Ed
mês passado
Parece que a pergunta está incompleta, pois não foram fornecidas as opções de resposta para que eu possa analisar e identificar a alternativa correta. Você precisa criar uma nova pergunta com as opções de resposta para que eu possa ajudar.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Sergio Santos
mês passado
No Brasil, a educação patrimonial é formalizada como política pública em escala nacional por meio do Iphan. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional estrutura sua política de educação patrimonial em três grandes eixos de atuação.
Leia, atentamente, as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nelas contidas relativas à atuação do Iphan em educação patrimonial, tendo como fonte Pereira (2011).
Coluna A
1. Inserção do tema Patrimônio Cultural na educação formal;
2. Instituição de marcos programáticos no campo da educação patrimonial;
3. Gestão compartilhada das ações educativas.
Coluna B
I. É de essencial importância levar a reflexão sobre a preservação do patrimônio à rede formal de ensino. Assim, duas principais estratégias vêm sendo utilizadas por meio de parceria com o Ministério da Educação: no âmbito da educação básica, o Programa Mais Educação possibilitou a incorporação da atividade de Educação Patrimonial na perspectiva da educação integral; na educação superior, a aproximação se deu por meio do Programa de Extensão Universitária – ProExt, que dispõe de uma linha temática voltada ao Patrimônio Cultural;
II. A principal estratégia é o fomento à Rede Casas do Patrimônio, que busca reconhecer o protagonismo local das ações educativas de valorização do Patrimônio Cultural, articulando agentes e instituições que possuam envolvimento com o tema e com os bens culturais. Procura-se, ainda, ampliar a capilaridade e privilegiar ações descentralizadas de uma política pública de Educação Patrimonial, em uma perspectiva de construção coletiva que envolva as três instâncias de governo;
III. Em razão da ampliação do conceito de patrimônio e da multiplicação de ações educativas em todo o país, há necessidade de normatizar e garantir o cumprimento de diretrizes mínimas da Política Nacional de Educação Patrimonial. Essas diretrizes foram consolidadas em vários documentos como, por exemplo, do II Encontro Nacional de Educação Patrimonial, realizado em 2011.
A sequência CORRETA desta associação é:
Opção A
1 - II; 2 - I; 3 - III.
Opção B
1 - III; 2 - II; 3 - I.
Opção C
1 - II; 2 - III; 3 - I.
Opção D
1 - I; 2 - II; 3 - III.
Opção E
1 - I; 2 - III; 3 - II.