Logo Passei Direto
Buscar
O comportamento organizacional trata, entre outros elementos, do conceito de poder que, por sua vez, é muitas vezes confundido com o conceito de liderança. Tendo em vista que poder corresponde a utilizar outras pessoas ou grupos para atingir seu objetivo, enquanto liderança é a capacidade de influenciar um grupo para a realização de uma visão ou conjunto de metas, aponte a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. O poder é mais efetivo que a liderança, pois quem detém o poder exerce uma admiração na outra pessoa, que busca imitar suas atitudes e valores, contribuindo para o alcance dos resultados esperados por quem detém o poder.
b. O poder se usa da dependência de outrem para dirigi-la ou coagi-la a um objetivo, enquanto que a liderança se usa da compatibilidade de valores para influenciar pessoas.
c. O poder e a liderança se diferenciam pelos seus métodos, enquanto o poder usa táticas de influência, a liderança se usa de apelos inspiradores para alcançar objetivos estratégicos da chefia.
d. Somente o poder, e não a liderança, é capaz de influenciar o comportamento das pessoas e de toda organização, impactando nos processos de trabalho, relações interpessoais e nos resultados da produtividade organizacional.
e. Todo gestor, em seu cargo de chefia, tem seu poder legítimo diante de sua equipe, no entanto isso não ocorre com toda a liderança que ocupa cargo de chefia, uma vez que as pessoas que estão sob sua influência podem não compartilhar dos mesmos valores do líder.
User badge image
ComportamentoHumano360

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) O poder é mais efetivo que a liderança, pois quem detém o poder exerce uma admiração na outra pessoa, que busca imitar suas atitudes e valores, contribuindo para o alcance dos resultados esperados por quem detém o poder. - Essa afirmação confunde poder com uma forma de influência que não necessariamente se baseia em admiração. b) O poder se usa da dependência de outrem para dirigi-la ou coagi-la a um objetivo, enquanto que a liderança se usa da compatibilidade de valores para influenciar pessoas. - Esta alternativa apresenta uma boa distinção entre poder e liderança, enfatizando a dependência e a compatibilidade de valores. c) O poder e a liderança se diferenciam pelos seus métodos, enquanto o poder usa táticas de influência, a liderança se usa de apelos inspiradores para alcançar objetivos estratégicos da chefia. - Embora mencione métodos, não aborda a essência da diferença entre poder e liderança de forma clara. d) Somente o poder, e não a liderança, é capaz de influenciar o comportamento das pessoas e de toda organização, impactando nos processos de trabalho, relações interpessoais e nos resultados da produtividade organizacional. - Essa afirmação é incorreta, pois a liderança também tem um papel significativo na influência do comportamento organizacional. e) Todo gestor, em seu cargo de chefia, tem seu poder legítimo diante de sua equipe, no entanto isso não ocorre com toda a liderança que ocupa cargo de chefia, uma vez que as pessoas que estão sob sua influência podem não compartilhar dos mesmos valores do líder. - Esta alternativa aborda a diferença entre poder legítimo e liderança, destacando que nem todo líder é seguido por seus valores. A alternativa que melhor reflete a distinção entre poder e liderança, considerando a dependência e a compatibilidade de valores, é: b) O poder se usa da dependência de outrem para dirigi-la ou coagi-la a um objetivo, enquanto que a liderança se usa da compatibilidade de valores para influenciar pessoas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação à motivação, se observa diferentes teorias, entre elas a Teoria das Necessidades de Maslow, Teoria ERC de Alderfer, Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, Teoria de McClelland, Teoria da Expectativa, Teoria do Behaviorismo, Teoria da Equidade, Teoria da Meta, entre outras. No tocante à Teoria das Necessidades de Maslow, considerada por estudiosos como uma das principais teorias motivacionais, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Nessa teoria acredita-se que o reconhecimento e a possibilidade de crescimento pessoal são os principais fatores motivacionais das pessoas, seguidos pelos fatores salário e benefícios.
b. Nessa teoria a motivação só ocorre por meio do estímulo do ambiente, podendo ser modificado pelo controle do estímulo a ser inserido no indivíduo.
c. Nessa teoria as necessidades são tidas como inconscientes e impossíveis de mensurar, no entanto acredita-se que a motivação esteja ligada à necessidade de satisfação da pessoa em relação à qualidade de vida no trabalho, vida social e outros ambientes.
d. Nessa teoria afirma-se que as pessoas podem satisfazer as suas necessidades de acordo com a prioridade daquele momento, sem que haja uma hierarquia de necessidades.
e. Nessa teoria afirma-se que as pessoas possuem necessidades prioritárias, dispostas em níveis hierárquicos escalonados, e que quando as necessidades mais baixas são atendidas, a motivação se volta para uma necessidade imediatamente mais elevada.

A abordagem do comportamento organizacional se mostra interessante para aplicações práticas, crescimento pessoal e maior conhecimento. Nesse sentido, aponte a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. A dimensão das aplicações práticas é, sem dúvida, o maior motivador da abordagem do comportamento organizacional, pois permite ao gestor a adoção de medidas voltadas ao melhor desempenho possível, único elemento indispensável para a sobrevivência e estabilidade da organização.
b. Por meio da abordagem do comportamento organizacional, os colaboradores se conscientizam sobre a importância do crescimento pessoal e passam a buscar, cada vez mais, diplomas e capacitações indispensáveis para o alcance das estratégias organizacionais.
c. Por meio da abordagem do comportamento organizacional, os colaboradores podem desenvolver seu pensamento crítico tornando dispensáveis os cargos de liderança, que só aumentam a estrutura hierárquica nas organizações e pouco agregam às suas estratégias.
d. Por meio da abordagem do comportamento organizacional, os gestores podem desenvolver uma liderança que satisfaça às exigências de situações complexas, que esteja perceptiva aos relacionamentos interpessoais e possa desenvolver o pensamento crítico em todos os envolvidos.
e. A dimensão tida como maior conhecimento permite aos colaboradores refletirem sobre as aplicações práticas e crescimento pessoal, por isso pode ser considerada o principal motivador da abordagem do comportamento organizacional.

Mais conteúdos dessa disciplina