Logo Passei Direto
Buscar
De maneira geral, o uso da demonstração e informação verbal são ferramentas importantes para o processo de ensino aprendizagem, entretanto cada uma destas ferramentas se adéqua melhor a determinado nível de experiência do aluno. Leia as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa que contem a afirmação correta a respeito do momento mais adequado para uso de instrução e informação verbal.
I - Você é professor de uma turma de 7º ano e está ensinando basquete, assim como todos os outros esportes coletivos desde o 5 ano, entretanto, chegou o momento de aperfeiçoar o movimento da bandeja. Neste caso, você solicita a um aluno da sala que é atleta federado de basquete para executar o movimento para os outros analisarem e então, todos executam.
II– Sua turma de alunos do 3º ano do Fund. I está aprendendo rolamento e você sabe há uma aluna que treina ginástica artística, então pede que ela execute o movimento para os outros analisarem e então repetirem usando a execução da aluna como modelo.
III – Seus alunos do 1º ano do Ensino Médio estão aperfeiçoando as técnicas de salto em altura e para passar a eles as informações sobre o movimento você, professor, explica verbalmente passo a passo o que cada uma das partes do corpo deve fazer, e então, pede que eles executem.
A - somente a I está correta
B - somente a II está correta
C - somente a III está correta
D - somente I e II estão corretas
E - somente I e III estão corretas
User badge image
EducaFit

há 9 meses

User badge image
EducaFit

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - Você é professor de uma turma de 7º ano e está ensinando basquete, assim como todos os outros esportes coletivos desde o 5 ano, entretanto, chegou o momento de aperfeiçoar o movimento da bandeja. Neste caso, você solicita a um aluno da sala que é atleta federado de basquete para executar o movimento para os outros analisarem e então, todos executam. Essa afirmativa está correta, pois o uso de um aluno experiente como modelo é uma boa estratégia para o ensino. II – Sua turma de alunos do 3º ano do Fund. I está aprendendo rolamento e você sabe há uma aluna que treina ginástica artística, então pede que ela execute o movimento para os outros analisarem e então repetirem usando a execução da aluna como modelo. Essa afirmativa também está correta, pois utilizar um aluno que já tem experiência em ginástica artística como modelo é apropriado para o ensino. III – Seus alunos do 1º ano do Ensino Médio estão aperfeiçoando as técnicas de salto em altura e para passar a eles as informações sobre o movimento você, professor, explica verbalmente passo a passo o que cada uma das partes do corpo deve fazer, e então, pede que eles executem. Essa afirmativa está correta, pois a instrução verbal é adequada para alunos mais velhos que já têm alguma experiência. Agora, vamos verificar as alternativas: A - somente a I está correta (FALSO) B - somente a II está correta (FALSO) C - somente a III está correta (FALSO) D - somente I e II estão corretas (FALSO) E - somente I e III estão corretas (FALSO) Na verdade, todas as afirmativas I, II e III estão corretas. No entanto, como nenhuma alternativa reflete isso, a resposta correta não está entre as opções fornecidas. Você deve criar uma nova pergunta ou verificar as opções disponíveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O texto e a imagem acima mostrados apontam para um acontecimento relacionado ao desenvolvimento de habilidades especificas, um dos estágios do desenvolvimento motor proposto por Gallahue (2001).
Leia as asserções abaixo e depois assinale a alternativa correta.
I – O movimento executado pelo tenista aponta um grau elevado de especialização motora em habilidades do tênis, esse nível, somente pode ser alcançado, com exercícios de repetição deste movimento diversas vezes durante as seções de treinamento, além também de carga de treino muito elevada, dedicação e longo tempo de prática.
II – A jogada entre as pernas atualmente pode ser considerada um fundamento do tênis, desta forma deve ser treinada já na fase motora de movimentos fundamentais, e o professor tem o papel de oferecer a oportunidade de pratica deste movimento ate atingir o padrão maduro do mesmo.
III – O movimento executado por Roger Federer mostra um atleta com altíssima capacidade de resolver os problemas que a partida apresenta, capacidade esta, provavelmente adquirida com um bom trabalho de ampliação de repertório motor ao longo do período de desenvolvimento motor e não unicamente durante seus treinamento no tênis.
IV- Somente foi possível ao atleta executar a jogada entre as pernas devido ao seu leque de movimentos relacionados ao tênis ter sido amplamente desenvolvido. As experiências de outros esportes e mesmo experiências motoras não relacionadas ao esporte tem um papel pequeno na construção da gama de movimentos especializados ao esporte.
A) somente a alternativa I
B) somente a alternativa II
C) somente a alternativa III
D) somente a alternativa IV
E) somente as alternativas III e IV

Em uma aula de basquete o professor pode adotar diversas estratégias para ensinar um fundamento ao aprendiz. No período matutino o professor Ariovaldo estava dando aula para a 5ª série ensinando o fundamento da bandeja e adotou a estratégia da informação verbal, ou seja, explicou verbalmente o que os alunos deveriam fazer com cada parte do corpo para realizar o movimento. Já no período vespertino o professor Ariovaldo trabalha em um clube com uma equipe de treinamento em basquete com atletas entre 18 e 20 anos. Neste local o professor precisava trabalhar o aperfeiçoamento do fundamento bandeja em alguns de seus atletas e adotou para isso a seguinte estratégia: filmou os garotos que estavam realizando o movimento imperfeito e filmou atletas realizando o fundamento perfeitamente, em seguida passou os dois filmes para os atletas que não estavam realizando corretamente os movimentos para que eles tentassem identificar onde estavam errando.
Assinale a alternativa que interpreta corretamente a atitude do professor.
A - O professor não agiu corretamente pois informação verbal para iniciantes pode sobrecarregar o aluno no inicio do processo de aprendizagem.
B - O professor não agiu corretamente pois mostrar o vídeo de outro atleta realizando o movimento correto pode gerar constrangimento no atleta e piorar ainda mais seu desempenho.
C - O professor não agiu corretamente e ambas as situações, pois a estratégia do vídeo se adapta melhor as etapas iniciais do aprendizado e a informação verbal funciona melhor para níveis mais avançados.
D - O professor agiu corretamente em ambas as situações, pois informação visual nos estágios iniciais não é a melhor estratégia pois o aprendiz não é capaz de identificar os aspectos relevantes do movimento e reproduzir pois tem pouca habilidade.
E - O professor agiu corretamente apenas no primeiro caso, porém, deveria ter mostrado o vídeo de um movimento sendo realizado corretamente também para os iniciantes a fim de oferecer informações mais precisas.

Mais conteúdos dessa disciplina