Logo Passei Direto
Buscar
Você faz parte da equipe multidisciplinar da UTI de um hospital e atende J.H.Z., sexo feminino, 85 anos, pesando 50 kg. Durante a internação, a acompanhante relata que a paciente está acamada há 3 anos e tem tido dificuldade de movimentá-la no leito. O médico que atendeu a paciente diagnosticou um AVE isquêmico, com comprometimento severo da mobilidade, e, em relação à deglutição, ela apresenta disfagia leve.
Sobre a conduta nutricional recomendada para essa paciente, considere verdadeiro ou falso e assinale a alternativa correta.
(V) A hipoalbuminemia pode causar alterações na pressão oncótica e formação de edemas, favorecendo a hipóxia e morte celular.
(F) Dietas normoproteicas devem ser administradas para não prolongar a fase inflamatória da cicatrização e não diminuir a síntese de colágeno.
(V) A prescrição da dieta para essa paciente deve ser hiperproteica e hipossódica.
(V) A vitamina C, quando utilizada como suplemento, pode reduzir a produção de radicais livres e acelerar a cicatrização.
(F) A arginina participa na síntese de colágeno, no entanto, dietas hiperproteicas podem suprir sua necessidade, não sendo indicada suplementação.
A) Estão corretas I, II e III.
B) Estão corretas II e IV.
C) Estão corretas III e V.
D) Estão corretas apenas I e IV.
E) Estão corretas apenas II e III.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 17 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 17 horas

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a conduta nutricional recomendada para a paciente: 1. (V) A hipoalbuminemia pode causar alterações na pressão oncótica e formação de edemas, favorecendo a hipóxia e morte celular. - Verdadeira. A hipoalbuminemia realmente pode levar a essas complicações. 2. (F) Dietas normoproteicas devem ser administradas para não prolongar a fase inflamatória da cicatrização e não diminuir a síntese de colágeno. - Falsa. Dietas normoproteicas não são adequadas para pacientes que necessitam de suporte nutricional, especialmente em situações de cicatrização, onde uma dieta hiperproteica é geralmente recomendada. 3. (V) A prescrição da dieta para essa paciente deve ser hiperproteica e hipossódica. - Verdadeira. Pacientes com dificuldades de cicatrização e que estão em estado crítico geralmente se beneficiam de uma dieta hiperproteica, e a restrição de sódio pode ser necessária dependendo da condição clínica. 4. (V) A vitamina C, quando utilizada como suplemento, pode reduzir a produção de radicais livres e acelerar a cicatrização. - Verdadeira. A vitamina C é conhecida por seu papel na cicatrização e na proteção contra radicais livres. 5. (F) A arginina participa na síntese de colágeno, no entanto, dietas hiperproteicas podem suprir sua necessidade, não sendo indicada suplementação. - Falsa. Embora a arginina participe da síntese de colágeno, em algumas situações clínicas, a suplementação pode ser benéfica, especialmente em pacientes com necessidade aumentada. Agora, vamos resumir as afirmações corretas: - I: V - II: F - III: V - IV: V - V: F Com isso, as afirmações corretas são I, III e IV. Portanto, a alternativa correta é: D) Estão corretas apenas I e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

J.L.S., sexo feminino, 6 anos, 108 cm, 17 kg, foi internada após crise de epilepsia. Na avaliação nutricional, a criança encontra-se eutrófica, porém com os parâmetros de 'peso para idade' e 'peso para a altura' entre os percentis 3 e 15. De acordo com a história clínica, a criança faz tratamento medicamentoso para epilepsia grave há 4 anos, mas vem apresentando crises frequentes. O médico indicou internação para introdução da dieta cetogênica.
Considerando o relato do caso, leia as asserções a seguir sobre o tratamento nutricional e a introdução da nova terapia nutricional, apontando a alternativa correta.
I. A dieta cetogênica pode apresentar efeitos colaterais; no curto prazo, os efeitos comumente incluem acidose, diarreia, refluxo gastroesofágico e déficit de crescimento.
II. Uma dieta restritiva pode levar à deficiência de vitaminas e minerais; assim, se faz necessária a suplementação desses nutrientes.
III. Na dieta cetogênica clássica para tratamento da epilepsia, é recomendada a utilização de proteínas em uma proporção que varia de 9% a 29% do VCT.
IV. Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) podem ser utilizados como fonte de gordura na dieta cetogênica, pois melhoram a palatabilidade e permitem a utilização de uma quantidade maior de calorias.
V. A dieta cetogênica tem como objetivo controlar ou reduzir a frequência das crises, que se deve ao aumento do consumo de proteínas e da escolha do tipo de lipídio utilizado no preparo das refeições.
A) Estão corretas I e II.
B) Estão corretas III e IV.
C) Estão corretas I, IV e V.
D) Apenas II e III estão corretas.
E) Apenas IV e V estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina