Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Antônia, 55 anos, bancária aposentada, mãe de 3 filhos, notou ganho de peso progressivo após a menopausa. Ao consultar seu médico procurando emagrecer, foi percebido na palpação de pescoço a presença de um nódulo indolor, elástico e móvel, com aproximadamente 2 cm.
Das afirmativas abaixo, assinale a que contém a informação correta.
a) Nódulos palpáveis da tireoide são encontrados em cerca de 5% dos adultos e vários estudos revelam a presença de nódulos da tireoide em até 50% das glândulas de indivíduos com > 50 anos de idade, principalmente em mulheres.
b) A maioria dos pacientes com nódulos da tireoide possui provas de função tireoidiana comprometidas com hipotireoidismo, geralmente causada por tireoidite de Hashimoto.
c) Se TSH estiver suprimido, será indicada uma cintilografia com radionucleotídeos para determinar se o nódulo identificado é quente, já que as lesões com maior captação podem revelar focos de carcinoma anaplásico na punção com agulha fina (PAF) de tireoide.
d) Mesmo se a leitura da lâmina da PAF resulte em Bethesda 2 é adequado programar nova em 3 meses, pois a idade da paciente e tamanho do nódulo a classifica como alto risco.
e) No caso de ser diagnosticado um carcinoma de tireoide bem diferenciado existe a possibilidade de vigilância ativa (seguir com ecografias), somente lobectomia ou tireoidectomia total e ainda uso do teprotumumabe (inibidor do receptor de IgF-1) visto ser um quadro indolente.
User badge image
Progresso com Exercícios

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) Nódulos palpáveis da tireoide são encontrados em cerca de 5% dos adultos e vários estudos revelam a presença de nódulos da tireoide em até 50% das glândulas de indivíduos com > 50 anos de idade, principalmente em mulheres. - Esta afirmativa está correta, pois realmente a prevalência de nódulos tireoidianos aumenta com a idade, especialmente em mulheres. b) A maioria dos pacientes com nódulos da tireoide possui provas de função tireoidiana comprometidas com hipotireoidismo, geralmente causada por tireoidite de Hashimoto. - Esta afirmativa não é correta, pois muitos nódulos tireoidianos são funcionais e não estão associados a hipotireoidismo. c) Se TSH estiver suprimido, será indicada uma cintilografia com radionucleotídeos para determinar se o nódulo identificado é quente, já que as lesões com maior captação podem revelar focos de carcinoma anaplásico na punção com agulha fina (PAF) de tireoide. - Esta afirmativa é confusa, pois nódulos quentes geralmente não são malignos, e a relação com carcinoma anaplásico não é correta. d) Mesmo se a leitura da lâmina da PAF resulte em Bethesda 2 é adequado programar nova em 3 meses, pois a idade da paciente e tamanho do nódulo a classifica como alto risco. - A classificação Bethesda 2 indica um nódulo benigno, e a repetição em 3 meses não é necessária a menos que haja outras preocupações. e) No caso de ser diagnosticado um carcinoma de tireoide bem diferenciado existe a possibilidade de vigilância ativa (seguir com ecografias), somente lobectomia ou tireoidectomia total e ainda uso do teprotumumabe (inibidor do receptor de IgF-1) visto ser um quadro indolente. - O uso do teprotumumabe não é indicado para carcinoma de tireoide, mas sim para doenças autoimunes como a doença de Graves. Após essa análise, a alternativa correta é a) Nódulos palpáveis da tireoide são encontrados em cerca de 5% dos adultos e vários estudos revelam a presença de nódulos da tireoide em até 50% das glândulas de indivíduos com > 50 anos de idade, principalmente em mulheres.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Programa Nacional de Imunizações por meio de Nota Técnica Conjunta n° 70/2024 alerta sobre aumento global dos casos de coqueluche. Só no Paraná são 535 casos confirmados e 1 óbito divulgados no boletim da Secretaria de Estado da Saúde de 25/09/2024. A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, de alta transmissão respiratória, de distribuição universal, e de notificação compulsória. Com base nesta informação marque a única resposta correta.
a) A vacinação da coqueluche nos últimos anos também entrou no calendário vacinal das gestantes, com a vacina triplice bacteriana acelular do adulto (dTpa, contendo toxoides contra tétano e a difteria e componente pertussis acelular) idealmente entre 27 e 36 semanas e com intervalo de dez anos entre as doses.
b) A vacinação de tétano, difteria e coqueluche (dTpa) apenas é recomendada na gestação a fim de diminuir as taxas de mortalidade neonatal e infantil em situações especiais como casos de surtos ou epidemias.
c) O benefício da vacinação contra coqueluche ocorre na gestação pela passagem de anticorpos para o feto, portanto, antes da alta hospitalar, no puerpério, não é necessário checar a situação vacinal da mãe.
d) A vacina triplice bacteriana acelular é recomendada a partir de 20 semanas, também com objetivo de oferecer imunidade passiva ao lactente contra a coqueluche.
e) Gestantes vacinadas com esquema completo com pelo menos 3 doses de vacina com componente único, não precisam receber uma dose de dTpa a partir de 20 semanas de gestação.

Mais conteúdos dessa disciplina