Buscar

Existe a possibilidade de Homicídio Privilegiado Qualificado?

Direito Penal 

💡 5 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Reiterando...

Vai ser dificil resumir, mas vamos em frente:

É possível?

De acordo com farta doutrina e jurisprudência, é perfeitamente possível a figura do homicídio privilegiado qualificado, desde que as qualificadoras incidentes sejam de cunho objetivo. Em outros termos, a doutrina e jurisprudência admitem que motivações nobres sob o ponto de vista da moral objetiva, que diminuem a censura do cometimento do crime, podem conviver com circunstâncias objetivas reprováveis de realização do delito. Um exemplo clássico apontado é o caso do sujeito que mata o estuprador da sua filha utilizando um meio cruel para tanto.

É hediondo ?

A corrente majoritária, na doutrina e na jurisprudência, com a qual concordamos, assinala o oposto. De acordo com esse posicionamento, não é possível considerar o homicídio privilegiado-qualificado como crime hediondo por duas razões. Em um primeiro momento, por obediência ao princípio da legalidade penal, vertente taxatividade, porquanto o artigo 1o, inciso I da lei de crimes hediondos trata apenas do homicídio qualificado, nada trazendo sobre o homicídio privilegiado. A segunda razão que impede o reconhecimento da figura do homicídio privilegiado-qualificado como crime hediondo é de cunho político-criminal: observando-se ideais de prevenção geral e especial, a serem observados como finalidades da pena, não se justifica que o crime com motivos nobres seja submetido a tratamento especialmente gravoso pelo Ordenamento.

Qual a natureza objetiva ou subjetiva?

Serão ambas, sendo a qualificadora indispensável ser objetiva. E a privilegiada, obviamente, são todas subjetivas, posto que se relacionam com o motivo do crime ou com o estado anímico do agente.

O que são privilegiadoras? - Como dito anteriormente, tem haver com o estado no animo do agente, como o motivo por ter cometido aquele crime, de um modo que seja um motivo de relevante valor moral ou social ou domínio de violenta emoção.

Espero ter ajudado, essa vale para várias respostas, mas resumi ao maximo para melhor entendimento.

Se gostou não deixa de aprovar, porque isso me ajuda bastante, e se ver outra resposta minha e gostar não deixe de fazer o mesmo, obrigado!

 

9
Dislike0
User badge image

João Pessoa Abreu

 Ei, Cader a citação em que, se encontra esse posicionamento ?

1
Dislike0
User badge image

silvan neves bernardes

Segundo Damásio, considerando o caso concreto, sendo verificados temporaneamente o privilégio e a qualifcação de um crime; o privilégio tem consideração prioritária - "o motivo determinante do crime tem preferência".

Logo, é possível a existência de um homicídio privilegiado qualificado.

Silvan Neves Bernardes

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais