Logo Passei Direto
Buscar
Apesar de ter sido considerada um movimento de renovação pedagógica nas primeiras décadas do século XX em diversos países, no Brasil, as perspectivas desse movimento não foram suficientes para abalar as concepções conservadoras das elites, em relação aos métodos didáticos utilizados nas escolas.
Estamos mencionando nesse trecho sobre. Assinale a opção correta:
A. As normas da Ratio Studiorum.
B. A Escola Nova.
C. Ideias educacionais brasileiras de transição durante a política Imperial para República.
D. A pedagogia Jesuítica.
E. A reforma Pombalina.
User badge image
Didaticamente

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

O trecho menciona um movimento de renovação pedagógica que ocorreu nas primeiras décadas do século XX, mas que no Brasil não conseguiu abalar as concepções conservadoras das elites em relação aos métodos didáticos. Analisando as opções: A. As normas da Ratio Studiorum - Refere-se ao sistema educacional jesuíta, que não se encaixa no contexto de renovação pedagógica do século XX. B. A Escola Nova - Este movimento é exatamente o que se refere à renovação pedagógica, buscando novas abordagens e métodos didáticos, mas o trecho menciona que não teve impacto suficiente no Brasil. C. Ideias educacionais brasileiras de transição durante a política Imperial para República - Embora possa ter relação com mudanças, não é especificamente um movimento de renovação pedagógica. D. A pedagogia Jesuítica - Relaciona-se mais com métodos tradicionais e conservadores, não com a renovação. E. A reforma Pombalina - Refere-se a reformas educacionais do século XVIII, que também não se encaixam no contexto do século XX. Diante disso, a opção que melhor se encaixa no contexto do trecho, mencionando um movimento de renovação pedagógica que não teve impacto significativo no Brasil, é: B. A Escola Nova.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Antonio Carlos Gil (2018) em sua obra Didática do Ensino Superior, no tópico sobre as 'Abordagens do processo de ensino', o autor afirma que na abordagem Sociocultural um dos 'Principais representantes desta corrente é Paulo Freire, para quem a verdadeira educação é a educação problematizadora, que auxilia na superação da relação opressor-oprimido. A essência desta educação é a dialogicidade, por meio da qual educador e educando tornam-se sujeitos de um processo em que crescem juntos'. Além dessa afirmativa, outras características sobre a Abordagem Sociocultural envolvem o processo de aprendizagem.
Nas afirmativas a seguir, marcar (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso sobre a Abordagem Sociocultural:
( ) O ser humano torna-se efetivamente um 'ser sujeito' à medida que, integrado ao seu contexto, reflete sobre ele e toma consciência de sua historicidade.
( ) A educação torna-se, portanto, fator de suma importância na passagem das formas mais primitivas de consciência para uma consciência crítica.
( ) O conhecimento deve ser entendido como uma transformação contínua, e não transmissão de conteúdos programados.
( ) O ensino é caracterizado pelo verbalismo do professor e pela memorização do aluno.
( ) O ensino se dá num processo que tem como modelo a instrução programada, na qual assume fundamental importância o controle do trabalho pelo professor, não interessando tanto a atividade mais autônoma do estudante.
A. F - F - F - V - V
B. V - F - F - V - F
C. F - F - F - F - F
D. V - V - V - F - F
E. V - V - V - V - V

Durante a formação e atuação profissional docente entendemos que a discussão sobre a Didática deve estar atrelada a compreensão da prática e dos elementos que compõe as relações pedagógicas, algo afirmado e explicado por Malheiros em sua obra 'Didática Geral' (2019, p. 61).
Sobre a importância dos relacionamentos dos indivíduos que participação da ação educativa na Didática que influenciam o processo de ensino e aprendizagem explicado pelo autor supradito, pode-se identificar as seguintes alternativas, sinalizando V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Não é possível discutir a didática sem abordar a questão do relacionamento que se estabelece em sala de aula entre o professor e os alunos.
( ) A teoria pedagógica é a parte principal da formação docente por construir a base necessária sobre o aprendizado do aluno.
( ) A prática pedagógica é construída quando o professor e aluno reconhecem a importância do aprendizado e que o relacionamento entre ambos não faz parte do processo pedagógico, pois integram uma concepção definida apenas para o bom convívio social escolar.
( ) A didática é um campo de estudo que se dedica a buscar caminhos que façam com que o ensino se traduza em aprendizagem.
( ) O relacionamento entre professor e aluno é algo pouco significativo e sem notoriedade na Educação, por isso devendo a atuação em sala de aula contemplar a uma Didática que possa assumir a explanação dos conteúdos e verificação de atividades.
A. F - F - F - F - F
B. V - V - V - V - V
C. V - F - F - V - F
D. F - F - F - V - V
E. V - V - V - F - F

Em relação ao psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner, como um dos mais significativos na abordagem comportamentalista apontada por Mizukami (2019), e que formulou estudos sobre o conhecimento como base na experiência planejada, produto direto da experiência.
Sendo assim, considerando esse pensamento, julgue os itens sinalizando (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso sobre a abordagem comportamentalista:
( ) Em Skinner o conhecimento em relação ao ser humano, implica em todo organismo vital, sendo que o produto do conhecimento pode aumentar seu controle sobre o meio e a sociedade, colocando-o a seu serviço e domínio.
( ) Skinner afirma que o conhecimento faz parte do desenvolvimento do ser humano e consiste, de forma genérica, em se alcançar o mínimo de operacionalidade em suas atividades.
( ) O grau de operatividade - motora, verbal e mental - foram elementos fundamentais para os estudos de Skinner sobre o conhecimento porque verificava o nível de desenvolvimento alcançado, assim como possui um grau de visão de organização do mundo pelo indivíduo.
( ) Para Skinner, o comportamento é um desses objetos de estudo que não pede método hipotético-dedutivo. O conhecimento, portanto, é estruturado indutivamente, via experiência.
( ) Skinner não se preocupou com processos, construtos intermediários, com o que hipoteticamente poderia ocorrer na mente do indivíduo durante o processo de aprendizagem. Preocupou-se com o controle do comportamento observável. Esses processos, para ele, são neurológicos e obedecem a certas leis que podem ser identificadas. Os processos intermediários geram e mantêm relações funcionais entre estímulos e respostas.
A. V - V - V - V - V
B. F - F - F - V - V
C. V - F - F - V - F
D. V - V - V - F - F
E. F - F - F - F - F

Quando o autor Bruno T. Malheiros na sua obra "Didática Geral", afirma no trecho que "É no conviver com o outro, portanto, que o homem se torna humano de tal forma que não seria exagero afirmar que é na relação com o outro que o homem se educa. Paulo Freire (1921-1997) foi um dos grandes defensores do uso adequado do diálogo na relação pedagógica" (2019).
A opção que assinala a sequência correta é:
( ) Ele não formulou propriamente uma teoria acerca do diálogo nas práticas educacionais, mas seus escritos deixam clara sua posição quanto à necessidade de ouvir, de trocar. Ao afirmar que um não é capaz de educar o outro (no caso, o professor e o aluno), sua visão sobre o processo dialógico coloca educadores e educandos no mesmo plano. Por essa razão, sua concepção de ensino é calcada na horizontalidade.
( ) A interação professor-aluno é reduzida ao processo cognitivo de construção de conhecimento, pois se distanciam nas dimensões afetivas e motivacionais.
( ) A posição do educador ao educando deve ser uma relação de imposição, transmissão de conhecimentos e autoridade para gerar disciplina em sala de aula.
( ) A sala de aula, para Paulo Freire, deveria ser um espaço democrático, no qual os alunos tivessem voz. Em seus escritos, uma educação verdadeira só poderia ser concebida se houvesse uma troca autêntica de conhecimentos entre educadores e educandos.
( ) O aluno não pode ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento.
A. F - F - F - V - V
B. V - V - V - F - F
C. V - V - V - V - V
D. V - F - F - V - F
E. F - F - F - F - F

Mais conteúdos dessa disciplina