Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A análise da urina, apesar de muitas vezes não ser conclusiva, constituí um dos indicadores mais importantes de saúde e doença. Através dos parâmetros bioquímicos, é possível detectar alterações metabólicas, renais e infecciosas. Sobre a relação entre achados no exame químico da urina e o possível diagnóstico de doenças, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- pH urinário ácido.
II- Presença de cetonas.
III- Presença de bilirrubina.
IV- Presença de urobilinogênio.
V- Presença de nitrito.
A V - III - I - IV - II.
B III - II - IV - V - I.
C IV - II - III - I - V.
D I - V - III - II - IV.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada item e sua relação com possíveis diagnósticos de doenças: I - pH urinário ácido: Pode indicar acidose metabólica ou respiratória, e também pode ser observado em casos de desidratação. II - Presença de cetonas: Geralmente indica cetoacidose, que pode ocorrer em diabetes mellitus descompensado ou em dietas cetogênicas. III - Presença de bilirrubina: Pode indicar problemas hepáticos, como hepatite ou obstrução biliar. IV - Presença de urobilinogênio: Pode indicar hemólise ou problemas hepáticos, mas em níveis elevados pode ser um sinal de doença hepática. V - Presença de nitrito: Geralmente indica infecção urinária, pois algumas bactérias convertem nitratos em nitritos. Agora, vamos correlacionar os itens com os diagnósticos: 1. pH urinário ácido - I 2. Presença de cetonas - II 3. Presença de bilirrubina - III 4. Presença de urobilinogênio - IV 5. Presença de nitrito - V Analisando as alternativas: A) V - III - I - IV - II: Não está correta. B) III - II - IV - V - I: Não está correta. C) IV - II - III - I - V: Não está correta. D) I - V - III - II - IV: Esta sequência está correta. Portanto, a alternativa correta é: D) I - V - III - II - IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um dos parâmetros avaliados na análise química da urina por tiras reativas é a presença de nitrito na amostra. Esta metodologia é baseada na reação específica de Griess e pode sofrer interferências pela presença de ácido ascórbico e pigmentos alimentares eventualmente presentes na urina. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A triagem de rotina para nitrito na urina fornece uma importante ferramenta para identificar infecção do trato urinário.
II- Nem todas as bactérias causadoras de infecção urinária produzem a enzima nitrato redutase, necessária para reduzir nitrato a nitrito.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As tiras reagentes são utilizadas para a determinação do pH, densidade e parâmetros químicos na urina, sendo constituídas por um suporte plástico com áreas impregnadas com reagentes químicos, as quais mudam de coloração quando entram em contato com a urina. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Algumas tiras reagentes possuem uma área para pesquisa de ácido ascórbico (Vitamina C) na urina, como um controle de validação para os demais testes.
II- O ácido ascórbico é um antioxidante que inibe a oxidação do cromógeno presente nas tiras reativas, podendo causar resultados falso-negativos para glicose, nitritos, bilirrubina e sangue na urina.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A partir da análise microscópica do sedimento da urina, muitas informações são obtidas, pois uma variedade de elementos pode ser visualizada no sedimento urinário. Em uma análise de urina de rotina, o biomédico responsável pelo setor de urinálise se deparou com o campo microscópico a seguir:
Com base no que se pode observar neste campo microscópico, assinale a alternativa CORRETA:
A Leveduras.
B Leucócitos.
C Células epiteliais.
D Hemácias.

A padronização e a realização do controle de qualidade nos laboratórios clínicos representam elementos imprescindíveis para a rotina laboratorial. Uma análise laboratorial bem realizada contribui para a preservação ou restauração da saúde do paciente, agregando elevado valor à assistência médica, e otimizando a qualidade do serviço prestado (DOS SANTOS; ZANUSSO JUNIOR, 2015). Sobre o controle de qualidade nas análises urinárias, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Ao contrário dos exames de sangue, as condições de coleta, armazenamento e tempo de processamento são fatores pouco relevantes para a obtenção de resultados confiáveis na análise química da urina.
II- A leitura das tiras reagentes pode ser realizada visualmente pelo profissional ou por equipamentos automatizados, que minimizam a interferência da luz ambiente e a variação entre diferentes analisadores.
III- Algumas tiras reagentes possuem regiões específicas para a detecção da presença de ácido ascórbico na amostra, com a finalidade de validar a pesquisa de glicose, funcionando como um controle do teste.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

As tiras reativas consistem em almofadas de teste impregnadas de reagente que são fixadas em um plástico inerte. Após a tira ser molhada na amostra de urina, as reações químicas fazem com que as almofadas de reação mudem de cor.
Sobre as etapas para execução da análise química da urina por tiras reativas, ordene os itens a seguir: I- Aguardo do tempo da reação colorimétrica. II- Imersão da tira reativa na amostra. III- Comparação da cor das almofadas teste com a tabela de sua embalagem. IV- Homogeneização da amostra de urina. V- Remoção do excesso de urina em um papel absorvente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA do processamento da urina para análise com tiras reativas:
A II - V - I - III - IV.
B IV - III - II - V - I.
C IV - II - V - I - III.
D I - V - II - IV - III.

Os cilindros urinários são formados pela proteína Tamm-Horsfall, excretada nos túbulos contorcidos distais e ducto coletor. Ao se unirem, essas proteínas formam uma estrutura sólida, com o formato de cilindro. Sua classificação se dá de acordo com a matriz, as inclusões, os pigmentos e as células que os cilindros apresentam. A observação sob microscópio de cilindros contendo células refrateis, com grânulos e núcleos segmentados, indicam a presença de um tipo de cilindro urinário.
Sobre esse tipo de cilindro, assinale a alternativa CORRETA:
A Cilindro misto.
B Cilindro leucocitário.
C Cilindro hemático.
D Cilindro céreo.

No exame de urina de rotina, a avaliação da presença de glicose na amostra é baseada na reação específica da glicose oxidase/peroxidase com o indicador cloridrato de tolidina, produzindo uma mudança de coloração que varia de verde claro a verde escuro. Sobre a interpretação deste teste, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A detecção de níveis elevados de glicose na urina indica um diagnóstico de Diabetes mellitus.
II- A glicose e os outros açúcares normalmente não são eliminados na urina.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina