Buscar

Sobre a teoria monista e dualista (Dir. Internacional Público)

Quanto as teorias dualista, monista internacionalista, monista nacionalista e monista moderada, leia os textos e classifique conforme a teoria que adotam:

A) - As disposições legais em vigor no Reino deixarão de se aplicar quando colidirem com disposições de tratados obrigatórios para todas as pessoas ou com decisão de organismo internacional

B) -Os tratados ou acordos regularmente ratificados ou aprovados têm, a partir de sua publicação, uma autoridade superior às leis desde que respeitadas pela outra parte signatária. (art 55 Const. Francesa)

C) - Se uma norma de direito internacional, um tratado, por exemplo, se destina a ser aplicado pelos tribunais de um Estado, tal norma, segundo essa concepção, tem de ser antes transformada em direito nacional.(Min. Leitão de Abreu, rec. ex. 8.004 - STF)

D) - Poderia, o tratado, que a consagrou ser modificado ou revogado como qualquer outro diploma legal, pois, do contrário, assumiria o carater de super-lei, em situação superior à própria constituição. ( Min. Leitão de Abreu, rec. ex. 8.004 - STF )

E) - Os tratados e as convenções internacionais revogam ou modificam a legislação tributária interna, e serão observadas pela que lhes sobrevenha. (art.98 do CTN brasileiro)

F) - As normas internacionais não podem influir sobre o valor obrigatório das normas internas e vice-versa. (Anzilotti)

G) - Todavia, parece-me que o Estado, vinculado, por tratado, não pode citar lei alguma que contrariasse esse tratado, enquanto não fizer a denuncia não pode ser descumprido o tratado e a obrigatoriedade de sua observância, acarreta a consequência que o Estado continua preso ao tratado. (Min. Orosimbo Nonato, ap. civil 8.332 - STF)

H) - Os casos de conflitos entre duas disposições, uma de direito interno e outra de direito internacional, se resolverão, portanto, pela mesma regra geral destinada a solucionar o conflito entre as leis: lex posterior derrogat lex priori. (Min. Cordeiro Guerra, rec. ex. 80.004 -STF ).

💡 2 Respostas

User badge image

Andreza Schartener

Defende a teoria dualista que o Direito Internacional e o Direito Interno são dois sistemas jurídicos distintos e independentes, regulando o último as relações entre os Estados e, por conseguinte, não originando obrigações para os indivíduos.

Já a teoria monista determina que o Direito é único tanto nas relações do Estado para com a sociedade, quanto nas relações entre Estados.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O direito internacional público pode ser caracterizado como um sistema jurídico autônomo e descentralizado, que tem como função regular as relações entre os Estados, com base no consentimento.

No âmbito do direito internacional, existem duas teorias que são a Teoria Dualista e a Teoria Monista.

A teoria dualista, trata o direito internacional e o direito interno como dois sistemas distintos e independentes um do outro, e nesse caso por exemplo, uma norma de direito interno não se condiciona à norma internacional.

Por sua vez a teoria monista pode ser caracterizada pela sua unicidade tanto na ordem jurídica interna quanto na internacional. Esta teoria foi desmembrada em duas vertentes, onde uma se caracteriza pela primazia do direito internacional sobre o direito interno e e a outra por meio da primazia do direito interno sobre o direito internacional.

Dessa maneira o direito internacional público possui algumas diferenças com relação ao direito internacional privado, dentre elas o fato de que o direito público é definido pelo conjunto de normas que regulam as relações externas, enquanto o privado se baseia na resolução de conflitos entre normas.

1
Dislike1

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais