Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Barreto e Almeida (2014, p. 10) pode-se resumir o conceito de Educação Escolar "Como todo o processo educacional que acontece dentro de um ambiente escolar", portanto, tem como objetivo.
Assinale a opção correta:
A. A adequação do indivíduo para o trabalho.
B. A formação plena do individuo.
C. Apenas a socialização do indivíduo.
D. Apenas a transmissão de conteúdos.
E. A instrução do indivíduo.
User badge image
Didaticamente

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções em relação ao conceito de Educação Escolar conforme mencionado por Barreto e Almeida. A Educação Escolar visa não apenas a preparação para o trabalho, mas também a formação integral do indivíduo, que inclui aspectos sociais, emocionais e cognitivos. Vamos analisar as alternativas: A. A adequação do indivíduo para o trabalho. - Isso é um aspecto, mas não abrange a totalidade da educação escolar. B. A formação plena do indivíduo. - Esta opção reflete a ideia de que a educação deve desenvolver todas as potencialidades do aluno, o que está alinhado com o conceito de educação integral. C. Apenas a socialização do indivíduo. - A socialização é importante, mas é apenas um dos aspectos da educação. D. Apenas a transmissão de conteúdos. - Isso é uma visão limitada da educação, que não considera o desenvolvimento integral do aluno. E. A instrução do indivíduo. - Embora a instrução seja parte da educação, não é o único objetivo. Diante dessa análise, a opção que melhor representa o objetivo da Educação Escolar, conforme o conceito apresentado, é: B. A formação plena do indivíduo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Antonio Carlos Gil (2018) em sua obra Didática do Ensino Superior, no tópico sobre as 'Abordagens do processo de ensino', o autor afirma que na abordagem Sociocultural um dos 'Principais representantes desta corrente é Paulo Freire, para quem a verdadeira educação é a educação problematizadora, que auxilia na superação da relação opressor-oprimido. A essência desta educação é a dialogicidade, por meio da qual educador e educando tornam-se sujeitos de um processo em que crescem juntos'. Além dessa afirmativa, outras características sobre a Abordagem Sociocultural envolvem o processo de aprendizagem.
Nas afirmativas a seguir, marcar (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso sobre a Abordagem Sociocultural:
( ) O ser humano torna-se efetivamente um 'ser sujeito' à medida que, integrado ao seu contexto, reflete sobre ele e toma consciência de sua historicidade.
( ) A educação torna-se, portanto, fator de suma importância na passagem das formas mais primitivas de consciência para uma consciência crítica.
( ) O conhecimento deve ser entendido como uma transformação contínua, e não transmissão de conteúdos programados.
( ) O ensino é caracterizado pelo verbalismo do professor e pela memorização do aluno.
( ) O ensino se dá num processo que tem como modelo a instrução programada, na qual assume fundamental importância o controle do trabalho pelo professor, não interessando tanto a atividade mais autônoma do estudante.
A. F - F - F - V - V
B. V - F - F - V - F
C. F - F - F - F - F
D. V - V - V - F - F
E. V - V - V - V - V

Durante a formação e atuação profissional docente entendemos que a discussão sobre a Didática deve estar atrelada a compreensão da prática e dos elementos que compõe as relações pedagógicas, algo afirmado e explicado por Malheiros em sua obra 'Didática Geral' (2019, p. 61).
Sobre a importância dos relacionamentos dos indivíduos que participação da ação educativa na Didática que influenciam o processo de ensino e aprendizagem explicado pelo autor supradito, pode-se identificar as seguintes alternativas, sinalizando V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Não é possível discutir a didática sem abordar a questão do relacionamento que se estabelece em sala de aula entre o professor e os alunos.
( ) A teoria pedagógica é a parte principal da formação docente por construir a base necessária sobre o aprendizado do aluno.
( ) A prática pedagógica é construída quando o professor e aluno reconhecem a importância do aprendizado e que o relacionamento entre ambos não faz parte do processo pedagógico, pois integram uma concepção definida apenas para o bom convívio social escolar.
( ) A didática é um campo de estudo que se dedica a buscar caminhos que façam com que o ensino se traduza em aprendizagem.
( ) O relacionamento entre professor e aluno é algo pouco significativo e sem notoriedade na Educação, por isso devendo a atuação em sala de aula contemplar a uma Didática que possa assumir a explanação dos conteúdos e verificação de atividades.
A. F - F - F - F - F
B. V - V - V - V - V
C. V - F - F - V - F
D. F - F - F - V - V
E. V - V - V - F - F

Em relação ao psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner, como um dos mais significativos na abordagem comportamentalista apontada por Mizukami (2019), e que formulou estudos sobre o conhecimento como base na experiência planejada, produto direto da experiência.
Sendo assim, considerando esse pensamento, julgue os itens sinalizando (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso sobre a abordagem comportamentalista:
( ) Em Skinner o conhecimento em relação ao ser humano, implica em todo organismo vital, sendo que o produto do conhecimento pode aumentar seu controle sobre o meio e a sociedade, colocando-o a seu serviço e domínio.
( ) Skinner afirma que o conhecimento faz parte do desenvolvimento do ser humano e consiste, de forma genérica, em se alcançar o mínimo de operacionalidade em suas atividades.
( ) O grau de operatividade - motora, verbal e mental - foram elementos fundamentais para os estudos de Skinner sobre o conhecimento porque verificava o nível de desenvolvimento alcançado, assim como possui um grau de visão de organização do mundo pelo indivíduo.
( ) Para Skinner, o comportamento é um desses objetos de estudo que não pede método hipotético-dedutivo. O conhecimento, portanto, é estruturado indutivamente, via experiência.
( ) Skinner não se preocupou com processos, construtos intermediários, com o que hipoteticamente poderia ocorrer na mente do indivíduo durante o processo de aprendizagem. Preocupou-se com o controle do comportamento observável. Esses processos, para ele, são neurológicos e obedecem a certas leis que podem ser identificadas. Os processos intermediários geram e mantêm relações funcionais entre estímulos e respostas.
A. V - V - V - V - V
B. F - F - F - V - V
C. V - F - F - V - F
D. V - V - V - F - F
E. F - F - F - F - F

Mais conteúdos dessa disciplina