Logo Passei Direto
Buscar
O século XX trouxe mudanças culturais e científicas importantes. Tais mudanças, bem como as novas descobertas e teorias, abalaram a sensação “típica do século XIX de progresso infinito”, abrindo caminho para uma nova etapa cultural e, por isso, arquitetônica. No campo da arquitetura, “as principais contribuições são oferecidas pelas vanguardas artísticas e os experimentalismos dos anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial” (PEREIRA, 2010, p. 227). A nova etapa cultural é marcada pelo Modernismo, do qual fazem parte outros tantos movimentos.
A partir dos estudos realizados até aqui, e com base no texto, avalie as alternativas a seguir sobre o Modernismo:
I – Um exemplo de arquitetura futurista é a de Antonio Sant’Elia, cujos projetos se caracterizavam por fortes volumes sem ornamentação, verticalidade, paredes inclinadas ou escalonadas, elevadores externos e equipamentos de geração de energia aparentes.
II – Assim como os futuristas, os construtivistas também eram muito radicais e propunham o uso de materiais de construção modernos, como aço e concreto, e grandes áreas de vidro, pois idealizavam que a arquitetura fosse impulsionada pela industrialização.
III – O De Stijl é um movimento que ficou conhecido por sua linguagem diversificada de projeto e pela busca de inovação, a partir de inspirações extremamente ecléticas, formas geométricas facetadas e figuras humanas estilizadas, idealizadas e heroicas.
IV – O Estilo Internacional é caracterizado por dar ênfase no volume, pela utilização da elegância intrínseca dos materiais, por sua perfeição e belas proporções, em vez da aplicação de ornamentos, como apresentado no Conjunto Habitacional Modelo de Weissenhof.
V – Os projetos dos expressionistas holandeses são marcados pela ultrarracionalidade e por serem abstratos e mecânicos, diferentemente da Art Déco, que tendia ao figurativismo, sintonizado com o meio artesanal de produzir edificações.
a. Apenas II e IV.
b. Apenas I, II e IV.
c. Apenas III e V.
d. Apenas I, II, III e IV.
e. Apenas I e II.
User badge image
EducaFit

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I – Um exemplo de arquitetura futurista é a de Antonio Sant’Elia, cujos projetos se caracterizavam por fortes volumes sem ornamentação, verticalidade, paredes inclinadas ou escalonadas, elevadores externos e equipamentos de geração de energia aparentes. Verdadeiro, essa descrição está correta e se refere ao estilo futurista de Sant’Elia. II – Assim como os futuristas, os construtivistas também eram muito radicais e propunham o uso de materiais de construção modernos, como aço e concreto, e grandes áreas de vidro, pois idealizavam que a arquitetura fosse impulsionada pela industrialização. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e reflete a proposta dos construtivistas. III – O De Stijl é um movimento que ficou conhecido por sua linguagem diversificada de projeto e pela busca de inovação, a partir de inspirações extremamente ecléticas, formas geométricas facetadas e figuras humanas estilizadas, idealizadas e heroicas. Falso, o De Stijl é mais conhecido por sua simplicidade, uso de formas geométricas básicas e cores primárias, não por uma linguagem eclética. IV – O Estilo Internacional é caracterizado por dar ênfase no volume, pela utilização da elegância intrínseca dos materiais, por sua perfeição e belas proporções, em vez da aplicação de ornamentos, como apresentado no Conjunto Habitacional Modelo de Weissenhof. Verdadeiro, essa descrição está correta e reflete as características do Estilo Internacional. V – Os projetos dos expressionistas holandeses são marcados pela ultrarracionalidade e por serem abstratos e mecânicos, diferentemente da Art Déco, que tendia ao figurativismo, sintonizado com o meio artesanal de produzir edificações. Falso, os expressionistas não são caracterizados pela ultrarracionalidade, mas sim por formas mais orgânicas e emocionais, enquanto a Art Déco é mais ornamentada e estilizada. Com base nas análises, os itens verdadeiros são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: b) Apenas I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No século XVI, Giorgio Vasari propôs uma interpretação progressiva da história, que serve para a compreensão global não apenas do fenômeno do humanismo, como também da arquitetura moderna. Com base nessa interpretação, pode-se articular a sequência histórica do Movimento Moderno e, consequentemente, desenvolver o estudo da linguagem arquitetônica da modernidade. Assim, em geral se fala de diferentes gerações de arquitetos modernistas, em uma épica do modernismo que se inicia com os denominados pioneiros e culmina com os mestres do Movimento Moderno (PEREIRA, 2010).
Três arquitetos do século XX são, por vezes, chamados de “mestres da Arquitetura Moderna”. Com base nos estudos da UA, avalie as alternativas a seguir sobre os arquitetos:
I – Todos esses arquitetos, conhecidos como mestres do movimento moderno, tiveram influência tanto de arquitetos anteriores, bem como do uso de novos materiais de construção, como de outros movimentos artísticos.
II – Uma das características das “Casas dos Prados” de Mies Van der Rohe é o rompimento da caixa, porque a forma externa e os espaços internos não estão limitados por unidades retangulares contidas.
III – Frequentemente, Walter Gropius também é adicionado a esse grupo, ainda que sua contribuição seja mais significativa no campo do ensino de arquitetura.
IV – Entre os “Cinco Pontos para uma Nova Arquitetura de Wright” articulados em 1926 e que definiram uma nova estética arquitetônica, está a fachada, que independentemente dos apoios estruturais, pode ser projetada livremente.
V – Dentro da produção tardia de Le Corbusier, pode-se destacar o projeto do Crown Hall, em que se priorizou a flexibilidade, de maneira que as localizações das paredes internas não são afetadas pelas vedações externas.
a. Apenas I e II.
b. Apenas I, III, IV e V.
c. Apenas IV e V.
d. Apenas I e III.
e. I, II, III e IV e V.

O Antigo Regime caracterizou-se, no âmbito social, por continuidades e rupturas em relação à organização social da época feudal. O texto a seguir trata dessas mudanças e permanências:
A sociedade do Antigo Regime era dividida em ______ estamentos, cujo fator determinante de pertencimento era _____________. Podemos apontar como indícios de continuidade em relação à sociedade feudal ________________, e, como evidência de ruptura, ________________________.
A. dois – o nascimento – o Estado como legitimação dos estamentos – a estrutura da sociedade
B. três – o nascimento – o Estado como legitimação dos estamentos – a estrutura da sociedade
C. três – a riqueza – a estrutura da sociedade – o Estado como legitimação dos estamentos
D. três – o nascimento – a estrutura da sociedade – o Estado como legitimação dos estamentos
E. quatro – a riqueza – a estrutura da sociedade – o Estado como legitimação dos estamentos

Durante a Idade Moderna, predominaram na Espanha e na França uma concepção de Estado absolutista centralizado, com o poder real legitimado pela Igreja Católica, o que conferia ao rei um direito divino. Quanto à economia, Espanha e França adotavam uma política econômica intervencionista e protecionista, característica do mercantilismo. No entanto, na Holanda predominava a religião calvinista e, economicamente, a atividade mercantil era mais livre, desempenhada por particulares, principalmente por companhias de comércio.
Assinale V para verdadeiro ou F para falso nas seguintes afirmacoes sobre esse texto:
( ) O texto evidencia que não é possível utilizar os conceitos de “absolutismo” e “mercantilismo” para as práticas políticas e econômicas da Europa Ocidental durante a Idade Moderna.
( ) Como sugerido pelo texto, são necessários cuidados com generalizações explicativas quanto à economia e à política durante a Idade Moderna na Europa Ocidental, porque houve diferenças entre Estados e regiões.
( ) Tornam-se explícitos, com esses exemplos, que houve um processo de laicização da sociedade, o que proporcionou a formação dos Estados Modernos e o desenvolvimento da economia.
( ) Por meio da leitura do texto, deduz-se que houve uma política mercantilista em relação à Espanha e à França, mas não em relação à Holanda, em função de sua religião protestante, que condenava o lucro.
a. F – V – F – F.
b. V – F – F – V.
c. F – V – V – F.
d. F – F – V – V.
e. V – V – F – F.

A arte minimalista não buscava transmitir uma mensagem, como fazia a arte acadêmica, e também não tinha preocupação com a expressividade e com a criação de uma arte de vanguarda, pois havia rompido com os princípios da arte moderna. Carl Andre foi um dos principais artistas minimalistas que utilizavam a integração entre arte e espaço. Ele dizia que sua arte era materialista e comunista.
Marque a alternativa que contempla corretamente tal proposição do artista.
a. As obras de Carl Andre eram minimalistas e não faziam referência ao materialismo nem ao comunismo. Entretanto, muitos acreditavam que suas obras eram financiadas por governos comunistas.
b. As obras de Carl Andre eram materialistas por utilizarem materiais advindos das indústrias e eram comunistas porque eram produzidas para divulgar as ideias da União Soviética nos Estados Unidos.
c. As obras de Carl Andre eram materialistas por não representarem nada além do próprio material da arte, ou seja, em suas obras, o metal continuaria sendo metal. Por outro lado, elas eram comunistas por serem acessíveis a todos.
d. As obras de Carl Andre eram capitalistas, pois eram produzidas para serem consumidas, por isso não podemos defini-las como comunistas ou materialistas. Entretanto, o artista defendia equivocadamente tal ponto de vista.
e. As obras de Carl Andre eram comunistas por apresentar engajamento com a ruptura ao sistema capitalista. Por outro lado, eram materialistas por refletir sobre o trabalho e a transformação da matéria em objetos utilitários.

Mais conteúdos dessa disciplina