Logo Passei Direto
Buscar

Pediatria

Outros
Dadas as afirmativas sobre os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor infantil, I - Aos dois anos de vida, a criança é capaz de: correr com desenvoltura, abrir portas, subir em cadeiras, ajudar no vestir, manusear bem colheres e começar a formar frases.; II - Aos três anos de vida, a criança é capaz de: pular, ficar de um pé só, participar de jogos e brincadeiras, controlar evacuação e micção diurna, dizer sua idade e sexo, contar até três objetos.; III - Aos dezoito meses de vida, a criança é capaz de: ao correr, movimentar o corpo em bloco, sentarse a partir da posição ereta, procurar ajuda em situações de perigo, beijar familiares, falar dez palavras e reconhecer partes do corpo.; Verifica-se que está(ão): correta(s)
A. I, II e III.
B. I e II, apenas.
C. III, apenas.
D. II, apenas.
User badge image
Desvendando com Questões

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor infantil: I - Aos dois anos de vida, a criança é capaz de: correr com desenvoltura, abrir portas, subir em cadeiras, ajudar no vestir, manusear bem colheres e começar a formar frases. Essa afirmativa está correta. Crianças de dois anos geralmente apresentam essas habilidades. II - Aos três anos de vida, a criança é capaz de: pular, ficar de um pé só, participar de jogos e brincadeiras, controlar evacuação e micção diurna, dizer sua idade e sexo, contar até três objetos. Essa afirmativa também está correta. As crianças de três anos costumam desenvolver essas habilidades. III - Aos dezoito meses de vida, a criança é capaz de: ao correr, movimentar o corpo em bloco, sentar-se a partir da posição ereta, procurar ajuda em situações de perigo, beijar familiares, falar dez palavras e reconhecer partes do corpo. Essa afirmativa está parcialmente correta. Crianças de dezoito meses podem começar a falar algumas palavras e reconhecer partes do corpo, mas a quantidade de palavras pode variar e a habilidade de sentar-se a partir da posição ereta não é uma habilidade típica nessa idade. Com base na análise, as afirmativas I e II estão corretas, enquanto a III apresenta algumas imprecisões. Portanto, a alternativa correta que contém todas as afirmativas verdadeiras é: B. I e II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na avaliação do desenvolvimento infantil, o enfermeiro deve estar atento a alguns marcos que indicarão a normalidade para a idade. Um desses marcos é:
A) até os 10 meses de vida, o bebê anda sozinho.
B) entre 2 e 3 anos, a criança diz o próprio nome.
C) aos 2 anos, a criança inventa pequenas histórias.
D) até os 2 anos e meio, a criança se veste sozinha.
E) aos 3 anos de vida, a criança tem controle total de esfíncter.

Uma criança com dois anos é atendida em consulta de puericultura com história de ter apresentado, há aproximadamente 1 mês, uma queimadura de segundo grau em tronco devido a derramamento de conteúdo de uma panela que estava sobre o fogão e foi puxada pelo cabo pela criança.
Esse tipo de queimadura caracteriza
A um acidente, porque foi um evento fortuito, que ocorreu ao acaso.
B um caso de maus tratos devido às características clínicas da queimadura.
C uma negligência, uma vez que existiam fatores de risco que poderiam ser evitadas.
D um caso de violência doméstica devido às características epidemiológicas da queimadura.

A consulta de enfermagem de puericultura na Atenção Primária em Saúde é uma estratégia oportuna para a realização de orientações sobre os cuidados domiciliares e esclarecimento das dúvidas de cuidadores das crianças. Sobre as consultas de rotina à saúde infantil, realizadas pelo enfermeiro, analise as afirmativas abaixo: I. O Ministério da Saúde recomenda que as consultas de rotina às crianças acompanhadas na puericultura devem ser realizadas na primeira semana, com 1 mês, 2 meses, 4 meses, 6 meses, 9 meses, 12 meses, 18 meses e 24 meses. A partir de 2 anos de vida, a criança deve ir a uma consulta por ano, quando necessário. II. Em todas as consultas de puericultura, o enfermeiro deve avaliar e orientar a alimentação da criança, o peso, o comprimento/altura e o perímetro cefálico (até 2 anos), o registro vacinal, o desenvolvimento e identificar as vulnerabilidades e riscos à saúde da criança. III. Orienta-se que a aferição da pressão arterial em crianças deva ser realizada a partir dos 3 anos de idade, nas consultas de rotina. IV. Durante a consulta, o enfermeiro deverá orientar o cuidador sobre a alimentação infantil. Com base nos dez passos para uma alimentação saudável de crianças menores de 2 anos, a alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; iniciar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família. Estão CORRETAS, apenas,
A. I e II.
B. II e III.
C. I, II e III.
D. II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina