Logo Passei Direto
Buscar
Qual das sentenças abaixo não pode ser considerada uma inferência em modus ponens?
Se eu tiver dedicacáo, poderei passar num concurso. Eu tenho dedicacáo, logo poderei passar num concurso.
Se Armando treinar bastante, poderá vencer o jogo de xadrez. Armando treina bastante. Logo, podera vencer o jogo de xadrez.
Se Mário Alberto continuar comendo sal em excesso, há o risco de ocorrer um AVC. Mário Alberto come sal todos os dias em excesso. Há risco patente de AVC.
Se eu me dedicasse, eu poderia tirar boas notas na Avaliacáo Final. Náo conseguirei boas notas na Avaliacáo Final. Portanto, náo sou dedicado.
Se Marta Falcáo acordar cedo, melhorará seu humor. E Marta Falcáo tem acordado cedo. Seu humor está bem melhor.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para identificar qual das sentenças não pode ser considerada uma inferência em modus ponens, vamos revisar o que é o modus ponens. O modus ponens é uma forma de argumento que segue a estrutura: 1. Se P, então Q. 2. P. 3. Logo, Q. Agora, vamos analisar cada uma das opções: 1. Se eu tiver dedicação, poderei passar num concurso. Eu tenho dedicação, logo poderei passar num concurso. - Esta é uma inferência válida em modus ponens. 2. Se Armando treinar bastante, poderá vencer o jogo de xadrez. Armando treina bastante. Logo, poderá vencer o jogo de xadrez. - Esta também é uma inferência válida em modus ponens. 3. Se Mário Alberto continuar comendo sal em excesso, há o risco de ocorrer um AVC. Mário Alberto come sal todos os dias em excesso. Há risco patente de AVC. - Esta é uma inferência válida em modus ponens. 4. Se eu me dedicasse, eu poderia tirar boas notas na Avaliação Final. Não conseguirei boas notas na Avaliação Final. Portanto, não sou dedicado. - Esta não é uma inferência em modus ponens, pois a estrutura não segue a forma correta. Aqui, a conclusão não deriva da premissa inicial. 5. Se Marta Falcão acordar cedo, melhorará seu humor. E Marta Falcão tem acordado cedo. Seu humor está bem melhor. - Esta é uma inferência válida em modus ponens. Portanto, a sentença que não pode ser considerada uma inferência em modus ponens é a 4: "Se eu me dedicasse, eu poderia tirar boas notas na Avaliação Final. Não conseguirei boas notas na Avaliação Final. Portanto, não sou dedicado."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao tratar da tradução como caso de interpretação, Gadamer akrma o seguinte: 'por mais que o tradutor tenha entrado na vida e nos sentimentos do autor, a tradução de um texto não é um mero redespertar do processo anímico original de sua redação, mas uma reconstituição do texto guiada pela compreensão do que se diz nele'.
O que o estudioso quer expressar ao akrmar isso?
A tradução é buscar entrar na vida do autor, para reproduzir exatamente o que ele estava pensando quando escreveu o texto.
O tradutor não tem como expressar o que o autor pretender akrmar, de forma que a tradução não tem relação com o texto original.
O tradutor realiza o exato oposto de um intérprete, pois sua preocupação é com a equivalência de palavras entre os idiomas.
A tradução exige que o tradutor busque compreender o texto original, mas isso não faz com que a tradução seja a exata representação do original.
A diferença de línguas não é um problema para a hermenêutica, pois a língua não interfere na compreensão.

Mais conteúdos dessa disciplina