Logo Passei Direto
Buscar
Uma professora de Ensino Fundamental é convidada a assumir uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apesar de estar muito sobrecarregada, ela aceita a oferta, afinal, já possui todo o material das aulas preparado.
Considerando os estudos sobre o desenvolvimento humano, marque a alternativa abaixo que melhor analisa o pensamento dessa professora.
A) Ela está errada, pois, independentemente de seus esforços, os idosos não têm capacidade de se desenvolverem.
B) Ela está correta, uma vez que todas as turmas são iguais, independentemente não apenas do pertencimento etário, mas também sociocultural.
C) Os estudos do desenvolvimento não trazem contribuições para a educação escolar.
D) Ela está errada, pois deve considerar a etapa de vida dos alunos para planejar a aula.
E) Ela está correta, afinal, independentemente da idade do estudante, o conteúdo deve ser ministrado da mesma forma para todos.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o desenvolvimento humano e as particularidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA): A) Ela está errada, pois, independentemente de seus esforços, os idosos não têm capacidade de se desenvolverem. - Esta afirmação é incorreta, pois todos têm capacidade de desenvolvimento, independentemente da idade. B) Ela está correta, uma vez que todas as turmas são iguais, independentemente não apenas do pertencimento etário, mas também sociocultural. - Esta afirmação é errada, pois as turmas de EJA têm características e necessidades específicas que devem ser consideradas. C) Os estudos do desenvolvimento não trazem contribuições para a educação escolar. - Esta afirmação é falsa, pois os estudos sobre desenvolvimento humano são fundamentais para a prática educativa. D) Ela está errada, pois deve considerar a etapa de vida dos alunos para planejar a aula. - Esta afirmação é correta, pois a professora deve adaptar seu planejamento às características e necessidades dos alunos da EJA, que podem ser diferentes das de uma turma de Ensino Fundamental. E) Ela está correta, afinal, independentemente da idade do estudante, o conteúdo deve ser ministrado da mesma forma para todos. - Esta afirmação é incorreta, pois o ensino deve ser adaptado às diferentes idades e contextos dos alunos. Portanto, a alternativa que melhor analisa o pensamento da professora é: D) Ela está errada, pois deve considerar a etapa de vida dos alunos para planejar a aula.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Maria, uma aluna com dificuldades de interação com outros adolescentes, é convidada pela professora de Química para participar do grupo de estudos sobre balanceamento de equações. A mãe da estudante, no dia seguinte, se dirige à escola e reclama com a direção que a educadora quer que a filha estude mais, apesar de saber que seu problema é fazer amigos e não compreender a matéria.
A genitora:
A) conhece os estudos do desenvolvimento humano e sabe que o desenvolvimento psicossocial é o mais relevante de todos, independentemente da situação e do contexto.
B) conhece os estudos do desenvolvimento humano e sabe que um tipo de desenvolvimento não interfere no outro. Ou seja, a escola deveria ter criado uma estratégia puramente psicossocial para auxiliar Maria em sua dificuldade para fazer amigos.
C) não conhece os estudos do desenvolvimento humano, pois não sabe que o desenvolvimento cognitivo é o mais importante de todos. Ou seja, Maria não tem problema sério.
D) não conhece os estudos do desenvolvimento humano, pois não sabe que o desenvolvimento cognitivo pode influenciar o desenvolvimento psicossocial, assim, Maria, ao ajudar os colegas, pode fazer amigos. Ou seja, a estratégia da professora foi proposital, para ajudar Maria.
E) não conhece os estudos do desenvolvimento humano, pois não sabe que se a pessoa tem dificuldade em um tipo de desenvolvimento, necessariamente o terá em todos. Ou seja, se Maria tem problemas para fazer amigos (desenvolvimento psicossocial), ela terá dificuldades para compreender a matéria (desenvolvimento cognitivo).

Mais conteúdos dessa disciplina