um manual de boas práticas é a realização de um programa de capacitação para os manipuladores de alimentos. Embora a capacitação seja importante, não é necessariamente o primeiro passo para a elaboração do manual. Após essa análise, a alternativa que melhor representa o conteúdo do manual de boas práticas é: a) No manual de boas práticas são encontrados procedimentos para a edificação, ambiente e equipamentos, controle da qualidade de água, planejamento de cardápios, entre outros aspectos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre as condições de crescimento das bactérias, assinale a alternativa correta.

A. As bactérias precisam de alguns fatores para que se proliferem nos alimentos: nutrientes, umidade, calor e acidez. As bactérias preferem alimentos que sejam ricos em nutrientes, como proteínas e carboidratos, que tenham alto teor de umidade e pH neutro ou levemente ácido. Os alimentos mais vulneráveis são os perecíveis, visto que são ricos em nutrientes e umidade e apresentam pH neutro ou levemente ácido. A faixa de temperatura propícia para o rápido crescimento de bactérias nos alimentos, tornando-os inseguros, fica entre 5°C e 60°C. A faixa de temperatura adequada para o crescimento e a multiplicação bacterianos é chamada de zona de perigo. A faixa de temperatura inadequada para o crescimento e a multiplicação bacterianos é chamada de zona de segurança.
B. Os alimentos mais vulneráveis, como os não perecíveis, apresentam todos os fatores necessários para a proliferação bacteriana. As bactérias preferem alimentos que sejam ricos em nutrientes, como proteínas e carboidratos, que tenham alto teor de umidade e pH neutro ou levemente ácido. Os alimentos mais vulneráveis são os perecíveis, visto que são ricos em nutrientes e umidade e apresentam pH neutro ou levemente ácido. A faixa de temperatura propícia para o rápido crescimento de bactérias nos alimentos, tornando-os inseguros, fica entre 5°C e 60°C. A faixa de temperatura adequada para o crescimento e a multiplicação bacterianos é chamada de zona de perigo. A faixa de temperatura inadequada para o crescimento e a multiplicação bacterianos é chamada de zona de segurança.
C. A faixa de temperatura entre 8°C e 50°C cria condições para o rápido crescimento de bactérias nos alimentos, tornando-os inseguros. As bactérias preferem alimentos que sejam ricos em nutrientes, como proteínas e carboidratos, que tenham alto teor de umidade e pH neutro ou levemente ácido. Os alimentos mais vulneráveis são os perecíveis, visto que são ricos em nutrientes e umidade e apresentam pH neutro ou levemente ácido. A faixa de temperatura propícia para o rápido crescimento de bactérias nos alimentos, tornando-os inseguros, fica entre 5°C e 60°C. A faixa de temperatura adequada para o crescimento e a multiplicação bacterianos é chamada de zona de perigo. A faixa de temperatura inadequada para o crescimento e a multiplicação bacterianos é chamada de zona de segurança.
D. A faixa de temperatura adequada para o crescimento e a multiplicação bacterianos é chamada de zona de perigo. As bactérias preferem alimentos que sejam ricos em nutrientes, como proteínas e carboidratos, que tenham alto teor de umidade e pH neutro ou levemente ácido. Os alimentos mais vulneráveis são os perecíveis, visto que são ricos em nutrientes e umidade e apresentam pH neutro ou levemente ácido. A faixa de temperatura propícia para o rápido crescimento de bactérias nos alimentos, tornando-os inseguros, fica entre 5°C e 60°C. A faixa de temperatura adequada para o crescimento e a multiplicação bacterianos é chamada de zona de perigo. A faixa de temperatura inadequada para o crescimento e a multiplicação bacterianos é chamada de zona de segurança.
E. A faixa de temperatura inadequada para o crescimento e a multiplicação bacterianos é chamada de zona de qualidade. As bactérias preferem alimentos que sejam ricos em nutrientes, como proteínas e carboidratos, que tenham alto teor de umidade e pH neutro ou levemente ácido. Os alimentos mais vulneráveis são os perecíveis, visto que são ricos em nutrientes e umidade e apresentam pH neutro ou levemente ácido. A faixa de temperatura propícia para o rápido crescimento de bactérias nos alimentos, tornando-os inseguros, fica entre 5°C e 60°C. A faixa de temperatura adequada para o crescimento e a multiplicação bacterianos é chamada de zona de perigo. A faixa de temperatura inadequada para o crescimento e a multiplicação bacterianos é chamada de zona de segurança.

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

A. O binômio tempo e temperatura adequado para o armazenamento de produtos congelados a -18ºC é de 90 dias. O binômio tempo e temperatura adequado para o armazenamento de produtos congelados a -18ºC é de 90 dias. O binômio tempo e temperatura adequado para o armazenamento de leites e resfriados é de 7ºC por 5 dias. Uma combinação de binômio tempo e temperatura para o aquecimento do alimento é de 65ºC por 15 minutos. Uma combinação de binômio tempo e temperatura para a distribuição do alimento quente é de 60ºC por 6 horas. Uma combinação de binômio tempo e temperatura para a distribuição do alimento frio é abaixo de 10ºC por 4 horas.
B. O binômio tempo e temperatura adequado para o armazenamento de leites e resfriados é de 3ºC por 5 dias. O binômio tempo e temperatura adequado para o armazenamento de produtos congelados a -18ºC é de 90 dias. O binômio tempo e temperatura adequado para o armazenamento de leites e resfriados é de 7ºC por 5 dias. Uma combinação de binômio tempo e temperatura para o aquecimento do alimento é de 65ºC por 15 minutos. Uma combinação de binômio tempo e temperatura para a distribuição do alimento quente é de 60ºC por 6 horas. Uma combinação de binômio tempo e temperatura para a distribuição do alimento frio é abaixo de 10ºC por 4 horas.
C. Uma combinação de binômio tempo e temperatura para o aquecimento do alimento é de 74ºC por 15 minutos. O binômio tempo e temperatura adequado para o armazenamento de produtos congelados a -18ºC é de 90 dias. O binômio tempo e temperatura adequado para o armazenamento de leites e resfriados é de 7ºC por 5 dias. Uma combinação de binômio tempo e temperatura para o aquecimento do alimento é de 65ºC por 15 minutos. Uma combinação de binômio tempo e temperatura para a distribuição do alimento quente é de 60ºC por 6 horas. Uma combinação de binômio tempo e temperatura para a distribuição do alimento frio é abaixo de 10ºC por 4 horas.
D. Uma combinação de binômio tempo e temperatura para a distribuição do alimento quente é de 60ºC por 2 horas. O binômio tempo e temperatura adequado para o armazenamento de produtos congelados a -18ºC é de 90 dias. O binômio tempo e temperatura adequado para o armazenamento de leites e resfriados é de 7ºC por 5 dias. Uma combinação de binômio tempo e temperatura para o aquecimento do alimento é de 65ºC por 15 minutos.

Mais conteúdos dessa disciplina