Logo Passei Direto
Buscar
Duarte (2002) diz que a Cartografia se organiza entorno de dois eixos principais chamados de cartografia fundamental ou básica e cartografia temática, indicando assim algumas diferenças de concepção.
Sobre a definição de cartografia, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assinale a alternativa CORRETA:
A - Cartografia é um conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo como base os resultados de observações diretas ou a análise de documentação já existente, visa a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão gráfica ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como sua utilização.
B - A cartografia é um conjunto que sofre a influência de novos recursos tecnológicos que permite a elaboração de mapas e de outros documentos cartográficos, não somente na forma analógica, mas também digital favorecendo o uso de aplicativos como GPS.
C - A cartografia é um conjunto de estudos influenciada pelo baixo conhecimento dos estudantes e das pessoas em geral na área, tendo o uso limitado de mapas e de outros produtos cartográficos como ferramentas imprescindíveis no fornecimento de informações para o desenvolvimento e gestão do país dificultam a aprendizagem.
D - A Cartografia é um conjunto temático que visa representar eventos e fenômenos (físicos ou não) que ocorrem na superfície da Terra ou em seu entorno. Por exemplo, o especialista em solos precisa representar os diferentes tipos de solos de uma região e para isso utiliza-se de mapas.
User badge image
Desvendando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a definição correta de cartografia segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): A - Esta alternativa apresenta uma definição abrangente da cartografia, incluindo estudos, operações científicas, técnicas e artísticas, além de mencionar a elaboração de mapas e representações gráficas de fenômenos físicos e socioeconômicos. Essa definição está alinhada com o entendimento geral da cartografia. B - Embora mencione a influência de novos recursos tecnológicos e a elaboração de mapas em formatos analógicos e digitais, essa definição é mais restrita e não abrange completamente o conceito de cartografia. C - Esta alternativa foca na limitação do conhecimento das pessoas sobre cartografia e não apresenta uma definição clara do que é a cartografia em si, tornando-a inadequada. D - Embora mencione a representação de eventos e fenômenos, essa definição é mais específica e não abrange a totalidade do que a cartografia representa, que inclui também a elaboração de mapas e outros produtos cartográficos. Após essa análise, a alternativa que melhor representa a definição de cartografia segundo o IBGE é: A - Cartografia é um conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo como base os resultados de observações diretas ou a análise de documentação já existente, visa a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão gráfica ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como sua utilização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Kleiman (2012) afirma que o letramento pode ser entendido como um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, mas esse uso não é qualquer uso, é o uso como sistema simbólico e como tecnologia em contextos específicos e também com objetivos específicos.
Sobre os conceitos acerca do uso da escrita na escola e o uso da escrita fora da escola, assinale a alternativa CORRETA:
A Diferentemente do que muitas vezes é feito de forma restrita na escola ou em instituições responsáveis pelo processo formal de alfabetização, para Soares (2006), o letramento extrapola o mundo da escrita per se, não se restringe ao domínio, mas também se preocupa com o uso do código.
B Dados os aspectos de especificidade, temos, portanto, práticas aleatórias na escola que podem diferir e que efetivamente diferem de práticas de usos fora da escola, por isso a forma de tratar e de utilizar o conhecimento sobre a escrita, mas que não adquirem aspectos diferenciados pelas condições efetivas de uso da escrita.
C Soares (2006: p.58) afirma que o nível de letramento de grupos sociais não estabelece relações fundamentais com as suas práticas sócias, por isso a escrita na escola ou fora dela não são diferentes.
D A escrita escolar, na maioria das vezes, é utilizada apenas para ocupar o tempo dos estudantes com adaptações didáticas e a escrita fora da escola é utilizada em situações específicas sem fins reais de interação desprovida de adaptações didáticas.

Mais conteúdos dessa disciplina