Logo Passei Direto
Buscar
(Adaptado de PUC - PR -2018 -Prefeitura de Fazenda Rio Grande -PR -Farmacêutico e Bioquímico) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem produzindo, desde 2008, manuais que abordam diferentes questões inerentes às principais síndromes infecciosas relacionadas à assistência à saúde, incluindo suas definições, indicadores, medidas e estratégias de prevenção. O leucograma é uma parte do hemograma que consiste em avaliar os leucócitos, células de defesa do organismo, que mostram a presença ou não de infecções.
Qual é o diagnóstico sugestivo?
Processo parasitário intestinal
Processo infeccioso bacteriano agudo
Processo infeccioso virótico agudo
Processo infeccioso bacteriano crônico
Processo infeccioso virótico crônico
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Para determinar o diagnóstico sugestivo a partir da descrição fornecida, precisamos considerar o que um leucograma pode indicar em relação a infecções. 1. Processo parasitário intestinal: Geralmente, infecções parasitárias podem causar alterações nos leucócitos, mas não são as mais comuns em um leucograma padrão. 2. Processo infeccioso bacteriano agudo: Normalmente, infecções bacterianas agudas resultam em um aumento significativo de leucócitos, especialmente neutrófilos. 3. Processo infeccioso virótico agudo: Infecções virais agudas podem causar um aumento de linfócitos, mas não necessariamente um aumento geral de leucócitos. 4. Processo infeccioso bacteriano crônico: Infecções bacterianas crônicas podem levar a uma resposta imune mais complexa, mas o leucograma pode não ser tão indicativo quanto em infecções agudas. 5. Processo infeccioso virótico crônico: Infecções virais crônicas podem ter alterações nos leucócitos, mas geralmente não são tão evidentes quanto nas agudas. Dado que o leucograma é mais indicativo em processos agudos, e considerando que a descrição fala sobre a presença de infecções, a opção que melhor se encaixa é: b) Processo infeccioso bacteriano agudo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células incolores que atuam principalmente na defesa do corpo, protegendo-o contra organismos invasores e desencadeando respostas imunológicas. O número normal de leucócitos por milímetro cúbico de sangue em uma pessoa adulta é de 4 a 10 mil. Em relação a essas células, analise as afirmativas abaixo e faça a correlação correta.
A correlação correta entre os tipos de leucócitos e suas características é a seguinte: I-D; II-C; III-B; IV-E; V-A.
I. Eosinófilo
II. Neutrófilo
III. Linfócito
IV. Monócito
V. Basófilo
A. São células que apresentam grânulos maiores que os dos neutrófilos e eosinófilos e núcleo grande e de formato irregular que lembra a letra ''S''. Sua função é liberar histamina e heparina, funcionando, respectivamente, em respostas alérgicas e evitando a coagulação do sangue.
B. São pequenos e apresentam um grande núcleo circular e importante papel na resposta imune. Essas células podem ser classificadas em dois tipos principais.
C. São glóbulos brancos que apresentam núcleos constituídos por dois a cinco lóbulos e possuem dois tipos de grânulos no citoplasma: grânulos específicos e azurófilos. Apresentam a capacidade de sair do interior de vasos sanguíneos intactos (diapedese) e invadir tecidos para defender nosso organismo. São responsáveis por fagocitar organismos invasores, como bactérias, sendo importantes para a resposta inata.
D. São células que apresentam grânulos que se coram ao utilizar eosina e um núcleo com dois lobos conectados por um filamento. Apresentam como principal função fagocitar o complexo antígeno-anticorpo. Essas células aumentam quando o paciente apresenta reações alérgicas ou infecções parasitárias.
E. São células grandes que possuem um único núcleo com formato de rim. Essas células realizam diapedese e caem no tecido conjuntivo, onde se desenvolvem em macrófagos, células de alto poder fagocitário.
I-D; II-C; III-B; IV-E; V-A
I-D; II-C; III-B; IV-A; V-E
I-D; II-C; III-A; IV-B; V-E
I-A; II-D; III-E; IV-B; V-C
I-A; II-C; III-E; IV-B; V-D

As hemácias são os elementos figurados mais abundantes do sangue. As análises qualitativas e quantitativas das hemácias auxiliam o diagnóstico dos pacientes com doenças hematológicas. A respeito de variações morfológicas e numéricas observadas nas hemácias dos pacientes.
Assinale a opção correta.
A anisocitose refere-se a uma grande variação do tamanho das hemácias.
A presença de células macrocíticas é indicativa de deficiência de ferro.
A contagem global de hemácias apresenta maior reprodutibilidade que a porcentagem de hematócrito.
Em todos os estágios de maturação, as hemácias apresentam grânulos arredondados dispersos no citoplasma, que se coram com substâncias ácidas.
O índice volumétrico representa o valor do hematócrito multiplicado por 100 e dividido pelo valor da contagem da hemoglobina.

(Adaptado de Instituto AOCP EBSERH 2015 - Biomédico) O eritrograma é a parte do hemograma que avalia quantitativa e qualitativamente os eritrócitos. Além disso, também fazem parte do eritrograma os índices hematimétricos. A seguir são listados alguns parâmetros analisados no eritrograma.
Assinale a alternativa que apresenta os índices hematimétricos:
CHCM, RDW, plaquetas e hematócrito
VCM, CHCM, HCM e RDW
RDW, VCM, hemácias e hemoglobina
hemoglobina, VCM, RDW
Hemoglobina, hematócrito, RDW e HCM

Mais conteúdos dessa disciplina