Os princípios constitucionais podem ser compreendidos como o conjunto de normas que revelam a ideologia da Constituição, seus postulados básicos e seus objetivos. No campo tributário, existe uma série de princípios e normas que visam garantir o respeito aos direitos do cidadão, de forma que o Estado não venha a exceder seu direito de instituir e cobrar tributos. Em relação a esse assunto, assinale a opção que corresponde à correta aplicação do princípio constitucional indicado.
A - E vedado instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente: Princípio da anterioridade.
B - A lei aplica-se aos fatos que ocorrem necessariamente após sua entrada em vigor, não podendo retroagir para alcançar fatos já ocorridos: Princípio da isonomia tributária.
C - Para que determinado aumento ou novo tributo seja cobrado, deverá o ente aguardar o exercicio seguinte à vigência da nova lei: Princípio da capacidade contributiva.
D - A legislação tributária deve procurar medir a capacidade contributiva de cada particular para graduar sua tributação de forma mais justa: Princípio da irretroatividade tributária.
E - Quanto mais supérfluos forem os produtos, tanto maior será a alíquota que sobre eles incidirá e, ao contrário, se de primeira necessidade, as alíquotas devem ser abrandadas ou, dependendo do caso, até zeradas: Princípio da seletividade.
Ed
há 6 meses
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta aplicação do princípio constitucional indicado: A - É vedado instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente: Princípio da anterioridade. Análise: O princípio da anterioridade se refere ao fato de que a lei tributária não pode ser aplicada antes de sua publicação, e não trata de tratamento desigual. B - A lei aplica-se aos fatos que ocorrem necessariamente após sua entrada em vigor, não podendo retroagir para alcançar fatos já ocorridos: Princípio da isonomia tributária. Análise: O princípio da isonomia tributária diz respeito à igualdade entre contribuintes, e não à aplicação da lei em relação ao tempo. C - Para que determinado aumento ou novo tributo seja cobrado, deverá o ente aguardar o exercício seguinte à vigência da nova lei: Princípio da capacidade contributiva. Análise: O princípio da capacidade contributiva se refere à adequação da tributação à capacidade financeira do contribuinte, e não à vigência da lei. D - A legislação tributária deve procurar medir a capacidade contributiva de cada particular para graduar sua tributação de forma mais justa: Princípio da irretroatividade tributária. Análise: O princípio da irretroatividade tributária diz que a lei não pode retroagir para afetar fatos anteriores à sua vigência, e não se relaciona com a capacidade contributiva. E - Quanto mais supérfluos forem os produtos, tanto maior será a alíquota que sobre eles incidirá e, ao contrário, se de primeira necessidade, as alíquotas devem ser abrandadas ou, dependendo do caso, até zeradas: Princípio da seletividade. Análise: O princípio da seletividade se refere à aplicação de alíquotas diferenciadas conforme a essencialidade dos produtos, o que está correto. A alternativa correta, que corresponde à aplicação do princípio constitucional indicado, é: E - Quanto mais supérfluos forem os produtos, tanto maior será a alíquota que sobre eles incidirá e, ao contrário, se de primeira necessidade, as alíquotas devem ser abrandadas ou, dependendo do caso, até zeradas: Princípio da seletividade.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade