Logo Passei Direto
Buscar
Leia a seguinte passagem de texto: "Desta forma, uma primeira representação de trabalho que temos é a de sofrimento, castigo, punição. Antes, porém, desse sentido etimológico, herdamos dos gregos a distinção entre trabalho manual e trabalho intelectual. O trabalho intelectual estava destinado às pessoas que tinham tempo livre, que tinham direito ao ócio." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALESE, Rui. Rota de aprendizagem da Aula 1, Tema 2 - Trabalho nas relações sociais. Educação e Trabalho, Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 5.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de aprendizagem da Aula 1, Tema 2 - Trabalho nas relações sociais de Educação e Trabalho, assinale a assertiva que apresenta a etimologia da palavra “trabalho”:
A Trivalente.
B Trópico.
C Trovador.
D Tripalium.
User badge image
EducaFit

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta sobre a etimologia da palavra "trabalho", precisamos considerar a origem da palavra. A etimologia de "trabalho" remete ao latim "tripalium", que era um instrumento de tortura, simbolizando o sofrimento e o castigo associado ao trabalho. Analisando as alternativas: A) Trivalente - Não está relacionada à etimologia de "trabalho". B) Trópico - Também não tem relação com a etimologia da palavra. C) Trovador - Não é a origem da palavra "trabalho". D) Tripalium - Esta é a alternativa correta, pois é a origem etimológica da palavra "trabalho". Portanto, a assertiva que apresenta a etimologia da palavra “trabalho” é: D) Tripalium.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a citação: “O que caracteriza essa atividade humana é o caráter de intencionalidade – atividades carregadas de intenções e, portanto, de valores -, que os seres humanos imprimem aos seus afazeres. [...] Esse caráter de intencionalidade carrega o jogo das relações históricas de produção que os homens travam entre si e que eles podem determinar.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: Inter Saberes, 2012, p. 41.
Considerando a citação e os conteúdos da Aula 2, Videoaula do Tema 2 – Trabalho e Educação nas Sociedades escravagistas de Educação e Trabalho, sobre a escravidão dentro da sociedade antiga, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, como o indivíduo se tornava um escravo:
A Em virtude deste indivíduo perder as suas posses, não sustentando mais sua família; e acrescendo a questão da enfermidade, correndo o perigo de extirpar a sua descendência.
B Devido a questões religiosas, pois a sua casta inferior impossibilitava a sua vivência de forma isolada e, como acréscimo, por se tratar de um ser vivente de forma rural, originário dos feudos.
C O indivíduo saía de porta em porta, oferecendo seus serviços como escravo e, ainda, oferecendo seus serviços para cuidar de doentes, em situação terminal.
D Devido às guerras, onde o vencedor dominava o vencido e, ainda, às questões que envolvessem dívidas entre pessoas, e o escravo era utilizado como moeda de troca.

Mais conteúdos dessa disciplina