Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
O novo rei passava a ser Luís XVIII, irmão mais novo de Luís de XVI, guilhotinado durante a Revolução, em 1793. Reconduzidos ao trono, membros de qual dinastia restauraram a monarquia na França?
A) A dinastia Carolíngia
B) A dinastia Capetiana
C) A dinastia Merovíngia
D) A dinastia Valois
E) A dinastia Bourbon
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas: A) A dinastia Carolíngia - Esta dinastia governou antes da dinastia Capetiana, mas não está relacionada à restauração da monarquia após a Revolução Francesa. Falsa. B) A dinastia Capetiana - Esta dinastia é a antecessora da dinastia Bourbon, mas não foi a que restaurou a monarquia após a Revolução. Falsa. C) A dinastia Merovíngia - Esta dinastia governou antes da Carolíngia e não tem relação com a monarquia francesa no período da Revolução. Falsa. D) A dinastia Valois - Esta dinastia governou antes da dinastia Bourbon, mas não foi a que restaurou a monarquia após a Revolução. Falsa. E) A dinastia Bourbon - Esta é a dinastia que foi restaurada com Luís XVIII após a Revolução Francesa. Verdadeira. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: E) A dinastia Bourbon.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Revolução começou como uma tentativa de recapturar o Estado. Captura essa empreendida pela aristocracia e pelos parlaments, e não fosse pelo desprezo à profunda crise socioeconômica que suas exigências acarretavam e por ter subestimado a força do Terceiro Poder, a nobreza poderia ter alcançado seus objetivos. Mas, a Revolução não foi realizada por um grupo organizado ou por um partido e nem chegou a apresentar líderes que conduzissem as massas rumo à revolução. Um grupo foi responsável por dar a unidade efetiva ao movimento revolucionário. A “burguesia”. Suas exigências foram norteadoras da famosa Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. A característica marcante desse documento é ser contra a sociedade hierárquica e de privilégios da nobreza, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. O burguês liberal clássico não era democrata, mas sim um devoto do constitucionalismo, de um Estado secular, com liberdades civis e garantias para a empresa privada, e de um governo de contribuintes e proprietários.
Apontamos como alternativa para a melhor caracterização social e política dos girondinos:
A) Estavam ligados aos trabalhadores urbanos e defendiam a criação de uma república federativa, nos mesmos moldes da república dos Estados Unidos da América.
B) Representavam os interesses da monarquia e queriam estabelecer um regime monárquico autoritário na França pós-revolucionária.
C) Integravam o clero e defendiam maior participação da Igreja na política francesa.
D) Formavam um grupo político que representava a alta burguesia e que queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
E) Representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.

A Revolução Francesa extinguiu a sociedade do Antigo Regime, típica dos tempos modernos, que se caracterizava por ser:
A) autoritária, baseada nas ideias principais do iluminismo.
B) liberal, baseada na igualdade social e no livre mercado.
C) socialista, baseada no controle da economia e na participação política.
D) reformista, organizada em torno da liberdade partidária e de expressão.
E) estamental, baseada em privilégios, favorecendo o clero e a nobreza.

Mais conteúdos dessa disciplina