Logo Passei Direto
Buscar
O hidroximetilfurfural (HMF) é um aldeído cíclico formado pela desidratação ácida de açúcares simples, como a glicose e frutose, que são quebrados na presença de ácido glucônico e outros ácidos do mel. A detecção desse aldeído é uma importante resposta para qualificar do mel.
O HMF pode ser detectado pela (o):
A. prova de Lud;
B. reagente de Lugol;
C. reação de Fiehe.
User badge image
Praticando Para o Saber

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para identificar o hidroximetilfurfural (HMF) no mel, é importante conhecer os métodos de detecção adequados. Vamos analisar as opções: A. Prova de Lud - Esta prova é utilizada para detectar a presença de açúcares redutores, mas não é específica para HMF. B. Reagente de Lugol - Este reagente é utilizado para detectar amido, não sendo apropriado para a detecção de HMF. C. Reação de Fiehe - Esta reação é específica para a detecção de HMF, pois envolve a formação de um complexo colorido quando o HMF está presente. Portanto, a alternativa correta para a detecção do hidroximetilfurfural (HMF) é: C. reação de Fiehe.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O mel de abelha é um alimento de alto valor nutricional e amplamente procurado, principalmente, pelos seus benefícios terapêuticos. Sua qualidade e composição físico-química dependem da região da flora, das condições climáticas da área de produção e do manejo do apicultor. A produção do mel ocorre por algumas etapas.
Sobre a produção do mel, marque a opção correta.
A. É produzido apenas pela desidratação;
B. É produzido por alterações físicas e químicas;
C. É produzido pela conversão da glicose e frutose em sacarose.

A legislação brasileira indica algumas análises físico-químicas para o controle da qualidade do mel. Para isso, é analisado a umidade, a quantidade do hidroximetilfurfural, o teor de açúcares redutores, sacarose aparente, cinzas, acidez livre, sólidos insolúveis em água e atividade enzimática.
Sobre as análises, marque a opção correta.
A. A umidade do mel pode variar entre 15 a 21% de acordo com o clima da região;
B. O alto teor de hidroximetilfurfural encontrado no mel indica um produto fresco;
C. Os monossacarídeos frutose e glicose representam 60% desse total, e os dissacarídeos sacarose e maltose apenas 20%.

O mel foi uma das primeiras fontes de açúcar para o homem. Os principais componentes encontrados no mel são os açúcares redutores e a água. A frutose e a glicose representam o maior percentual de compostos presentes no mel, seguidas por sacarose e maltose apenas.
Sobre os açúcares encontrados no mel, marque a alternativa correta.
A. A frutose é classificada como dissacarídeo;
B. A sacarose e a maltose são dissacarídeos;
C. A glicose e a maltose são classificadas como dissacarídeos.

Métodos de análises laboratoriais são essenciais para avaliar a qualidade do mel. É comum a adição de carboidratos comerciais para aumentar o volume do produto e aumentar a lucratividade. Para evitar isso, no laboratório, são utilizadas diferentes metodologias para identificação desses componentes adulterantes.
Com isso, é utilizado o reagente de lugol para identificar:
A. a presença de hidroximetilfurfural;
B. a presença de albuminoides;
C. a presença de amido.

Para determinar a acidez de uma amostra de mel, você transferiu certa quantidade do material para um béquer. Em seguida, foi adicionado água destilada e a mistura foi transferida para o Erlenmeyer. Posteriormente, gotas de fenolftaleína foram adicionadas e a titulação foi executada.
Baseado nisso, marque a opção que indica o reagente utilizado para identificar o grau de acidez da amostra.
A. Solução clorídrica de resorcina;
B. Solução de hidróxido de sódio;
C. Éter etílico.

A reação de Fiehe é utilizada para indicar adulterações em amostras de mel. Na presença de açúcar invertido, surgirá uma coloração cuja intensidade dependerá da quantidade do produto comercial presente.
Com base no teste que você executou no laboratório virtual, a amostra analisada:
A. permaneceu inalterada;
B. ficou azul;
C. ficou vermelha.

O lugol é uma solução de iodo molecular (I2) em equilíbrio com iodeto de potássio (KI) em água destilada. O iodeto de potássio é adicionado para aumentar a solubilidade do iodo por formação do ânion triatômico (I3-).
Baseado nos resultados obtidos no laboratório virtual, marque a opção com a característica física da amostra após a adição do reagente de lugol.
A. A amostra ficou vermelha, indicando a presença do hidroximetilfurfural;
B. A amostra ficou vermelha, indicando a presença de amido;
C. A amostra ficou azul, indicando a presença de amido.

A titulação foi utilizada para a determinação da acidez do mel. Esse procedimento é o ato de determinar a concentração de uma solução ácida por meio de uma titulação com uma solução básica, ou vice-versa.
Para a realização da titulação da acidez do mel no laboratório virtual, você utilizou de vidrarias específicas. Com isso, marque a opção que indica as vidrarias utilizadas nessa etapa do experimento.
A. Funil de separação e bureta;
B. Bureta e Erlenmeyer;
C. Balão de fundo redondo e condensador.

Devido ao alto grau de complexidade da composição do mel, a sua análise se torna uma tarefa difícil. Por isso, é necessário diversificar os métodos de análises para tentar identificar possíveis adulterantes, que são adicionados para aumentar a lucratividade dos revendedores.
Porém, a presença de certas substâncias no mel pode ser um indicativo de qualidade. Com isso, a identificação dessas substâncias pode ser feita por diferentes métodos. Selecione a opção que indica os compostos presentes no mel que podem ser detectados pelo reagente de Lud.
A. Albuminoides;
B. Hidroximetilfurfural;
C. Ácido glucônico.

Mais conteúdos dessa disciplina