Logo Passei Direto
Buscar

Política Educacional

Colégio Objetivo
Leia o fragmento de texto a seguir: “Para fazer com que a educação chegasse até os gentios, era necessário atrair as crianças indígenas. E, para atraí-Ias, a estratégia utilizada era mandar buscar em Lisboa meninos órfãos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEGORINI, Diana Gurgel. Fundamentos da Educação Profissional: política, legislação e história. Curitiba: Editora Intersaberes, 2020, p. 163.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da educação profissional: política, legislação e história, é correto afirmar que a educação foi instaurada no Brasil a partir da:
A vinda dos jesuítas ao Brasil.
B expulsão dos jesuítas do Brasil.
C chegada da Família Real para o Brasil.
D implementação da reforma Benjamim Constant.
E ideia de ter professor adjunto e professor primário.
User badge image
Estudando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder a essa questão, precisamos considerar o contexto histórico da educação no Brasil. A educação formal começou a se estruturar com a chegada dos jesuítas, que foram responsáveis pela catequização e pela educação das crianças indígenas e dos colonos. Analisando as alternativas: A) A vinda dos jesuítas ao Brasil - Esta opção é correta, pois os jesuítas foram os primeiros a implementar um sistema educacional no Brasil, focando na educação das crianças indígenas. B) A expulsão dos jesuítas do Brasil - Embora tenha impactado a educação, não foi o momento de instauração da educação. C) A chegada da Família Real para o Brasil - Isso trouxe mudanças significativas, mas a educação já estava em andamento com os jesuítas. D) Implementação da reforma Benjamim Constant - Essa reforma ocorreu muito depois da vinda dos jesuítas e não é o momento de instauração da educação. E) Ideia de ter professor adjunto e professor primário - Essa ideia é uma parte da estrutura educacional, mas não representa a instauração da educação no Brasil. Portanto, a alternativa correta é: A) A vinda dos jesuítas ao Brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina