Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica

Colégio Objetivo
As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Deste modo, é fácil entender o porquê de as células serem entidades tão complexas, com diversos tipos de compartimentos. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A membrana plasmática é composta por uma dupla camada de lipídios e proteínas, sendo o compartimento celular responsável por conter o citoplasma.
II- A membrana plasmática é considerada uma estrutura totalmente hidrofílica, por isso as células necessitam de meios aquosos para se multiplicarem.
III- O citoplasma é formado pelo citosol (um fluido rico em enzimas e RNA), onde estão dispersas organelas como as mitocôndrias e o núcleo celular.
IV- A centrifugação do citoplasma separa o citosol (que permanece como fluido sobrenadante) de organelas como as mitocôndrias, que se sedimentam.
A As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C Somente as afirmativas I e II está correta.
D Somente a afirmativa II está correta.
User badge image
Discussões sobre Bioquímica I

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- A membrana plasmática é composta por uma dupla camada de lipídios e proteínas, sendo o compartimento celular responsável por conter o citoplasma. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a membrana plasmática realmente é composta por uma bicamada lipídica com proteínas e é responsável por delimitar o citoplasma. II- A membrana plasmática é considerada uma estrutura totalmente hidrofílica, por isso as células necessitam de meios aquosos para se multiplicarem. Falso, a membrana plasmática possui uma parte hidrofílica (as cabeças dos fosfolipídios) e uma parte hidrofóbica (as caudas dos fosfolipídios). Portanto, não é totalmente hidrofílica. III- O citoplasma é formado pelo citosol (um fluido rico em enzimas e RNA), onde estão dispersas organelas como as mitocôndrias e o núcleo celular. Falso, o citoplasma é composto pelo citosol e pelas organelas, mas o núcleo celular não está disperso no citoplasma; ele é uma organela distinta. IV- A centrifugação do citoplasma separa o citosol (que permanece como fluido sobrenadante) de organelas como as mitocôndrias, que se sedimentam. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a centrifugação realmente separa o citosol das organelas. Com base nas análises: - A afirmativa I é correta. - A afirmativa II é falsa. - A afirmativa III é falsa. - A afirmativa IV é correta. Portanto, a alternativa correta que contém todas as afirmativas verdadeiras é: A As afirmativas I e IV estão corretas. No entanto, como essa opção não está listada, a resposta correta é: A As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pode-se dizer que o "sistema de membranas" presente nas células procariontes é o que permite sua maior eficiência. Isso porque as membranas acabam direcionando as moléculas absorvidas para os diferentes processos metabólicos que ocorrem em cada uma das organelas celulares. Considerando, então, as funções celulares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- As mitocôndrias são responsáveis pelos processos de produção de energia na forma de ATP, sendo consideradas como a usina energética da célula.
II- O retículo endoplasmático rugoso tem como função a síntese de proteínas.
III- O complexo de Golgi é responsável pelo processamento e o endereçamento de proteínas.
IV- Os lisossomos são carregados com enzimas digestivas.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - V - V.

O dia 25 de julho de 1978 foi marcado por uma revolução na medicina: o nascimento do primeiro "bebê de proveta" do mundo, Louise Brown, numa cidadezinha do interior da Inglaterra. De lá para cá, uma revolução ainda maior ganhou espaço, com grandes avanços diários. Estima-se que, desde que a menininha inglesa veio ao mundo, mais de oito milhões de pessoas tenham nascido por meio de fertilização in vitro (FIV) (REVISTA ÉPOCA, 2018). Com base o exposto, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A designação in vitro é válida para os processos biológicos que são manipulados fora dos sistemas vivos, em ambientes controlados de laboratório.
II- Os estudos in vitro são realizados quando se almeja, por exemplo, compreender a função específica de uma molécula purificada (que faz parte de um determinado processo biológico), sem ter a interferência de outros compostos químicos, como ocorre dentro de uma célula.
III- Os estudos in vitro são aqueles realizados diretamente em tecidos ou organismos vivos, como testes em animais e ensaios clínicos.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D As afirmativas II e III estão corretas.

Uma das especificidades dos organismos vivos é a sua capacidade de obter energia do meio ambiente em que estão inseridos. Existem duas classificações principais acerca do modo como os organismos obtêm a energia que necessitam.
Com base nestas duas classificações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Plantas, algas e cianobactérias são exemplos de organismos classificados como fototrópicos.
II- Tais organismos utilizam a energia química como fonte de energia e a convertem em energia luminosa.
a) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira; e a segunda, falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa; e a segunda, verdadeira.

A bioquímica é a área da ciência que busca explicar a vida por meio das interações químicas entre os diferentes compostos químicos presentes nas células. Assim, a grande pergunta que define a bioquímica é: que distingue os organismos vivos dos objetos inanimados? Com base na resposta a este questionamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O número de objetos inanimados é muito superior ao número de organismos vivos no planeta Terra.
( ) O alto grau de complexidade química e organizacional observado nos organismos vivos.
( ) A capacidade dos organismos vivos em se autorreplicarem.
( ) A capacidades de os organismos vivos extraírem energia do ambiente para poderem realizar seus processos biológicos.
A F - V - V - V.
B V - F - F - V.
C F - V - F - V.
D F - V - V - F.

As reações químicas envolvem trocas de energia e, consequentemente, levam um determinado tempo para se processarem. Considerando essa temática, analise o gráfico e as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A curva A se refere à reação que se processa na presença de enzima.
II- As enzimas são catalisadores de reações químicas.
III- As enzimas são substâncias extremamente necessárias aos processos metabólicos, pois elas diminuem a velocidade das reações químicas, prevenindo o envelhecimento precoce das células.
IV- A reação química representada pela curva B se processa a uma velocidade menor do que a reação química representada pela curva A.
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças III e IV estão corretas.
C) Somente a sentença III está correta.
D) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Cientistas trabalhando no Congo podem ter descoberto a cura para uma das doenças mais mortais da humanidade, o ebola. (...) A Organização Mundial da Saúde, em conjunto com outras instituições médicas, anunciou que dois tratamentos experimentais conseguiram aumentar drasticamente as chances de sobrevivência dos pacientes. "De agora em diante, nós não vamos mais dizer que o ebola não tem cura", disse Jean-Jacques Muyembe, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica no Congo" (EXAME, 2019). A doença do vírus Ebola é uma doença grave, muitas vezes fatal, cujos sintomas incluem febre, diarreia e dores musculares.
Considerando o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Existem diversos tipos de vírus, sendo cada um relativamente específico para uma célula hospedeira.
b) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, pois não conseguem se multiplicar se não estiverem parasitando uma célula.
c) Os vírus são seres unicelulares.
d) Os vírus não são considerados organismos vivos.

Os organismos vivos extraem, transformam e usam a energia a fim de construir e manter suas estruturas e de realizar trabalhos mecânico, químico, osmótico e de vários outros tipos.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Qualquer tipo de célula é capaz de utilizar, diretamente, a luz solar como fonte de energia. ( ) A energia é estudada de acordo com as leis da termodinâmica. ( ) A bioenergética é a área que estuda, especificamente, os processos pelos quais a energia é extraída, canalizada e consumida pelos organismos vivos. ( ) Alguns processos metabólicos não envolvem processos energéticos, enquanto outros demandam alta quantidade de energia para se processarem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - F - V.
D F - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina