Ed
há 3 meses
A avaliação formativa tem como foco ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar, valorizando o processo de aprendizagem como algo dinâmico e contínuo, que envolve tentativas, erros, hipóteses e avanços. Analisando as alternativas: A) Afirma que a aprendizagem é linear e que o significado dado pelo professor deve ser priorizado — isso não condiz com a visão formativa, que é mais flexível e centrada no aluno. B) Fala em corrigir erros para reprovação justa — a avaliação formativa não tem como objetivo reprovar, mas apoiar o aprendizado. C) Foca na classificação para passar de ano — avaliação formativa não é para classificação, mas para acompanhamento do processo. D) Diz que a aprendizagem é construída por ensaios, tentativas, erros, hipóteses, recuos e avanços, e que o indivíduo aprende melhor com respostas e regulações do meio — essa é a concepção correta da avaliação formativa. E) Fala em parceria, mas com foco em ressaltar resultados finais para decidir aprovação — avaliação formativa não prioriza só resultados finais. Portanto, a alternativa correta é a D.
Cadastre-se ou realize login