Logo Passei Direto
Buscar
Valéria, professora do 3º ano do Ensino Fundamental, recebeu, em sua turma, um aluno com Deficiência Intelectual. No decorrer do ano, o aluno esteve inserido em sala de aula, no entanto não participou das atividades realizadas na turma. O aluno não tem nada escrito no livro e muito menos no caderno. Na escola, nem o lápis ele pega. Compreende-se que ocorre em sala de aula a ausência de mediações e de interações sociais. No entanto, vale destacar que as interações sociais são essenciais para o desenvolvimento do aluno com deficiência/transtornos.
Sobre a importância das interações, Vygotsky (1997) destaca que a deficiência do indivíduo em algumas situações passa a ser determinada pelas relações sociais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas sobre a deficiência primária e deficiência secundária:
( ) A deficiência primária compreende o desenvolvimento do sujeito, com base nas interações sociais.
( ) A deficiência primária compreende as lesões orgânicas, lesões cerebrais, malformações orgânicas e alterações cromossômicas.
( ) Deficiência secundária compreende o desenvolvimento do sujeito, com base nas interações sociais.
( ) Deficiência secundária compreende as lesões orgânicas, lesões cerebrais, malformações orgânicas e alterações cromossômicas.
A V - V - V - V.
B F - V - V - F.
C F - F - V - F.
User badge image
Tópicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre deficiência primária e secundária: ( ) A deficiência primária compreende o desenvolvimento do sujeito, com base nas interações sociais. É falsa (F). A deficiência primária está relacionada a condições orgânicas e não ao desenvolvimento social. ( ) A deficiência primária compreende as lesões orgânicas, lesões cerebrais, malformações orgânicas e alterações cromossômicas. É verdadeira (V). A deficiência primária refere-se a condições que têm origem em fatores biológicos e orgânicos. ( ) Deficiência secundária compreende o desenvolvimento do sujeito, com base nas interações sociais. É verdadeira (V). A deficiência secundária está relacionada ao impacto das interações sociais e do ambiente no desenvolvimento do indivíduo. ( ) Deficiência secundária compreende as lesões orgânicas, lesões cerebrais, malformações orgânicas e alterações cromossômicas. É falsa (F). A deficiência secundária não se refere a lesões orgânicas, mas sim a consequências sociais e ambientais que afetam o desenvolvimento. Portanto, a sequência correta é: F - V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é: B) F - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O DSM-5 tornou-se um dos principais sistemas de classificação, resultando das pesquisas de profissionais de diferentes áreas que trabalharam intensamente revisando evidências sobre a validade dos critérios diagnósticos. Assim, o DSM-5 pode ser considerado “uma fonte segura e cientificamente embasada para a aplicação em pesquisas e na prática clínica” (ARAÚJO, 2014, p. 68). Mediante as pesquisas realizadas, cabe destacarmos que os “Transtornos Geralmente Diagnosticados pela Primeira Vez na Infância ou na Adolescência”, que fazem parte do DSM-4, foram substituídos na DSM-5 por “Transtornos do Neurodesenvolvimento”.
Sobre os transtornos do neurodesenvolvimento, classifique V para verdadeira e F para falsa:
( ) Os transtornos do neurodesenvolvimento, segundo a DSM-5, são um conjunto de condições que se iniciam no período de desenvolvimento do sujeito, geralmente antes do ingresso na escola.
( ) Os déficits característicos do transtorno do neurodesenvolvimento vão de limitações específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas a prejuízos em habilidades sociais, ou até mesmo deficiência intelectual, transtornos da comunicação, transtorno do espectro autista, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno específico da aprendizagem, transtornos motores e outros transtornos do neurodesenvolvimento.
( ) Os déficits característicos dos transtornos do neurodesenvolvimento envolvem somente a deficiência intelectual.
A F – F - V.
B V – F - V.
C V – V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina