O Direito Tributário tem íntima relação com quase todos os ramos do Direito; d entre eles, destaca-se o domínio do Direito Constitucional, que traz normas que versam sobre a possibilidade de tributação, sobre o modo de tributar e sobre os princípios que regem a tributação. Sobre os referidos princípios, assinale a alternativa incorreta.
Questão 5
Escolha uma opção:
a.
O Princípio da Capacidade de Colaboração afirma que a instituição de deveres de colaboração impostos ao contribuinte e a terceiros devem ser em conformidade com o seu alcance.
b.
O Princípio da Legalidade impõe a exigência de lei para exigir ou aumentar tributos.
c.
O Princípio da Segurança Jurídica determina que a imposição do tributo deve ser guiada pelo Princípio da Retroatividade.
d.
O princípio da capacidade contributiva impõe a graduação dos tributos em conformidade com as possibilidades de contribuição de cada um dos contribuintes.
e.
O Princípio da Isonomia deve ser observado no estabelecimento de diferenças em matéria tributária, de modo que estas não sejam postas sem razões embasadas nos critérios de capacidade contributiva ou justificável e de utilização extrafiscal do tributo.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta: a) O Princípio da Capacidade de Colaboração afirma que a instituição de deveres de colaboração impostos ao contribuinte e a terceiros devem ser em conformidade com o seu alcance. - Esta afirmação está correta, pois a colaboração deve respeitar a capacidade do contribuinte. b) O Princípio da Legalidade impõe a exigência de lei para exigir ou aumentar tributos. - Esta afirmação também está correta, já que o princípio da legalidade é fundamental no Direito Tributário. c) O Princípio da Segurança Jurídica determina que a imposição do tributo deve ser guiada pelo Princípio da Retroatividade. - Esta afirmação é incorreta. O princípio da segurança jurídica não deve ser guiado pela retroatividade, pois a retroatividade pode gerar insegurança para os contribuintes. d) O princípio da capacidade contributiva impõe a graduação dos tributos em conformidade com as possibilidades de contribuição de cada um dos contribuintes. - Esta afirmação está correta, pois o princípio da capacidade contributiva realmente busca que os tributos sejam proporcionais à capacidade de pagamento. e) O Princípio da Isonomia deve ser observado no estabelecimento de diferenças em matéria tributária, de modo que estas não sejam postas sem razões embasadas nos critérios de capacidade contributiva ou justificável e de utilização extrafiscal do tributo. - Esta afirmação está correta, pois a isonomia deve ser respeitada nas diferenças tributárias. Portanto, a alternativa incorreta é a c).
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade