Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
No contexto que envolve a importância das interações no processo de ensino e aprendizagem, o papel do professor é redimensionado. O professor, nesse cenário, passa a ser entendido como o “outro social” que, segundo González (2004), passa a ter uma significação no desenvolvimento da criança.
Na perspectiva apresentada por González (2004), identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) sobre o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem.
( ) O professor torna-se essencial para o desenvolvimento intelectual, afetivo, social e de todas as outras dimensões e aspectos que integram a criança como ser humano, visto que ele pode proporcionar novas formas de construção do conhecimento.
( ) O professor é considerado o detentor do saber, transmitindo conhecimentos, cabendo ao aluno somente a memorização.
( ) O professor deve objetivar um ensino que vise à homogeneidade na forma de aprender, enquadrando todos os alunos em padrões preestabelecidos.
( ) O professor deve compreender as singularidades no processo de aprendizagem, pois os alunos aprendem de maneiras diferentes.
A V – V – F - V.
B F – F – F - V.
C V – F – F - V.
D V – F – V - V.
User badge image
psicopedagogia360

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem segundo a perspectiva de González (2004): ( ) O professor torna-se essencial para o desenvolvimento intelectual, afetivo, social e de todas as outras dimensões e aspectos que integram a criança como ser humano, visto que ele pode proporcionar novas formas de construção do conhecimento. É verdadeira (V). O professor realmente desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança, promovendo diferentes formas de aprendizado. ( ) O professor é considerado o detentor do saber, transmitindo conhecimentos, cabendo ao aluno somente a memorização. É falsa (F). Essa visão é ultrapassada, pois o papel do professor é mais de mediador e facilitador do que apenas um transmissor de conhecimento. ( ) O professor deve objetivar um ensino que vise à homogeneidade na forma de aprender, enquadrando todos os alunos em padrões preestabelecidos. É falsa (F). O ensino deve considerar as diferenças individuais e não buscar uma homogeneidade que não respeita as singularidades dos alunos. ( ) O professor deve compreender as singularidades no processo de aprendizagem, pois os alunos aprendem de maneiras diferentes. É verdadeira (V). Essa afirmação está alinhada com a ideia de que cada aluno tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizagem. Portanto, a sequência correta é: V - F - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) V – F – F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma nova categoria do DSM-5, tendo sido introduzido o conceito de “espectro” para reforçar a dimensão que o envolve. O conceito “espectro” (spectrum), segundo Machado et al. (2015), advém da validade e da confiabilidade frente aos novos critérios para diagnóstico.
Com base nessa afirmação, associe os novos critérios de diagnóstico para o TEA: I- Déficits de comunicação social e interação social. II- Comportamento, interesses e atividades restritos e repetitivos.
( ) Déficits na reciprocidade socioemocional, variando, por exemplo, de abordagem social anormal e dificuldade para estabelecer uma conversa normal a compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afeto, até dificuldade para iniciar ou responder a interações sociais.
( ) Movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados ou repetitivos (p. ex., estereotipias motoras simples, alinhar brinquedos ou girar objetos, ecolalia, frases idiossincráticas).
( ) Déficits nos comportamentos comunicativos não verbais usados para interação social, variando, por exemplo, de comunicação verbal e não verbal pouco integrada a anormalidade no contato visual e linguagem corporal ou déficits na compreensão e uso de gestos, até ausência total de expressões faciais e comunicação não verbal.
A I – II - I
B II – II - I
C II – I - I
D I – I - II

A inclusão escolar que diz respeito a todos os alunos '[...] implica uma mudança de perspectiva educacional, pois não atinge apenas alunos com deficiência e os que apresentam dificuldades de aprender, mas todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral' (MANTOAN, 2003, p. 16).
Sobre o conceito de inclusão, pode-se afirmar que:
I- No contexto educacional brasileiro, refere-se à escolarização de pessoas com deficiência/transtornos e, nesse caso, pode-se defini-lo como um processo amplo de mudança do sistema escolar para proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos. Essa mudança desestabiliza concepções e transforma a escola em um espaço para todos, pressupondo o reconhecimento das diferenças e a promoção do desenvolvimento intelectual.
II- Caracteriza-se somente pela matrícula de alunos com deficiência em classe comum do ensino regular, possibilitando ao aluno com deficiência transitar em vários atendimentos educacionais com serviços segregados.
III- Pressupõe que sejam criadas condições desafiadoras em sala de aula, que contemplem a diversidade, para que cada aluno possa explorar a aprendizagem e as suas possibilidades.
A As afirmativas I e II são verdadeiras.
B Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
C Somente a afirmativa II é verdadeira.
D Apenas a afirmativa III é verdadeira.

A defectologia se encontra presente em um conjunto de obras traduzidas para o espanhol, e que expõe os aspectos da deficiência e das interações dos sujeitos com o meio, esclarecendo alguns conceitos como deficiência primária e deficiência secundária.
Mediante o enunciado sobre a defectologia, assinale as alternativas corretas referentes à deficiência secundária:
I- A deficiência secundária não é um processo espontâneo; ela ocorre por meio da mediação do outro, no processo de aprendizagem.
II- A deficiência secundária pode causar o desenvolvimento incompleto das funções psicológicas elementares.
III- A deficiência secundária é produzida pela ausência de interações estabelecidas com a criança.
IV- A deficiência secundária compreende o desenvolvimento do sujeito, com base nas interações sociais.
A Apenas a III.
B I e III.
C I, II e IV, apenas.
D III e IV, apenas.

No contexto brasileiro, a partir da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a educação especial deixou de ser paralela ao ensino comum e passou a transversalizar todos os níveis, etapas e modalidades de ensino.
Sobre a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
( ) O professor não reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo.
( ) O professor preocupa-se somente com a necessidade de atualização e desenvolvimento de novos conceitos.
( ) O professor considera que todos aprendem de forma igual.
( ) O professor reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas.
A V - V - V - F.
B V - F - V - F.
C F - V - V - V.
D F - F - F - V.

Helena tem sete anos e apresenta laudo de TEA (Transtorno do Espectro Autista). O DSM-5 destaca que fazem parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA) os transtornos mentais.
Frente à descrição de transtornos mentais, surge a pergunta: quais são os transtornos mentais que compõem o Transtorno do Espectro Autista?
A- Transtorno Autista (TA) e Síndrome de Asperger (AS).
B- Síndrome de Asperger (AS) e Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outra Especificação (TGDSOE).
C- Síndrome de Asperger (AS) e Transtorno Autista (TA)
D- O Transtorno Autista (TA), a Síndrome de Asperger (AS) e o Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outra Especificação (TGDSOE).

A Educação Especial com atuação no AEE é evidenciada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), determinando que o atendimento seja ofertado no turno inverso ao da escolarização.
Sobre os objetivos do atendimento educacional especializado (AEE), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos.
( ) Promover acessibilidade no processo de aprendizagem e eliminar as barreiras para a plena participação dos alunos.
( ) Considerar as necessidades específicas dos alunos no processo de aprendizagem, sendo ofertado em espaços definidos como Salas de Recursos Multifuncionais (SRM).
a) V - V - V.
b) F - F - F.
c) V - F - V.
d) F - F - V.

O Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM) se apresenta como um dos principais sistemas de classificação. O referido manual, desde a sua primeira publicação, passou por cinco grandes revisões, resultando no DSM-5 elaborado pela American Psychiatry Association (2014).
A partir do enunciado, assinale a resposta correta sobre o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM):
A No DSM se contemplam apenas os aspectos clínicos e estatísticos.
B No DSM se contemplam aspectos clínicos, estatísticos e epidemiológicos dos transtornos mentais.
C No DSM se contemplam aspectos clínicos, estatísticos e fisiológicos.
D No DSM se contemplam apenas os aspectos estatísticos.

Lara tem dez anos e apresenta dificuldade específica da escrita: disortografia. A disortografia é uma dificuldade de aprendizagem específica que afeta as habilidades da escrita, traduzida em dificuldades persistentes na capacidade da criança compor textos escritos.
Frente à descrição da disortografia, surge a pergunta: em quais habilidades Lara poderá apresentar dificuldades?
A Nas habilidades que envolvem o traçado e a leitura das palavras.
B Nas habilidades que envolvem o traçado, ou seja, a grafia.
C Nas habilidades que envolvem a escrita correta da palavra.
D Nas habilidades que envolvem a fluência da leitura de palavras.

Carlos tem quatro anos e ganhou um quebra-cabeças de seu pai. Juntos, eles montaram todo o jogo. O menino montou praticamente todas as peças, mas o pai o auxiliou em alguns momentos, encaixando corretamente uma peça ou encontrando a que a criança necessitava.
Assinale a opção que define a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que é capaz de fazer com ajuda.
A Microgênese.
B Funções psicológicas superiores.
C Filogênese.
D Zona de desenvolvimento proximal.

Mais conteúdos dessa disciplina