Logo Passei Direto
Buscar
Quais os principais fatores que influenciam para esse aumento?

A A conscientização da sociedade; a aprovação da LBI, o aumento da oferta de escolas regulares inclusivas, o desenvolvimento de tecnologias assistivas.
B Fechamento de APAE’S, aumento dos professores formados na área.
C Pais que aceitam mais o diagnóstico da criança, acesso à informação sobre as deficiências.
D Não existe discriminação e estigma contra as pessoas com deficiência, as pessoas são aceitas em sociedade.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar os principais fatores que influenciam o aumento da inclusão de pessoas com deficiência, vamos analisar cada alternativa: A) A conscientização da sociedade; a aprovação da LBI, o aumento da oferta de escolas regulares inclusivas, o desenvolvimento de tecnologias assistivas. - Esta opção menciona fatores positivos e relevantes que realmente contribuem para a inclusão. B) Fechamento de APAE’S, aumento dos professores formados na área. - O fechamento de instituições que promovem a inclusão não é um fator positivo e não contribui para o aumento da inclusão. C) Pais que aceitam mais o diagnóstico da criança, acesso à informação sobre as deficiências. - Embora a aceitação e o acesso à informação sejam importantes, não abrangem todos os fatores que influenciam a inclusão. D) Não existe discriminação e estigma contra as pessoas com deficiência, as pessoas são aceitas em sociedade. - Esta afirmação não é verdadeira, pois ainda existem discriminação e estigmas que afetam a inclusão. Diante dessa análise, a alternativa que melhor representa os principais fatores que influenciam o aumento da inclusão é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 3/10 - Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Histórico Social Brasileira A LBI tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania (Brasil, 2015). Conforme apresentado na aula 2. O que prescreve o art. 8 da LBI.

A É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.
B Os alunos que apresentem deficiências físicas ou mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados deverão receber tratamento especial, de acordo com as normas fixadas pelos competentes Conselhos de Educação.
C A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996), por sua vez, estabelece que 'a educação deve ser ministrada de forma a assegurar aos alunos o pleno desenvolvimento de sua capacidade, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
D IV – Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola; V – Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade; VI – Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno; VII – ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação; VIII – estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

Segundo o texto da aula 6, (Sartoretto; Bersch, 2023) definem TA, assinale a alternativa correta.

A Conceito de tecnologia assistiva O termo “tecnologia assistiva” surgiu legalmente no Brasil em 2015, com a publicação da Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. O artigo 3º, inciso III, da referida Lei define tecnologia assistiva ou ajuda técnica como “produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
B Tecnologia Assistiva é o termo usado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.
C A tecnologia assistiva pode ser descrita como um conjunto de recursos e serviços criados com o intuito de promover mais acessibilidade e autonomia para as pessoas com deficiência. Seu objetivo é fazer com que essa parcela da população esteja mais incluída na sociedade e seja capaz de realizar suas atividades diárias de maneira equitativa às outras pessoas sem deficiência.
D Dessa maneira, a Tecnologia Assistiva pode ser entendida como um auxílio para promover a capacidade funcional, possibilitando a realização de uma função pretendida, porém inviabilizada por uma deficiência ou mesmo pelo envelhecimento. Seu propósito primordial é justamente ampliar a comunicação, a mobilidade e o controle de ambiente, bem como habilidades laborais e de estudo, com a finalidade de favorecer a independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência.

Mais conteúdos dessa disciplina