Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A Lei 10.101, de 19/12/2000, no Artigo 2.º, relata que a participação nos lucros ou resultados será objeto de negociação entre a empresa e seus empregados.
Releia a lei, e assinale a alternativa que melhor define os procedimentos.
a. Comissão escolhida pelas partes de comum acordo, sendo integrada também por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria, tem como objetivo a convenção ou acordo coletivo.
b. Comissão escolhida pela direção da empresa, não existindo participação de nenhum membro do sindicato.
c. Comissão de trabalhadores, sendo, no mínimo, quatro de cada setor da empresa, de forma que os funcionários estejam bem representados a fim de resguardarem seus direitos.
d. O objeto da negociação entre a empresa e os seus empregados é apenas o acordo coletivo, não sendo necessária a participação de partes em comum acordo nesta negociação, pois os proprietários da empresa tomam todas as decisões.
e. Os procedimentos que são realizados vão de encontro apenas aos interesses dos funcionários não levando em consideração o poder econômico da empresa.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender o que a Lei 10.101/2000 estabelece sobre a participação nos lucros ou resultados e como deve ser feita a negociação entre a empresa e seus empregados. Analisando as alternativas: a) Comissão escolhida pelas partes de comum acordo, sendo integrada também por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria, tem como objetivo a convenção ou acordo coletivo. - Esta opção está alinhada com o que a lei diz, pois menciona a negociação entre as partes e a participação do sindicato. b) Comissão escolhida pela direção da empresa, não existindo participação de nenhum membro do sindicato. - Esta opção não está correta, pois a lei prevê a participação do sindicato. c) Comissão de trabalhadores, sendo, no mínimo, quatro de cada setor da empresa, de forma que os funcionários estejam bem representados a fim de resguardarem seus direitos. - Embora a representação dos trabalhadores seja importante, a lei não especifica um número mínimo de representantes por setor. d) O objeto da negociação entre a empresa e os seus empregados é apenas o acordo coletivo, não sendo necessária a participação de partes em comum acordo nesta negociação, pois os proprietários da empresa tomam todas as decisões. - Esta opção está incorreta, pois a lei enfatiza a negociação entre as partes. e) Os procedimentos que são realizados vão de encontro apenas aos interesses dos funcionários não levando em consideração o poder econômico da empresa. - Esta opção também está errada, pois a lei busca um equilíbrio entre os interesses de ambas as partes. A alternativa que melhor define os procedimentos de acordo com a Lei 10.101/2000 é: a) Comissão escolhida pelas partes de comum acordo, sendo integrada também por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria, tem como objetivo a convenção ou acordo coletivo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Você é responsável pelas rotinas de pessoal de uma instituição de educação. Ultimamente, você anda recebendo muitas reclamações referentes à desigualdade de remuneração entre indivíduos que exercem a mesma função. De que forma você poderá resolver essa situação?
A) Por meio de um equilíbrio interno de remuneração.
B) Por meio da justiça salarial.
C) Por meio da retenção dos colaboradores.
D) Por meio do aumento de salário para aqueles que estão recebendo valores inferiores.
E) Por meio de um equilíbrio externo de remuneração.

O que a empresa deverá fazer se um determinado funcionário decidir doar sangue como voluntário mais de uma vez por ano?
A. A empresa não pode descontar um dia apenas, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
B. A empresa não pode descontar os dois dias em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
C. A empresa não pode descontar os dois dias e o funcionário terá direito a mais dois dias em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
D. A empresa não pode descontar um dia em caso de doação voluntária de sangue, mas é desnecessária a comprovação.
E. A empresa não descontará os dias de doação voluntária, independentemente de quantos dias o empregado quiser doar sangue, desde que o comprove.

Mais conteúdos dessa disciplina