Logo Passei Direto
Buscar
Baseado no fragmento e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente o modo de produção capitalista, moldado pelas relações entre o trabalho assalariado/capital na produção de bens.
Leia o fragmento de texto: “Os estudos desse processo de instalação do capitalismo monopolista apontam seu início para as últimas décadas do século XIX, conforme podemos verificar nos estudos de Hobsbawm, Marx, Engels, Lenin e Almendra, entre outros”.
A Produzir mercadorias com as máquinas, teve seu início no século XXI.
B A produção de mercadorias, não se concentra nas fábricas com colaboradores remunerados.
C Os bens produzidos artesanalmente constituem maioria dentro do regime de produção.
D O trabalhador tem capacidade de comprar todos os bens que produz.
E Produtos e mercadorias pertencem ao capitalista, que lucra com a mais-valia.
User badge image
EducaFit

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao modo de produção capitalista e ao fragmento apresentado: A) Produzir mercadorias com as máquinas, teve seu início no século XXI. - Esta afirmação está incorreta, pois o início da produção capitalista com máquinas remonta ao século XIX, não ao século XXI. B) A produção de mercadorias, não se concentra nas fábricas com colaboradores remunerados. - Esta alternativa é falsa, pois a produção capitalista se concentra, sim, nas fábricas com trabalhadores assalariados. C) Os bens produzidos artesanalmente constituem maioria dentro do regime de produção. - Esta afirmação não é verdadeira no contexto do capitalismo monopolista, onde a produção em massa e industrial é predominante. D) O trabalhador tem capacidade de comprar todos os bens que produz. - Esta alternativa é incorreta, pois, no capitalismo, os trabalhadores muitas vezes não conseguem comprar todos os bens que produzem devido à exploração e à mais-valia. E) Produtos e mercadorias pertencem ao capitalista, que lucra com a mais-valia. - Esta afirmação está correta, pois no modo de produção capitalista, os produtos e mercadorias são de propriedade do capitalista, que obtém lucro através da mais-valia gerada pelo trabalho dos empregados. Portanto, a alternativa correta é: E) Produtos e mercadorias pertencem ao capitalista, que lucra com a mais-valia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a citação: “O que caracteriza essa atividade humana é o caráter de intencionalidade – atividades carregadas de intenções e, portanto, de valores -, que os seres humanos imprimem aos seus afazeres. [...] Esse caráter de intencionalidade carrega o jogo das relações históricas de produção que os homens travam entre si e que eles podem determinar.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: Inter Saberes, 2012, p. 41.
Considerando a citação e os conteúdos da Aula 2, Videoaula do Tema 2 – Trabalho e Educação nas Sociedades escravagistas de Educação e Trabalho, sobre a escravidão dentro da sociedade antiga, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, como o indivíduo se tornava um escravo:
A Em virtude deste indivíduo perder as suas posses, não sustentando mais sua família; e acrescendo a questão da enfermidade, correndo o perigo de extirpar a sua descendência.
B Devido a questões religiosas, pois a sua casta inferior impossibilitava a sua vivência de forma isolada e, como acréscimo, por se tratar de um ser vivente de forma rural, originário dos feudos.
C O indivíduo saía de porta em porta, oferecendo seus serviços como escravo e, ainda, oferecendo seus serviços para cuidar de doentes, em situação terminal.
D Devido às guerras, onde o vencedor dominava o vencido e, ainda, às questões que envolvessem dívidas entre pessoas, e o escravo era utilizado como moeda de troca.

Mais conteúdos dessa disciplina