Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
São todos os animais aquáticos que servem de alimento para o homem, obtidos de água doce ou salgada, por diferentes processos de captura ou pesca. Caracterizam-se por animais de sangue frio que têm o corpo dividido em três partes: cabeça, tronco e cauda. Podem ser consumidos diretamente ou aproveitados para industrialização, utilizando-se a carne, as ovas e os ovos ou os derivados: gelatina, farinha de peixe, concentrado de proteína de peixe (CPP), gordura ou óleo do fígado, produtos defumados, entre outros.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que é verdadeira:
a. Lula e polvo são cetáceos de pequeno porte, com valor nutricional semelhante aos dos peixes finos.
b. Os peixes de água salgada são ótimas fontes de iodo, de proteínas de alto valor biológico e de ômega 3.
c. Peixes frescos tem a carne firme, olhos, olhos pequenos e opacos e ventre abaulado, indicando que estavam se alimentando regularmente antes de serem pescados.
d. Os crustáceos como as outras e a vieiras, são nutritivos e desprovidos de gordura, possuem alto teor de colesterol e sódio, vitaminas e iodo.
e. Peixes populares como o cação, o surubim e a truta, não podem ser aproveitados pela indústria de alimentos, devido ao baixíssimo teor de gordura.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: a) Lula e polvo são cetáceos de pequeno porte, com valor nutricional semelhante aos dos peixes finos. - Esta afirmação está errada, pois lula e polvo são moluscos, não cetáceos. b) Os peixes de água salgada são ótimas fontes de iodo, de proteínas de alto valor biológico e de ômega 3. - Esta afirmação é verdadeira, pois peixes de água salgada realmente são conhecidos por serem ricos em iodo, proteínas e ácidos graxos ômega 3. c) Peixes frescos têm a carne firme, olhos pequenos e opacos e ventre abaulado, indicando que estavam se alimentando regularmente antes de serem pescados. - Esta afirmação está incorreta, pois peixes frescos têm olhos claros e brilhantes, não opacos. d) Os crustáceos como as outras e a vieiras, são nutritivos e desprovidos de gordura, possuem alto teor de colesterol e sódio, vitaminas e iodo. - Esta afirmação é parcialmente verdadeira, mas crustáceos não são desprovidos de gordura. e) Peixes populares como o cação, o surubim e a truta, não podem ser aproveitados pela indústria de alimentos, devido ao baixíssimo teor de gordura. - Esta afirmação é falsa, pois esses peixes podem ser aproveitados pela indústria de alimentos e não têm necessariamente baixíssimo teor de gordura. Portanto, a alternativa correta é: b) Os peixes de água salgada são ótimas fontes de iodo, de proteínas de alto valor biológico e de ômega 3.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

As etapas que sucedem a cocção dos alimentos são a espera pós-cocção, a distribuição, o resfriamento, o porcionamento, o acondicionamento e o transporte dos alimentos. Não necessariamente os serviços de alimentação realizam todas essas etapas na produção dos alimentos, alguns alimentos que seguem para a distribuição quente, por exemplo, não necessitam de resfriamento. Quando essas etapas forem utilizadas, alguns parâmetros de boas práticas devem ser respeitados. Após a cocção, os alimentos seguem para a espera pós-cocção ou distribuição.
Analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I- Os alimentos quentes devem ser mantidos a 60°C por no máximo 6 horas, e os alimentos frios devem ser mantidos abaixo de 10°C.
II - Os alimentos mantidos em espera, que já sofreram cocção inicial e perderam temperatura, devem atingir novamente a temperatura de 60° C por 5 minutos.
III - Na distribuição dos alimentos em buffet ou sistemas de auto-serviços, os alimentos devem estar aquecidos e levados ao balcão refrigerado em bowls, para repor os alimentos que estão acabando nas cubas.
IV- Nos balcões quentes, os alimentos devem ser mantidos em banho-maria, com temperatura da água ajustada a 80 ºC e 90 ºC.
a. Apenas as alternativas I e a IV estão corretas.
b. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
e. Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.

A legislação sanitária federal, elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), regulamenta as medidas de boas práticas em caráter geral, aplicável a todo tipo de indústria de alimentos e serviço de alimentação, e também de caráter específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos.
Em relação às normas de boas práticas para manipulação de alimentos, assinale a alternativa correta.
a. Os alimentos submetidos ao descongelamento devem ser mantidos sob refrigeração se não forem imediatamente utilizados, podendo ser recongelados.
b. O tempo para o consumo do alimento preparado e conservado sob refrigeração à temperatura de 4°C, ou inferior, deve ser de 10 dias.
c. Os meios de transporte do alimento preparado devem ser higienizados, sendo adotadas medidas a fim de garantir a ausência de vetores e pragas urbanas. Os veículos devem ser dotados de cobertura para proteção da carga, podendo assim transportar outras cargas.
d. A temperatura do alimento preparado deve ser reduzida de 60°C a 10°C em até 12 horas. Em seguida, o mesmo deve ser conservado sob refrigeração a temperaturas inferiores a 5°C, ou congelado à temperatura igual ou inferior a –18°C.
e. Para conservação sob refrigeração ou congelamento, os alimentos devem ser previamente submetidos ao processo de resfriamento. O processo de resfriamento de um alimento preparado deve ser realizado de forma a minimizar o risco de contaminação cruzada e a permanência do mesmo em temperaturas que favoreçam a multiplicação microbiana.

O desperdício dos alimentos gera prejuízo em torno de 10 bilhões de dólares por ano ao Brasil, mesmo sabendo-se que o uso dos recursos alimentares é tão importante quanto o reaproveitamento dos produtos alimentícios. O controle desse desperdício pode ser realizado por meio de indicadores importantes como o excesso de aparas inaproveitáveis no pré-preparo dos alimentos, assim como de sobras e restos de produtos rejeitados nos pratos.
Diante do exposto acima, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): para as afirmativas abaixo:
( ) Para reduzir o desperdício de óleo de soja na produção de empanados e croquetes, recomenda-se a substituição por azeite de oliva, uma vez que esse produto, além de ser adequado ao processo de fritura, pode ser reaproveitado.
( ) O fator de cocção é a relação entre a quantidade de alimento cozido, pronto para consumo, e a quantidade de alimento limpo e cru, obtido no pré-preparo. Esse fator está associado ao rendimento do alimento em determinada preparação.
( ) O congelamento de frutas forma cristais de gelo no seu interior, mudando sua consistência, sendo indicado apenas em frutas subdivididas, polpas e sucos frescos ou concentrados de frutas.
( ) As fichas técnicas de preparação têm o objetivo de diminuir as perdas na cozinha porque padroniza as quantidades de alimentos utilizados e determina os produtos que comporão os pratos, evitando excessos.
( ) Produtos com manchas e brotos podem não ter o mesmo valor comercial, mas podem ser aproveitados desde que esses defeitos sejam removidos na etapa do pré-preparo.
a. F, F, V, V, V.
b. V, F, V, V, F.
c. V, F, V, F, F.
d. F, V, V, V, V.
e. F, V, F, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina