Logo Passei Direto
Buscar
Sobre as migrações nas regiões norte e saheliana e sua importância, leia e analise o trecho abaixo:
Podemos concluir por meio dessas informações que:
a. As migrações internas no continente africano foram lentas e tiveram pouca importância para o desenvolvimento tecnológico de suas populações.
b. A África foi um continente estático até o início da Era Moderna e a chegada de europeus a sua costa, por meio das Grandes Navegações.
c. As migrações foram pontuais e levaram ao recebimento de tecnologias que vieram de fora da África, que passaram a ser copiadas pelos povos das regiões norte e sahelianas, que em nada inovaram.
d. O deserto do Saara era uma barreira intransponível que impediu o contato entre os povos do norte com os povos do centro-sul do continente africano.
e. Esses processos migratórios levaram ao contato entre os povos dessas diferentes regiões africanas e a trocas culturais entre eles.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação às migrações nas regiões norte e saheliana da África e sua importância: a) As migrações internas no continente africano foram lentas e tiveram pouca importância para o desenvolvimento tecnológico de suas populações. - Essa afirmação é incorreta, pois as migrações tiveram um papel significativo no desenvolvimento cultural e tecnológico. b) A África foi um continente estático até o início da Era Moderna e a chegada de europeus a sua costa, por meio das Grandes Navegações. - Essa afirmação é uma simplificação e não reflete a dinâmica das migrações e interações que ocorreram antes da Era Moderna. c) As migrações foram pontuais e levaram ao recebimento de tecnologias que vieram de fora da África, que passaram a ser copiadas pelos povos das regiões norte e sahelianas, que em nada inovaram. - Essa afirmação minimiza a capacidade de inovação dos povos africanos e não é precisa. d) O deserto do Saara era uma barreira intransponível que impediu o contato entre os povos do norte com os povos do centro-sul do continente africano. - Embora o Saara seja uma barreira, ele não impediu completamente o contato, pois houve rotas comerciais e migrações. e) Esses processos migratórios levaram ao contato entre os povos dessas diferentes regiões africanas e a trocas culturais entre eles. - Esta alternativa é a mais correta, pois reconhece a importância das migrações para o intercâmbio cultural e social entre as diversas populações africanas. Portanto, a alternativa correta é: e) Esses processos migratórios levaram ao contato entre os povos dessas diferentes regiões africanas e a trocas culturais entre eles.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Relatos sobre a África são muito antigos. Os europeus, em muitos dos seus antigos relatos sobre o continente africano destacaram, principalmente, aspectos como o clima africano, além da cor da pele e as características geográficas do continente, como um modo de demarcar as “fronteiras” entre europeus e africanos e desse modo, explicar suas diferenças físicas e culturais como nos explica Thiago S. M. da Silva (2010).
Nesses relatos que serviram de base para as primeiras correntes historiográficas sobre a África, de um modo geral, como o continente africano e suas populações eram retratados?
a. De modo idílico, servindo para corroborar com uma idéia de que o continente africano era um lugar paradisíaco habitado por seres divinos.
b. Essas descrições tratavam os povos africanos como superiores e o continente como um espaço privilegiado em relação aos demais lugares do planeta conhecidos.
c. De modo generalizante, igualando as populações africanas a européias, que só eram diferenciadas por sua cor da pele, que na maioria era relatada enquanto mais escura do que a dos europeus, ou negra.
d. O clima era descrito como mais agradável do que o europeu e por ser o responsável por dotar os africanos de capacidades físicas maiores e, assim, uma força física superior aos demais povos.
e. O clima africano era relatado enquanto mais quente e o responsável pela cor da pele escura da maior parte dos africanos, bem como por segundo esses relatos, deformações sobre as populações africanas que eram descritas de forma inferiorizada.

Mais conteúdos dessa disciplina