Buscar

Quanto a solubilidade, que grupo de vitaminas, se consumido em excesso pode causar distúrbios? Por quê?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

 

O nome vitaminafoi criado pelo bioquímico polonês Casimir Funk em 1912, baseado na palavra latina vita(vida) e no sufixo -amina(aminas vitaisou aminas da vida). Foi usado inicialmente para descrever estas substâncias do grupo funcional amina, pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas. Apesar do erro, o nome se manteve. As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade. Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos. São as vitaminas A, D, E e K. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C.

 

EXCESSO DE VITAMINA A(vitamina lipossoluvel)

O excesso de vitamina A pode ser tóxico, quer seja tomada numa única dose (intoxicação aguda), quer durante um longo período (intoxicação crónica).
A intoxicação crónica em crianças maiores e adultos é em geral provocada pela ingestão de grandes doses (dez vezes a quantidade diária recomendada) durante meses. A intoxicação pela vitamina A pode desenvolver-se nas crianças pequenas em poucas semanas. Os primeiros sintomas da intoxicação crónica são pouco cabelo e áspero, queda parcial das sobrancelhas, lábios gretados e pele seca e rugosa. Cefaleias intensas, hipertensão craniana e fraqueza generalizada são manifestações tardias. As protuberâncias ósseas e as dores articulares são frequentes, especialmente nas crianças. O fígado e o baço podem aumentar de tamanho. Se uma mulher tomar isotretinoína (um derivado da vitamina A usado para tratar afecções da pele) durante a gravidez, o filho pode apresentar malformações congénitas.

O diagnóstico de intoxicação pela vitamina A baseia-se nos sintomas e numa concentração anormalmente elevada de vitamina A no sangue. Os sintomas desaparecem quatro semanas após a interrupção da ingestão do suplemento de vitamina A.
Os betacarotenos, que se encontram em vegetais como as cenouras, transformam-se lentamente em vitamina A no corpo e podem ser consumidos em grandes quantidades sem que se produza intoxicação. O único efeito secundário observado é o aparecimento de um tom ocre nas palmas das mãos e plantas dos pés.

 

 

EXCESSO DE VITAMINA D(vitamina lipossoluvel)

O consumo de uma dose semelhante a dez vezes a quantidade diária recomendada de vitamina D durante vários meses pode causar intoxicação e determinar concentrações elevadas de cálcio no sangue. Os primeiros sintomas de intoxicação com vitamina D são perda do apetite, náuseas e vómitos, seguidos por sede excessiva, aumento da emissão de urina, fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial. O cálcio pode depositar-se em todo o organismo, especialmente nos rins, onde pode provocar lesões permanentes. A função renal deteriora-se, permitindo que as proteínas passem para à urina e que aumente a concentração de ureia, um produto de eliminação, no sangue.

O tratamento consiste em interromper os suplementos de vitamina D e continuar com um regime baixo em cálcio para diminuir os efeitos da sua alta concentração.

Podem administrar-se corticosteróides para reduzir o risco de lesão nos tecidos e cloreto de amónio para manter a acidez da urina, diminuindo deste modo o risco de formação de cálculos de cálcio.

 

VITAMINA E,VITAMINA K(vitaminas lipossoluveis)


Não tem efeitos adversos nos adultos.

 

 

VITAMINA B1,VITAMINA B2(vitaminas hidrossoluveis)


Não tem efeitos adversos nos adultos.

 

EXCESSO DE NIACINA(vitamina hidrossoluvel)

A niacina (mas não a niacinamida) prescreve-se em doses superiores a 200 vezes a quantidade diária recomendada para o controle das altas concentrações de gorduras (lípidos) no sangue. Essas doses podem provocar rubor intenso, ardor, lesões do fígado, perturbações cutâneas, gota, úlceras e alteração da tolerância à glicose.

 

EXCESSO DE VITAMINA B6(vitamina hidrossoluvel)

Manifestações de excesso: a Piridoxina(vitamina b6)tem baixa toxicidade aguda, mas doses de 200 mg/dia, tanto por via oral como parenteral, podem provocar intoxicações neurológicas, surgindo sintomas como formigamentos nas mãos e diminuição da audição. Foram relatados casos de dependência da piridoxina.

EXCESSO DE VITAMINA C(vitamina hidrossoluvel)

Poucos efeitos em adultos, as vezes, calculos renais.

 

VITAMINA B12(vitamina hidrossoluvel).

Não tem efeitos adversos nos adultos.

 

 

FONTE:

http://www.manuaismsd.pt/?id=161&cn=1256&ss= (Manual MSD DA Merck )

 

 

https://www.abcdasaude.com.br/medicina-interna/vitaminas

 

Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar - Nutrição - Nutrição Clínica No Adulto - 3ª Ed. 2014.

Cuppari, Lilian. MANOLE

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As vitaminas podem ser divididas em hidrossolúveis (vitaminas do complexo B e vitamina C) ou lipossolúveis (A, D, E e K). As vitaminas do complexo B e a vitamina C são solúveis em água e são absorvidas pelo intestino e transportadas até o tecido em que serão utilizados, sendo que o que não for utilizado será eliminado pelo organismo através da urina. No caso das vitaminas solúveis em lipídios, após a absorção intestino, são transportadas pelo sistema linfático até os tecidos onde serão armazenadas.   


Considerando que as vitaminas hidrossolúveis são eliminadas quando não utilizadas e as lipossolúveis são armazenadas nos tecidos, o consumo em excesso das vitaminas A, D, E e K pode causar hipervitaminose, uma vez que essas vitaminas são acumuladas em tecidos e podem causar efeitos secundários prejudiciais ao organismo, tais como anormalidades hepáticas, perda mineral óssea e hipercalcemia.


O grupo de vitaminas que se consumido em excesso pode causar distúrbios é o grupo de vitaminais lipossolúveis, pois tendem a acumular nos tecidos (ao invés de serem excretadas), causando hipervitaminose. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais