Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Embora a independência política do Brasil tenha sido declarada somente em 1822, o início do processo de emancipação pode ser relacionado com uma conjuntura anterior, na qual um acontecimento de grande impacto desencadeou as mudanças que levaram à separação entre o Brasil e Portugal. Esse fato, que assinalou o final efetivo da situação colonial, foi
a) a Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, que introduziu no Brasil as idéias iluministas e republicanas, minando a monarquia portuguesa.
b) a Inconfidência Baiana, ocorrida em 1798, que introduziu no Brasil as idéias jacobinas e revolucionárias, levando ao fim do domínio lusitano.
c) a transferência da Corte para o Brasil em 1808, que significou a presença do aparato estatal metropolitano na Colônia, a qual passou a ser a sede da Monarquia portuguesa.
d) a Revolução Pernambucana de 1817, que trouxe para o cenário político brasileiro o ideário maçônico e republicano.
e) a convocação das Cortes de Lisboa em 1820, que exigiram o retorno de Dom João para Portugal e a recolonização do Brasil.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para identificar o acontecimento que marcou o início do processo de emancipação do Brasil em relação a Portugal, vamos analisar cada uma das alternativas: a) A Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, foi um movimento que introduziu ideias iluministas e republicanas, mas não resultou diretamente na independência. b) A Inconfidência Baiana, ocorrida em 1798, também trouxe ideias revolucionárias, mas não teve um impacto tão significativo na separação entre Brasil e Portugal. c) A transferência da Corte para o Brasil em 1808 foi um marco importante, pois trouxe a estrutura do governo português para o Brasil, alterando a dinâmica colonial e preparando o caminho para a independência. d) A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento que buscou a independência, mas não foi o evento que efetivamente desencadeou a separação. e) A convocação das Cortes de Lisboa em 1820 foi um evento que gerou tensões, mas ocorreu após a transferência da Corte e não é considerado o início do processo de emancipação. Dentre as opções, a que melhor representa o acontecimento que marcou o início do processo de emancipação do Brasil é: c) a transferência da Corte para o Brasil em 1808.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a crise do antigo sistema colonial, sabe-se:
Assinale as proposições corretas, some os números a elas associados e marque no espaço apropriado.
(01) O desenvolvimento do capital industrial e a crise do Estado absolutista resultaram em contestações ao sistema colonial montado segundo os princípios da política mercantilista.
(02) De acordo com as teses livre-cambistas, defendidas a partir da Revolução Industrial, o sistema colonial era espoliativo das metrópoles, sempre obrigadas a manter despesas com suas colônias e a comprar produtos inferiores por elas produzidos.
(04) Os princípios do liberalismo econômico foram veementemente defendidos pela burguesia e pelo Estado, em Portugal, porque preconizavam os direitos naturais do homem, a abolição do trabalho escravo e a soberania das nações.
(08) A Guerra dos Mascates se caracterizou como um movimento entre colonos e metrópole, enquanto a Inconfidência Mineira e a Conjuração dos Alfaiates se caracterizaram como movimentos anticoloniais.
(16) A mais evidente demonstração de apoio prestado pelo Estado e burguesia portugueses ao liberalismo ocorreu com a 'Abertura dos portos do Brasil às nações amigas', em 1808.
(32) A independência das colônias inglesas da América, na segunda metade do século XVIII, influenciou os movimentos emancipacionistas das colônias luso-espanholas do continente, cujos revolucionários solicitaram apoio ao país recém-independente.
(64) Os direitos inalienáveis do homem defendidos pelos iluministas só foram respeitados, no Brasil, durante o Império e a República.

Mais conteúdos dessa disciplina