Logo Passei Direto
Buscar
Leia a seguinte passagem de texto: "As influências do fordismo na educação vão desde a gestão dos sistemas de ensino até as aulas em sala de aula. Na gestão do sistema de ensino, a influência é facilmente percebida pela forma como a própria gestão acontece, como também nos momentos em que são realizados os planejamentos e mudanças." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALESE, Rui. Rota de aprendizagem da aula 3, tema 4 – Modelo fordista de produção industrial e educação. Educação e Trabalho, Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 11.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de aprendizagem da Aula 3, Tema 4 – Modelo fordista de produção industrial e educação de Educação e Trabalho, assinale a assertiva que corresponde aos três princípios da gestão fordista:
A Menor tempo de produção, menor custo de produção e maior produtividade com menos recursos.
B Maior tempo de produção, gestão militar hierárquica e produção artesanal.
C Maior capital empregado, aumento de carga horária e terceirização.
D Menor tempo de produção, maior carga de trabalho e produção artesanal.
E Menor tempo de produção, menor carga de trabalho e menor produtividade para o conforto do trabalhador.
User badge image
EducaFit

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar os princípios do fordismo, que é um modelo de produção industrial que se caracteriza por algumas características principais: 1. Menor tempo de produção: O fordismo busca otimizar o tempo de produção para aumentar a eficiência. 2. Menor custo de produção: A ideia é reduzir custos através da produção em massa e da padronização. 3. Maior produtividade: O foco é aumentar a produtividade utilizando menos recursos. Agora, vamos analisar as alternativas: A) Menor tempo de produção, menor custo de produção e maior produtividade com menos recursos. - Esta opção reflete bem os princípios do fordismo. B) Maior tempo de produção, gestão militar hierárquica e produção artesanal. - Esta opção não se alinha com os princípios do fordismo, que busca eficiência e produção em massa. C) Maior capital empregado, aumento de carga horária e terceirização. - Esta opção não representa os princípios do fordismo. D) Menor tempo de produção, maior carga de trabalho e produção artesanal. - Embora mencione menor tempo de produção, a carga de trabalho e a produção artesanal não são características do fordismo. E) Menor tempo de produção, menor carga de trabalho e menor produtividade para o conforto do trabalhador. - Esta opção contradiz os princípios do fordismo, que busca maior produtividade. Portanto, a alternativa correta é: A) Menor tempo de produção, menor custo de produção e maior produtividade com menos recursos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a citação: “O que caracteriza essa atividade humana é o caráter de intencionalidade – atividades carregadas de intenções e, portanto, de valores -, que os seres humanos imprimem aos seus afazeres. [...] Esse caráter de intencionalidade carrega o jogo das relações históricas de produção que os homens travam entre si e que eles podem determinar.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: Inter Saberes, 2012, p. 41.
Considerando a citação e os conteúdos da Aula 2, Videoaula do Tema 2 – Trabalho e Educação nas Sociedades escravagistas de Educação e Trabalho, sobre a escravidão dentro da sociedade antiga, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, como o indivíduo se tornava um escravo:
A Em virtude deste indivíduo perder as suas posses, não sustentando mais sua família; e acrescendo a questão da enfermidade, correndo o perigo de extirpar a sua descendência.
B Devido a questões religiosas, pois a sua casta inferior impossibilitava a sua vivência de forma isolada e, como acréscimo, por se tratar de um ser vivente de forma rural, originário dos feudos.
C O indivíduo saía de porta em porta, oferecendo seus serviços como escravo e, ainda, oferecendo seus serviços para cuidar de doentes, em situação terminal.
D Devido às guerras, onde o vencedor dominava o vencido e, ainda, às questões que envolvessem dívidas entre pessoas, e o escravo era utilizado como moeda de troca.

Mais conteúdos dessa disciplina