Logo Passei Direto
Buscar
Todo sistema necessita de objetivos bem definidos e o Sistema Registral e Notarial não foge a essa regra. A principal missão do registro imobiliário é garantir a segurança jurídica necessária para o direito de propriedade e outros direitos reais, em sua dimensão estática. Segurança é uma das palavras mais importantes para o mercado imobiliário, pois, um sistema seguro é a garantia para que exista confiança do mercado e interesse na aquisição de bens e serviços relacionados a ele.

Se pautando na segurança almejada pelo Sistema Registral e Notarial, analise o caso abaixo:

Maria Paula adquiriu um apartamento em 1980 e realizou todo o procedimento para a transferência da titularidade: (i) primeiro procedeu a lavratura da escritura de compra e venda e sua assinatura; (ii) pagou todos os impostos, taxas e emolumentos; e, por fim (iii) procedeu ao seu efetivo registro na matrícula imobiliária, efetuando a transferência do imóvel para o seu nome.
Ocorre que, em decorrência de um incêndio, foi destruída a cópia física da escritura e da matrícula imobiliária que guardava em seu imóvel e que atestava a transferência de titularidade.

Elaborado pelo professor, 2024.

Considerando o que fora estudado, em especial a eficácia dos registros, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. É o registro que constitui a aquisição, a alteração ou extinção dos direitos reais, isto porque enquanto não houver registro, não há constituição ou alteração de direitos reais, mas somente de relações contratuais

PORQUE

II. Ficando no cartório os documentos, tem-se então um repositório seguro dessas informações, ficando a salvo, em linhas gerais, da perda, extravio ou destruição.

A
respeito dessas asserções, assinale a opção correta:



Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Cristiane Sarmento Brandao

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as asserções: I. É o registro que constitui a aquisição, a alteração ou extinção dos direitos reais, isto porque enquanto não houver registro, não há constituição ou alteração de direitos reais, mas somente de relações contratuais. Essa afirmativa é verdadeira, pois o registro é essencial para a eficácia dos direitos reais. II. Ficando no cartório os documentos, tem-se então um repositório seguro dessas informações, ficando a salvo, em linhas gerais, da perda, extravio ou destruição. Essa afirmativa também é verdadeira, já que o cartório serve como um local seguro para a guarda dos documentos. Agora, vamos verificar a relação entre as duas asserções. A primeira afirma que o registro é necessário para a constituição dos direitos reais, enquanto a segunda fala sobre a segurança dos documentos no cartório. Ambas são verdadeiras, e a segunda pode ser vista como uma justificativa da primeira, pois a segurança dos documentos no cartório contribui para a eficácia do registro. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina