Buscar

bioquimica

1 – Durante exercícios prolongados o músculo utiliza energia proveniente das vias aeróbias e anaeróbias. Durante ambos os processos a degradação da glicose fornece uma quantidade significativa de energia e intermediários que serão utilizados para a síntese de ATP. Dessa maneira descreva todo o processo de geração de energia a partir da glicólise.

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Clara Campos

A primeira fase da glicólise é a preparaória, esta consiste em 5 reações:

  1. Glicose ---> Glicose 6-fosfato ENZIMA HEXOQUINASE (gasto de ATP --> ADP + Pi, o Pi se liga a glicose)
  2. Glicose 6-fosfato <------> Frutose 6- fosfato FOSFOHEXOSE ISOMERASE
  3. Frutose 6- fosfato ------> Frutose 1,6 BIfosfato FOSFOFRUTOQUINASE (gasto de ATP ---> ADP + Pi, O Pi se liga à frutose 6-fosfato)
  4. Frutose 1,6 bifosfato <------> Gliceraldeído 3 fosfato + Dihiroxiacetona fosfato ALDOLASE (quebra da frutose 1,6 biPi)
  5. Dihidroxiacetona fosfato <-------> Gliceraldeído 3 fosfato TRIOSE FOSFATO ISOMERASE

GASTO: 2 ATP l  FORMA: 2 moléculas de Gliceraldeído 3 fosfato

 

Na segunda fase, "de pagamento", cada reação abaixo acontece duas vezes, visto que são 2 gliceraldeídos 3 fosfato:

  1. Gliceraldeído 3 fosfato <-------> 1,3 bifosfoglicerato GLICERALDEÍDO 3 FOSFATO DESIDROGENASE (entrada de Pi, oxidação do gliceraldeído formando NADH)
  2. 1,3 bifosfoglicerato ------> 3 fosfoglicerato FOSFOGLICERATO QUINASE (retirada de um Pi, que se junta com ADP formando ATP)
  3. 3 fosfoglicerato <-------> 2 fosfoglicerato FOSFOGLICERATO MUTASE
  4. 2 fosfoglicerato <-----> Fosfoenol piruvato ENOLASE (desidratação, formando uma ligação dupla)
  5. Fosfoenol piruvato -----> Piruvato PIRUVATO QUINASE (etirada do Pi, que se junta com ADP formando ATP)

FORMA: 1 NADH, 2 ATP e 1 PIRUVATO (POR 1 MOLÉCULA DE GLICERALDEÍDO 3-Pi)

4 ATP formados na segunda fase - 2 ATP gastos na primeira fase = SALDO DE 2 ATP

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A glicólise  é um processo anaeróbio, ou seja, sem a presença de oxigênio que tem como objetivo a degração da glicose, principal fonte de energia para os animais . Nessa via metabólica, ocorre a formação de ácido pirúvico e de moléculas de energia chamadas ATP.


A glicose é um carboidrato obtido por meio da alimentação ou da quebra de glicogênio armazenado no fígado e músculos. O processo de  degradaçao da glicose começa com a  a adição de duas móleculas fosfatos em uma de glicose, tornando-a muito instável e com facilidade alta de  ser quebrada. Esse processo é denominado de ativação e ocorre com gasto de ATP.


Essa molécula instável se quebra e forma duas moléculas de ácido pirúvico e  quatro moléculas de ATP. Como no início do processo foram utilizados fosfatos originados de duas moléculas de ATP, o saldo líquido é de duas moléculas de ATP.


No processo de glicólise, há a liberação de quatro elétrons e quatro íons hidrogênio. Das quatro moléculas H+, duas ficam soltas no citoplasma da célula, enquanto as outras são presas pelo NAD+ formando o NADH. Por conta disso, classificamos o NAD+ como um aceptor de elétrons.


O ácido pirúvico formado é usado na mitocôndria no processo de respiração celular, juntamente com o oxigênio. Entretanto, se não houver O2 suficiente,o piruvato é transformado em ácido lático ou etanol.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais