Logo Passei Direto
Buscar
Quando vamos representar as relações por meio de diagramas, vamos simplesmente formar pares ordenados, com uma representação apenas dos dois conjuntos, saindo setas do primeiro conjunto da relação e chegando as setas no segundo conjunto da relação.
Exemplo: represente a seguinte relação, em forma de diagrama: ? = {?; ?; ?} ? = {−?; ?; ?; ?} ??: {(?, ?); (?, ?); (?, ?); (?; ?)}
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para representar a relação dada em forma de diagrama, siga os passos abaixo: 1. Identifique os conjuntos: - Conjunto A: {a1, a2, a3} - Conjunto B: {-b1, b2, b3, b4} 2. Identifique os pares ordenados da relação: - R: {(a1, -b1), (a2, b2), (a3, b3), (a1, b4)} 3. Desenhe os conjuntos: - Desenhe dois círculos ou retângulos, um para o Conjunto A e outro para o Conjunto B. 4. Adicione os elementos: - Coloque os elementos do Conjunto A dentro do primeiro círculo e os elementos do Conjunto B dentro do segundo círculo. 5. Desenhe as setas: - Para cada par ordenado na relação, desenhe uma seta do elemento do Conjunto A para o elemento correspondente do Conjunto B. Por exemplo: - Uma seta de a1 para -b1 - Uma seta de a2 para b2 - Uma seta de a3 para b3 - Uma seta de a1 para b4 Assim, você terá um diagrama que representa a relação entre os dois conjuntos. Se precisar de mais ajuda, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina