Logo Passei Direto
Buscar
A Lei federal nº 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) estabeleceu fatores de ponderações aplicáveis entre diferentes etapas, modalidades e tipos de estabelecimentos de ensino da educação básica para o cálculo dos montantes a serem recebidos pelos Estados, Municípios e Distrito Federal dos fundos, matéria também regulamentada por resoluções posteriores. Em relação à utilização desses recursos oriundos do FUNDEB, é correto afirmar que:

a) Os recursos poderão ser aplicados indistintamente pelos Estados, Municípios e Distrito Federal, como garantia ou contrapartida de operações de crédito, internas ou externas, contraídas bem como as obras de infraestrutura, realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar, em especial as de saneamento básico.
b) Os recursos serão aplicados pelos Estados e Municípios proporcionalmente considerando os fatores de ponderação entre etapas, as modalidades e os tipos de estabelecimento de ensino da educação básica, assim como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como forma de compensação das desigualdades no desenvolvimento regional.
c) Os recursos poderão ser aplicados em programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social, desde que o ente federado respeite o gasto de pelo menos 60% em pagamento de remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.
d) É vedada a utilização dos recursos dos fundos no financiamento das despesas não consideradas como de manutenção e desenvolvimento da educação básica, em especial às com pagamento de realização de atividades necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino.
e) Os recursos poderão ser aplicados indistintamente entre etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino da educação básica nos seus respectivos âmbitos de atuação prioritária, desde que seja em manutenção e desenvolvimento do ensino, e respeitado o mínimo de 60% em pagamento de remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta em relação à utilização dos recursos do FUNDEB, conforme a Lei federal nº 11.494/2007. a) Os recursos poderão ser aplicados indistintamente pelos Estados, Municípios e Distrito Federal, como garantia ou contrapartida de operações de crédito... - Esta opção não está correta, pois a aplicação dos recursos do FUNDEB deve ser direcionada para a educação básica e não pode ser utilizada de forma indiscriminada. b) Os recursos serão aplicados pelos Estados e Municípios proporcionalmente considerando os fatores de ponderação entre etapas... - Embora mencione a aplicação proporcional, não é a afirmação mais precisa sobre a utilização dos recursos do FUNDEB. c) Os recursos poderão ser aplicados em programas suplementares de alimentação... - Esta opção é parcialmente correta, mas não aborda a questão do mínimo de 60% em remuneração dos profissionais do magistério de forma clara. d) É vedada a utilização dos recursos dos fundos no financiamento das despesas não consideradas como de manutenção e desenvolvimento da educação básica... - Esta afirmação é correta, pois os recursos do FUNDEB não podem ser utilizados para despesas que não estejam diretamente relacionadas à educação básica. e) Os recursos poderão ser aplicados indistintamente entre etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino... - Embora mencione a aplicação em manutenção e desenvolvimento do ensino, a palavra "indistintamente" não é adequada, pois a aplicação deve respeitar critérios específicos. Após essa análise, a alternativa correta é: d) É vedada a utilização dos recursos dos fundos no financiamento das despesas não consideradas como de manutenção e desenvolvimento da educação básica, em especial às com pagamento de realização de atividades necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos (PEJA) foi retomado em 2012, com o objetivo de aumentar as matrículas dos ensinos fundamental e médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade presencial. Os recursos transferidos apoiam a manutenção e o desenvolvimento de novas turmas de EJA abertas pelos estados, pelos municípios e pelo Distrito Federal. Com isso:

a. Transfere recursos financeiros de caráter suplementar aos estados e municípios para serem gastos com o transporte escolar de alunos da educação básica pública da zona rural.
b. Promove a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribui para a universalização do ensino fundamental no Brasil.
c. É um meio de assistência suplementar utilizado para a aquisição de livro didático, contratação temporária de professores, formação continuada de docentes e aquisição de gêneros alimentícios dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
d. O objetivo é proporcionar um material didático (livros) de qualidade gratuitamente nas escolas das redes federal, estadual e municipal e nas entidades parceiras do programa Brasil Alfabetizado, pensando na leitura e escrita do ensino fundamental I.
e. Procura incentivar a leitura e o acesso à cultura a alunos, professores e à comunidade em geral. Através desse programa são distribuídos livros de literatura brasileira e estrangeira, infantojuvenil, clássica, de pesquisa, de referência e outros materiais de apoio.

Foi criado em 1995 o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que tem por finalidade prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para a manutenção e para a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. Também visa fortalecer a participação social e a autogestão escolar. Nesta manutenção, estão inclusos:

a) Aquisição de material rotativo, de consumo próprio e para a formação de professores somente efetivos.
b) Aquisição de material permanente, de manutenção e de consumo necessários para manter o funcionamento da escola; capacitar e aperfeiçoar os profissionais da educação; avaliar a aprendizagem; implementar o projeto pedagógico; e desenvolver atividades educacionais. O valor que cada escola recebe está baseado no número de alunos matriculados no ensino fundamental ou na educação especial apontados pelo censo escolar no ano anterior.
c) Aquisição de material permanente, de manutenção e de consumo necessários para manter o funcionamento da escola; capacitar e aperfeiçoar os profissionais da educação; avaliar a aprendizagem; implementar o projeto pedagógico; e desenvolver atividades educacionais e o valor que cada escola recebe é padrão por localidade.
d) Aquisição de material permanente, de manutenção e de consumo necessários para manter o funcionamento da escola; capacitar e aperfeiçoar os profissionais da educação; avaliar a aprendizagem; implementar o projeto pedagógico; e desenvolver atividades educacionais e a verba é calculada pela quantidade de alunos matriculados junto com a quantidade de funcionários.
e) Repasse automático, de maneira suplementar, de recursos para custear despesas com manutenção de veículos ou de serviços terceirizados destinados ao transporte escolar nas redes de ensino público estadual e municipal.

Mais conteúdos dessa disciplina