Logo Passei Direto
Buscar
De que maneira as tecnologias ativas podem promover a inclusão de acordo com a aula 6?

A Gamificação inclusiva, avaliação formativa e contínua e aprendizado colaborativo on-line.
B Abordagem inclusiva, acessibilidade e recursos multissensoriais.
C Acessibilidade, adaptabilidade e participação.
D Acessibilidade, avaliação formativa e participação.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta sobre como as tecnologias ativas podem promover a inclusão, vamos analisar as alternativas apresentadas. A inclusão por meio de tecnologias ativas geralmente envolve aspectos como acessibilidade, participação e métodos de avaliação que favorecem todos os alunos. Analisando as opções: A) Gamificação inclusiva, avaliação formativa e contínua e aprendizado colaborativo on-line - Esta opção menciona métodos que podem ser inclusivos, mas não aborda diretamente a acessibilidade. B) Abordagem inclusiva, acessibilidade e recursos multissensoriais - Esta opção destaca a acessibilidade e a inclusão, além de mencionar recursos que podem atender a diferentes necessidades. C) Acessibilidade, adaptabilidade e participação - Esta opção é forte, pois inclui acessibilidade e participação, que são fundamentais para a inclusão. D) Acessibilidade, avaliação formativa e participação - Também é uma boa opção, pois menciona acessibilidade e participação, mas não aborda a adaptabilidade. Considerando a importância de todos esses elementos, a opção que melhor representa como as tecnologias ativas podem promover a inclusão é: C) Acessibilidade, adaptabilidade e participação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 3/10 - Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Histórico Social Brasileira A LBI tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania (Brasil, 2015). Conforme apresentado na aula 2. O que prescreve o art. 8 da LBI.

A É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.
B Os alunos que apresentem deficiências físicas ou mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados deverão receber tratamento especial, de acordo com as normas fixadas pelos competentes Conselhos de Educação.
C A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996), por sua vez, estabelece que 'a educação deve ser ministrada de forma a assegurar aos alunos o pleno desenvolvimento de sua capacidade, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
D IV – Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola; V – Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade; VI – Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno; VII – ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação; VIII – estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

Segundo o texto da aula 6, (Sartoretto; Bersch, 2023) definem TA, assinale a alternativa correta.

A Conceito de tecnologia assistiva O termo “tecnologia assistiva” surgiu legalmente no Brasil em 2015, com a publicação da Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. O artigo 3º, inciso III, da referida Lei define tecnologia assistiva ou ajuda técnica como “produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
B Tecnologia Assistiva é o termo usado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.
C A tecnologia assistiva pode ser descrita como um conjunto de recursos e serviços criados com o intuito de promover mais acessibilidade e autonomia para as pessoas com deficiência. Seu objetivo é fazer com que essa parcela da população esteja mais incluída na sociedade e seja capaz de realizar suas atividades diárias de maneira equitativa às outras pessoas sem deficiência.
D Dessa maneira, a Tecnologia Assistiva pode ser entendida como um auxílio para promover a capacidade funcional, possibilitando a realização de uma função pretendida, porém inviabilizada por uma deficiência ou mesmo pelo envelhecimento. Seu propósito primordial é justamente ampliar a comunicação, a mobilidade e o controle de ambiente, bem como habilidades laborais e de estudo, com a finalidade de favorecer a independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência.

Mais conteúdos dessa disciplina