Logo Passei Direto
Buscar
SAEB, SINAES, ENEM, ENADE são siglas usadas no Brasil para determinadas avaliações. Alguns professores fazem uso de suas provas para planejar suas aulas e a forma de avaliar os alunos. Normalmente atingem um bom desempenho nos resultados dessas avaliações, elevando seu trabalho a resultados excelentes.
Em função disso, podemos afirmar que:
I – O objetivo das avaliações externas consiste exatamente nessa ideia. Os professores precisam desenvolver suas aulas com base nesses exames externos e garantir a aprendizagem dos alunos.
II – O professor pode usar os exames como orientação de suas aulas, mas deverá priorizar a BNCC adequadas à caracterização local e explorar para além dessas avaliações.
III – O foco do ensino em rankings forjados por avaliações externas poderá tirar o foco da aprendizagem, voltando-se apenas para busca de um posicionamento melhor no ranking das escolas.
IV – As avaliações externas devem ajudar a refletir sobre os resultados atingidos pelas escolas e orientar alguns trabalhos pedagógicos que são desenvolvidos na escola.
a. II, III e IV, apenas.
b. III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. II e IV, apenas.
e. I, II e III, apenas.
User badge image
Didaticamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – O objetivo das avaliações externas consiste exatamente nessa ideia. Os professores precisam desenvolver suas aulas com base nesses exames externos e garantir a aprendizagem dos alunos. Falso, embora as avaliações externas possam influenciar o planejamento das aulas, não é correto afirmar que o objetivo delas é que os professores desenvolvam suas aulas exclusivamente com base nesses exames. II – O professor pode usar os exames como orientação de suas aulas, mas deverá priorizar a BNCC adequadas à caracterização local e explorar para além dessas avaliações. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois enfatiza a importância de considerar a BNCC e o contexto local, além das avaliações externas. III – O foco do ensino em rankings forjados por avaliações externas poderá tirar o foco da aprendizagem, voltando-se apenas para busca de um posicionamento melhor no ranking das escolas. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois destaca um problema potencial das avaliações externas, que é a ênfase excessiva em rankings em detrimento da aprendizagem real. IV – As avaliações externas devem ajudar a refletir sobre os resultados atingidos pelas escolas e orientar alguns trabalhos pedagógicos que são desenvolvidos na escola. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as avaliações externas podem servir como uma ferramenta para reflexão e orientação pedagógica. Com base nas análises, os itens verdadeiros são II, III e IV. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: a) II, III e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina