Buscar

Atos jurídicos stricto sensu e negócios jurídicos

Embora os atos jurídicos stricto sensu e os negócios jurídicos decorram da vontade e atuação humana, comente como são os seus efeitos no plano jurídico?

💡 2 Respostas

User badge image

João Gustavo

No ato jurídico stricto sensu, embora exista a vontade humana, esta encontra seus efeitos vinculados à lei. Não há margem para a modulação dos efeitos. Como exemplo, podemos citar o caso de reconhecimento de paternidade. O pai, ao reconhecer a paternidade de um infante, não pode estabelecer condições para o exercício da paternidade. O reconhecimento carrega consigo todos os encargos inerentes à paternidade.

      Dessa forma, ao manifestar a vontade, o indivíduo se sujeita a todos os efeitos da lei independentemente se concorda integralmente com ela ou não, posto que, como já mencionado, os efeitos da manifestação de vontade do indivíduo encontram-se vinculados à lei.

      Por outro lado, o negócio jurídico, atua de maneira mais ampla. A vontade qualificada manifestada pelo agente, além de criar o negócio jurídico, confere às partes envolvidas a faculdade de regular direitos e deveres de acordo com seus interesses, dentro das possibilidades permitidas pela lei. Em suma, as partes têm a liberdade de modular os efeitos decorrentes da manifestação de vontade. Como exemplo, podemos citar os contratos.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Ato jurídico em sentido amplo: há necessária presença da vontade humana

  • Sentido stricto: Há mera aderência aos efeitos estabelecidos pelo ordenamento. Assim, a vontade humana existe apenas para aderir a efeitos jurídicos já estabelecidos em norma jurídica anterior (e.g. reconhecimento de paternidade - o pai reconhece, mas os efeitos estão na lei)..
  • Negócios jurídicos: há vontade criadora, tanto na aderência quanto nos efeitos, podendo ser unilateral ou bilateral, inter vivos ou mortis causae.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais