Logo Passei Direto
Buscar
Arquimedes de Siracusa foi um dos matemáticos gregos mais famosos. A sua famosa Lei da Alavanca o possibilitou derivar resultados quantitativos de modelos matemáticos e físicos. Para a matemática, as principais contribuições de Arquimedes foram para o cálculo de áreas e volumes de diversas figuras. Sobre as obras de Arquimedes afirma-se: I - Para calcular a área delimitada por uma parábola, Arquimedes calculou a soma dos termos de uma progressão geométrica infinita de razão 1/4. II - Arquimedes calculou, usando o seu método de descoberta, volumes de cones e cilindros a partir do volume de uma esfera. III - Arquimedes apresentou uma limitação superior e inferior para o valor de π inscrevendo e circunscrevendo polígonos de 96 lados a um círculo. Assinale a alternativa correta.

Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas uma afirmação está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
User badge image
Matematicamente

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre Arquimedes: I - Para calcular a área delimitada por uma parábola, Arquimedes calculou a soma dos termos de uma progressão geométrica infinita de razão 1/4. Essa afirmação é falsa. Arquimedes utilizou métodos de exaustão e não especificamente a soma de uma progressão geométrica infinita para calcular a área da parábola. II - Arquimedes calculou, usando o seu método de descoberta, volumes de cones e cilindros a partir do volume de uma esfera. Essa afirmação é verdadeira. Arquimedes realmente fez essa relação entre os volumes de figuras geométricas. III - Arquimedes apresentou uma limitação superior e inferior para o valor de π inscrevendo e circunscrevendo polígonos de 96 lados a um círculo. Essa afirmação é verdadeira. Arquimedes fez esse cálculo para estimar o valor de π. Agora, vamos resumir os resultados: - I: Falsa - II: Verdadeira - III: Verdadeira Portanto, as afirmações II e III estão corretas. A alternativa correta é: Apenas as afirmações II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENADE) Algumas civilizações usavam diferentes métodos para multiplicar dois números inteiros positivos. Por volta de 1400 a.C., os egípcios utilizavam uma estratégia para multiplicar dois números que consistia em dobrar e somar. Por exemplo, para calcular 47×33, o método pode ser descrito do seguinte modo: - escolha um dos fatores; por exemplo, 47; - na 1.ª linha de uma tabela escreva o número 1 na 1.ª coluna e o fator escolhido, na 2.ª coluna; - em cada linha seguinte da tabela, escreva o dobro das linhas anteriores, até encontrar, na 1.ª coluna, o menor número cujo dobro seja maior ou igual ao outro fator, no caso, 33; - selecione os números da 1.ª coluna cuja soma seja igual a 33, conforme indicado na tabela, ou seja, 1+32=33; - adicione os números correspondentes da 2.ª coluna, ou seja, 47+1.504=1.551; - tome como resultado da multiplicação o valor 1.551. I - Utilizando o método é possível multiplicar quaisquer dois números inteiros positivos porque II - todo número inteiro pode ser escrito como uma soma de potencias de 2. A respeito dessa afirmação, assinale a opção correta:

A primeira é asserção uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta para a primeira.
Ambas as asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta para a primeira.
A primeira é asserção uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina