Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
A história natural da otite média aguda (OMA) indica que a resolução natural espontânea ocorre em mais de 80% dos casos, com melhora sem antibióticos, e geralmente não ocorrem complicações.
A respeito destas asserções, assinale a opção correta.
Dar antibiótico para OMA que seja bilateral ou unilateral em crianças com 6 meses de idade ou mais, com sinais e sintomas graves (otalgia importante e temperatura alta) ou com sintomas há pelo menos 48 horas.
Dar antibiótico na OMA bilateral em crianças com menos de 24 meses de idade sem sinais de gravidade (otalgia moderada há menos de 48 horas e temperatura < 39°).
a) As asserções e são proposições verdadeiras, e a é uma justificativa da I.
b) As asserções e são proposições verdadeiras, mas a não é uma justificativa da II.
c) A asserção é uma proposição verdadeira, e a é uma proposição falsa.
d) A asserção é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e são proposições falsas.
User badge image
Progresso com Exercícios

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as asserções e as opções: 1. Asserção I: "Dar antibiótico para OMA que seja bilateral ou unilateral em crianças com 6 meses de idade ou mais, com sinais e sintomas graves (otalgia importante e temperatura alta) ou com sintomas há pelo menos 48 horas." - Esta asserção é verdadeira, pois a indicação de antibióticos é recomendada em casos graves. 2. Asserção II: "Dar antibiótico na OMA bilateral em crianças com menos de 24 meses de idade sem sinais de gravidade (otalgia moderada há menos de 48 horas e temperatura < 39°)." - Esta asserção é falsa, pois a recomendação é que, mesmo em casos bilaterais, o tratamento com antibióticos deve ser considerado com cautela e não é indicado sem sinais de gravidade. Agora, vamos analisar as opções: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é uma justificativa da II. - FALSO, pois a II é falsa. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a não é uma justificativa da II. - FALSO, pois a II é falsa. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. - VERDADEIRO, pois a I é verdadeira e a II é falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. - FALSO, pois a I é verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas. - FALSO, pois a I é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Programa Nacional de Imunizações por meio de Nota Técnica Conjunta n° 70/2024 alerta sobre aumento global dos casos de coqueluche. Só no Paraná são 535 casos confirmados e 1 óbito divulgados no boletim da Secretaria de Estado da Saúde de 25/09/2024. A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, de alta transmissão respiratória, de distribuição universal, e de notificação compulsória. Com base nesta informação marque a única resposta correta.
a) A vacinação da coqueluche nos últimos anos também entrou no calendário vacinal das gestantes, com a vacina triplice bacteriana acelular do adulto (dTpa, contendo toxoides contra tétano e a difteria e componente pertussis acelular) idealmente entre 27 e 36 semanas e com intervalo de dez anos entre as doses.
b) A vacinação de tétano, difteria e coqueluche (dTpa) apenas é recomendada na gestação a fim de diminuir as taxas de mortalidade neonatal e infantil em situações especiais como casos de surtos ou epidemias.
c) O benefício da vacinação contra coqueluche ocorre na gestação pela passagem de anticorpos para o feto, portanto, antes da alta hospitalar, no puerpério, não é necessário checar a situação vacinal da mãe.
d) A vacina triplice bacteriana acelular é recomendada a partir de 20 semanas, também com objetivo de oferecer imunidade passiva ao lactente contra a coqueluche.
e) Gestantes vacinadas com esquema completo com pelo menos 3 doses de vacina com componente único, não precisam receber uma dose de dTpa a partir de 20 semanas de gestação.

Mais conteúdos dessa disciplina