Logo Passei Direto
Buscar
O empreendedor e o administrador no mundo dos negócios exercem papéis diferentes, no entanto, ainda há persistem dúvidas sobre o que faz e as diferenças de cada um.
A partir do que estudado na unidade I, leia as afirmações e identifique as diferenças.
I. O administrador é uma pessoa dinâmica que cultiva um certo inconformismo com a situação da empresa.
II. O empreendedor planeja, organiza lidera e controla de maneira visionária.
III. O empreendedor é um administrador completo, visto que ele incorpora diversas atividades administrativas.
IV. O planejamento para tornar um negócio eficiente faz parte das atividades dos administradores.
a. I, III, IV, apenas.
b. II, III, IV, apenas.
c. III, IV, apenas.
d. I, II, III, IV.
e. I, II, apenas.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O administrador é uma pessoa dinâmica que cultiva um certo inconformismo com a situação da empresa. Essa afirmativa é um pouco controversa, pois, embora um bom administrador deva ser dinâmico, a ideia de "inconformismo" pode não ser uma característica universalmente atribuída a todos os administradores. Portanto, essa afirmativa pode ser considerada falsa. II. O empreendedor planeja, organiza, lidera e controla de maneira visionária. Essa afirmativa é verdadeira, pois descreve bem o papel do empreendedor, que é geralmente mais voltado para a inovação e a visão de futuro. III. O empreendedor é um administrador completo, visto que ele incorpora diversas atividades administrativas. Essa afirmativa é verdadeira, pois um empreendedor muitas vezes desempenha funções administrativas, além de suas atividades de criação e inovação. IV. O planejamento para tornar um negócio eficiente faz parte das atividades dos administradores. Essa afirmativa é verdadeira, pois o planejamento é uma função essencial da administração. Com base na análise, as afirmativas verdadeiras são II, III e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: b) II, III, IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nos últimos estudo do GEM no Brasil, percebe-se uma mudança de um contexto mais intenso de empreendedores por necessidade para um equilíbrio entre os dois tipos empreendedores por necessidade e por oportunidade. Com isso, surgem negócios mais inovadores, com maior grau de complexidade técnica e que exigem maior volume de capital.
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Observa-se uma predisposição dos empreendedores brasileiros em realizar o planejamento do ato de empreender.
O equilíbrio entre os dos tipos de empreendedores no contexto brasileiro, é um indício do amadurecimento e do preparo dos empreendedores brasileiros, os quais buscam realização dos sonhos e não o lucro de curto prazo.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Um casal (ele médico e ela arquiteta) desejam passar mais tempo com suas filhas pequenas; ambos deixaram seus empregos e começaram a fazer enfeites de natal em casa, vendidos para vizinhança; o sucesso e uma alta demanda de compra obrigaram o casal a se profissionalizar e, posteriormente seus produtos passaram a ser vendidos até em lojas. Com o aumento do número de vendas, eles tiveram de abrir uma empresa – a Imaginarium -, cujos produtos buscavam proporcionar o aconchego da família, boas experiências entre amigos e a celebração da vida.
Considerando o texto apresentado, a empresa Imaginarium pode ser caracterizada como resultante de:
I - Empreendedorismo de franquia
II - Empreendedorismo corporativo
III - Empreendedorismo por oportunidade
IV - Empreendedorismo informal
V - Empreendedorismo herdeiro
a. Apenas III e V
b. Apenas II e III.
c. Apenas IV e V.
d. Apenas II e V.
e. Apenas I e II.

Até alguns anos atrás se acreditava que o empreendedor nascia com um diferencial e era predestinado ao sucesso dos negócios. Isto é um mito. Cada vez mais acredita-se que o processo empreendedor pode ser ensinado e entendido. Os empreendedores natos existem sim, mas muitos outros podem ser capacitados para tal perfil. Por isso que o empreendedorismo pode ser adquirido, ou seja, estudado, transmitido e ensinado através de técnicas e métodos já comprovados.
Assim, podemos dizer que os objetivos do ensino do empreendedorismo são:
I. Identificação e entendimento das habilidades do empreendedor.
II. Identificação e análise de oportunidades.
III. Como ocorre a inovação e o processo empreendedor.
IV. Importância do empreendedorismo no desenvolvimento econômico.
a. I, II e IV, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. III e IV, apenas.
d. I e II, apenas.
e. III e IV, apenas.

(ENADE 2012) Antes de iniciar um negócio, é preciso que o empreendedor reflita sobre suas competências e seu projeto de vida pessoal, levando em consideração as consequências de se transformar em um proprietário de empresa. Se essa reflexão for positiva, o próximo passo será descobrir uma oportunidade de negócio.
A partir dessas ideias sobre empreendedorismo, avalie as afirmações seguintes.
I. A oportunidade deve ajustar-se ao mercado.
II. Uma ideia não é necessariamente uma oportunidade.
III. Um empreendedor, ao utilizar sua habilidade, dá forma a uma oportunidade que outros não identificaram, ou identificaram cedo ou tarde demais.
a. III, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I, II e III.
d. I e II apenas.
e. I, apenas.

Ao que se sabe, a palavra “empreendedor” surgiu na França, com significado de: aquele que assume riscos e começa algo novo. A utilização do termo “empreendedorismo” é atribuído a Richard Cantillon (1755) e a Jean-Baptiste Say (1800). Ambos definiram os empreendedores como pessoas que correm riscos porque investem o seu próprio dinheiro em empreendimentos.
Historicamente podemos dizer que o empreendedorismo aconteceu da seguinte forma:
I. O primeiro uso do termo empreendedorismo foi por Marco Pólo, que assinou um contrato com um homem que possuía dinheiro que hoje é mais conhecido como capitalista, para vender as mercadorias deste.
II. Na idade média, o termo foi definido para aqueles que gerenciava grandes projetos de produção, que não assumia grandes riscos, apenas gerenciava os projetos com os recursos disponíveis pelo governo do país.
III. No século XVII o empreendedor estabeleceu um acordo contratual com o governo para realizar alguns serviços ou fornecer produtos. Por ter os preços prefixados, qualquer lucro ou prejuízo era de responsabilidade do empreendedor.
IV. No século XVIII, com a industrialização que ocorria no mundo, o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados. No final do século XIX e início do século XX, os empreendedores foram confundidos com os administradores, como aqueles que organizavam a empresa, pagavam os empregados, planejavam, dirigiam e controlavam as ações desenvolvidas na organização, mas sempre a serviço do capitalista.
a. III e IV, apenas.
b. II e IV, apenas.
c. I, II, III e IV
d. I e II, apenas.
e. I, III e IV, apenas.

A partir da compreensão do processo empreendedor, estudado na unidade I, elaborado por Baron e Shane (2007), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As etapas propostas no processo empreendedor têm como finalidade apresentar os diferentes momentos que passam o empreendedor desde o reconhecimento inicial da ideia e/ou de oportunidades de negócio.
II. É preciso estar atento às variáveis de nível individual, grupal e social que podem interferir ou mesmo contribuir no desenvolvimento do empreendimento.
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina