Logo Passei Direto
Buscar
Dermeval Saviani foi um autor de relevância para uma melhor compreensão do contexto político, econômico e social brasileiro, contribuindo para a formação crítica dos educadores brasileiros.
Considerando tais informações, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A escola tem a função de suprir as deficiências dos estudantes.
( ) A escola tem a função de ignorar os conflitos econômicos e sociais brasileiros.
( ) A escola pode possibilitar a classificação dos estudantes, pois dessa forma pode ensinar melhor.
( ) A escola precisa lutar contra a seletividade presente na sociedade.
( ) Uma educação emancipatória não é a mesma coisa que uma educação classificatória.
( ) Um currículo emancipatório exige posicionamento e revisão de lógicas hegemônicas.
a ) V, V, F, V, V, V
b ) V, F, F, V, V, F
c ) F, V, V, V, F, V
d ) F, F, F, V, V, V
e ) F, F, V, F, V, V
User badge image
EducaFit

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a contribuição de Dermeval Saviani para a educação: ( ) A escola tem a função de suprir as deficiências dos estudantes. É verdadeira (V). A escola deve atuar para suprir as deficiências e promover o aprendizado de todos os estudantes. ( ) A escola tem a função de ignorar os conflitos econômicos e sociais brasileiros. É falsa (F). A escola deve abordar e discutir os conflitos sociais e econômicos, não ignorá-los. ( ) A escola pode possibilitar a classificação dos estudantes, pois dessa forma pode ensinar melhor. É falsa (F). A classificação pode ser problemática e não necessariamente melhora o ensino, pois pode gerar desigualdades. ( ) A escola precisa lutar contra a seletividade presente na sociedade. É verdadeira (V). A escola deve combater a seletividade e promover a inclusão. ( ) Uma educação emancipatória não é a mesma coisa que uma educação classificatória. É verdadeira (V). A educação emancipatória busca libertar e desenvolver o potencial dos estudantes, enquanto a educação classificatória tende a segmentar e limitar. ( ) Um currículo emancipatório exige posicionamento e revisão de lógicas hegemônicas. É verdadeira (V). Um currículo emancipatório deve desafiar e revisar as lógicas dominantes que perpetuam desigualdades. Com isso, a sequência correta é: V, F, F, V, V, V. Portanto, a alternativa correta é a) V, F, F, V, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação à BNCC, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Esse documento foi construído tendo como alicerce o art. 205 da Constituição Federal (BRASIL, 1988), que determina que a educação é um direito de todos.
( ) O art. 210 da Constituição Federal define que serão fixados conteúdos mínimos para assegurar uma formação básica comum em todo o território nacional. Dessa forma, a BNCC traz os conhecimentos essenciais que devem ser de domínio de todos os estudantes da educação básica.
( ) No art. 22 da LDB n.º 9.394/1996, afirma-se que a educação básica deve assegurar aos estudantes formação comum básica indispensável à cidadania.
( ) O documento é normativo e determina a (re)elaboração dos currículos e dos Projetos Político Pedagógicos.
( ) Na Lei n. 12.796 (BRASIL, 2013), que compõe a LDB, estipula-se que os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter uma base comum a ser complementada, discutida e implementada em cada sistema de ensino.
( ) A BNCC deve ser implementada pelas escolas particulares e também pelas escolas públicas que desejarem cumprir a legislação vigente. A LDB 9.394/1996 autoriza essa liberdade de escolha.
a ) V, F, F, F, V, V
b ) V, F, F, V, F, V
c ) F, F, V, V, V, F
d ) F, V, V, V, V, F
e ) V, V, V, V, V, F

Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Identidade e diferenças são inseparáveis.
( ) As construções de identidade e de diferenças são produzidas naturalmente.
( ) Cultura hegemônica é a dominação de uma cultura sobre a outra.
( ) Na escola, numa perspectiva multiculturalista, precisa-se ir ao encontro de uma pedagogia que acolha a todos, sem discriminação.
( ) Os intercâmbios culturais permitem à escola trabalhar com todos os sujeitos, sem diminuir a cultura daquele que é considerado diferente.
a ) V, F, V, V, F
b ) V, F, V, V, V
c ) F, F, V, V, V
d ) F, V, F, F, V
e ) V, F, V, F, V

Sobre a avaliação institucional, é correto afirmar que:
a ) é uma oportunidade para responsabilizar os estudantes pelas não aprendizagem, como também suas famílias, que não contribuem com as atividades e tarefas de casa, principalmente. Diante desse diagnóstico, que traz informações sobre aqueles que não realizaram adequadamente seu trabalho, faz-se necessário realizar um plano de ação detalhado.
b ) é uma oportunidade para que ocorra um diagnóstico sobre o que vem sendo proporcionado aos estudantes em relação a um ambiente propício ou não para a consolidação das aprendizagens. Diante do diagnóstico sobre a organização do trabalho pedagógico realizado pela escola e suas ações educativas, faz-se necessário realizar um plano de ação organizacional.
c ) é uma oportunidade para que sejam encontrados os culpados pelos problemas que ocorrem na escola em relação a não existir um ambiente propício à consolidação das aprendizagens pelos estudantes. Diante desse diagnóstico, que traz informações sobre aqueles que não realizaram adequadamente seu trabalho, faz-se necessário realizar um plano de ação detalhado.
d ) é uma oportunidade para que ocorra um diagnóstico sobre a sociedade em que a escola está inserida. Assim, se os estudantes não aprenderam, justifica-se que a culpa é do sistema de ensino. Logo, não é necessário investimento por parte da escola na organização de um plano de ação, pois os problemas verificados não são possíveis de serem superados.
e ) é uma oportunidade para que ocorra um diagnóstico sobre quem são os professores que trabalham com os estudantes, responsabilizando-os unicamente pelas não aprendizagens dos estudantes. Diante do diagnóstico sobre a organização do trabalho pedagógico realizado pela escola e suas ações educativas, faz-se necessário realizar um plano de ação organizacional.

Mais conteúdos dessa disciplina